Sem jamais perder mata-matas na Libertadores, Abel mira recorde de vitórias de Felipão

Treinador português pode igualar número do pentacampeão mundial pelo Verdão ainda nesta edição do torneio

O Palmeiras está firme na busca pela sétima final de Libertadores na história, sendo a terceira consecutiva. Para isso, conta com o retrospecto impressionante de seu treinador no torneio. Abel Ferreira nunca perdeu como visitante e registra 20 vitórias em 27 jogos, ficando somente a três triunfos de igualar o recorde de Luiz Felipe Scolari pelo Palmeiras. Atualmente no Athletico-PR, o treinador campeão de 1999 soma 23 vitórias em 43 jogos pelo Verdão na competição.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Abel Ferreira e Felipão tem uma relação de admiração mútua. Quando treinava a seleção portuguesa, entre os anos de 2003 e 2008, o brasileiro deu a primeira convocação nacional ao então lateral-direito Abel. O treinador do Alviverde já comentou em diversas oportunidades o carinho e a consideração que tem com o pentacampeão mundial. Recentemente, Scolari retribuiu os elogios ao profetizar que o português será um grande técnico do futebol mundial.

Abel Ferreira derrotou várias equipes brasileiras pela Libertadores desde que chegou ao Palmeiras. Em 2020, venceu o Santos na final; em 2021, despachou São Paulo e Atlético-MG, além de se sagrar campeão em cima do Flamengo. Já na atual edição, o Atlético-MG repetiu a dose e acabou deixando a competição ao ser eliminado pelo Verdão de Abel.

As únicas derrotas de Abel no torneio foram contra argentinos dentro do Allianz Parque e não tiveram grande impacto no desempenho final da equipe. A primeira aconteceu em janeiro de 2021, no jogo de volta da semifinal de 2020, contra o River Plate. Após ganhar na Argentina por 3 a 0, o Alviverde foi derrotado por 2 a 0 em casa, mas avançou à final. O segundo revés foi contra o Defensa y Justicia ainda pela fase de grupos de 2021, quando os titulares foram poupados. O Palmeiras acabou derrotado por 4 a 3, com o gol decisivo acontecendo no último lance da partida.

Felipão e Abel Ferreira se reencontrarão nessa terça-feira (30) na Arena da Baixada pela partida de ida da semifinal da Libertadores. Pelo Brasileirão de 2022, eles se enfrentaram e a equipe de Felipão venceu por 2 a 0, impondo uma das duas derrotas do Verdão no torneio.

LEIA MAIS:
Palmeiras divulga preços e horários da venda dos ingressos para semifinal da Libertadores
Athletico-PR x Palmeiras: saiba como assistir às semifinais da Libertadores
Com Veiga e Rony, do Palmeiras, Conmebol divulga candidatos ao melhor da Libertadores