Com gol de Gómez, Palmeiras bate o Santos e assume a liderança do Brasileirão

Após Raphael Veiga perder pênalti, Gustavo Gómez marcou de cabeça e garantiu três pontos para o Verdão, que é líder do Brasileirão com 15 pontos.

O Campeonato Brasileiro tem um novo líder na oitava rodada. O Palmeiras bateu o Santos neste domingo (29), por 1 a 0, na Vila Belmiro, e assumiu a primeira posição do torneio com 15 pontos em oito partidas. O tento do jogo foi marcado por Gustavo Gómez, de cabeça, no segundo tempo. A partida ainda foi marcada por ter sido a primeira em que Raphael Veiga perdeu pênalti com a camisa do Verdão.

Com a vitória, o Verdão ampliou o tabu com o Santos para nove jogos sem derrotas, desde 2019, para os rivais. São nove jogos com sete vitórias e dois empates contra o time litorâneo. No Brasileirão, o Alviverde chega a sete jogos de invencibilidade com quatro triunfo, três empates. A única derrota aconteceu para o Ceará na primeira rodada do torneio.

O Palmeiras volta a campo pelo Campeonato Brasileiro contra o Atlético Mineiro, no dia 4 de junho, pela nona rodada do torneio nacional. A partida será realizada no Allianz Parque, às 16h (de Brasília).

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O JOGO

Sem a presença de Weverton e Danilo, que estão com a Seleção Brasileira, e Piquerez machucado, o Palmeiras foi a campo com seus principais atletas disponíveis e escalado da seguinte forma: Marcelo Lomba, Jorge, Murilo, Gustavo Gomez e Jorge, Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga, Gustavo Scarpa, Dudu e Rony. O treinador Abel Ferreira, suspenso, deu lugar para o auxiliar João Martins no comando da equipe.

A partida foi iniciada na Vila Belmiro com os dois times se estudando muito nos primeiros minutos. Ambos não ficaram somente na defesa e buscaram impor seus ritmos ao longo do primeiro tempo. O Santos assustou com duas chances antes dos 15 minutos do primeiro tempo. A melhor delas foi com Leo Baptistão, que recebeu dentro da área e completou por cima do gol alviverde, aos seis minutos. Na segunda, Marcelo Lomba fez grande defesa após chute de Marcos Leonardo.

O Palmeiras mostrou dificuldades em chegar próximo ao gol adversário ao longo de toda a primeira etapa. Jogando muito pelo lado direito do campo, por vezes, o Verdão levava a bola até a linha de fundo, mas recomeçava as jogadas retornando as ações com os zagueiros. Quando chegava próximo da grande área adversária, a marcação dobrada dificultava a aproximação alviverde. Por isso, o time palestrino arriscou muitos chutes de fora da área, mas sem muita efetividade.

A melhor chance alviverde aconteceu aos 24 minutos com Gustavo Scarpa. Em uma das poucas jogadas em que a equipe conseguiu encontrar espaço, o meio-campista recebeu a bola dentro da grande área e a bola passou ao lado esquerdo do gol.

Após os 30 minutos, o Santos intensificou a pressão sobre o Palmeiras e chegou com boas chances. Madson conseguiu uma cabeçada, que obrigou Marcelo Lomba a fazer grande defesa aos 39. Na sequência, Leo Baptistão conseguiu passe para Marcos Leonardo, com a ajuda do desvio de Gabriel Menino, e o atacante marcou. Entretanto, no início da jogada, com a ajuda do VAR, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira assinalou falta de Baptistão em Zé Rafael e anulou o gol santista.

Antes do fim do primeiro tempo, Rony ainda teve tempo de abrir o placar, mas em contra-ataque do Palmeiras, o jogador chutou por cima do gol.

No segundo período, o Palmeiras retornou ao campo sem alterações. O Santos conseguiu ter mais posse de bola e chegar mais vezes ataque. Recuado, o Verdão teve dificuldades de sair com a bola e se limitava ao meio campo, com forte e efetiva marcação adversária. Aos 15 minutos, o zagueiro Murilo precisou ser substituído. O defensor palmeirense sentiu a coxa e saiu para a entrada de Naves. Dudu também saiu para dar espaço ao atacante Rafael Navarro.

Após as primeiras mudanças, o Verdão conseguiu sair mais para o jogo e conseguiu subir ao ataque. Em uma dessas jogadas, aos 24 minutos, Marcos Rocha chegou dentro da área e foi derrubado por Rodrigo Fernández e, após revisão do VAR, Luiz Flávio de Oliveira assinalou pênalti para o Palmeiras. Pela primeira vez no Verdão, Raphael Veiga chuta e perde uma cobrança, com a bola explodindo na trave direita do goleiro adversário.

O Verdão fez nova substituição aos 31. Gabriel Menino deu lugar para Fabinho no meio-campo alviverde. Aos 35 minutos, após cobrança de escanteio, Gustavo Gómez subiu mais alto do que os zagueiros santistas e abriu o placar na Vila Belmiro. Com o gol, o Palmeiras recuou suas linhas e jogou no contra-ataque contra o adversário.

Ricardo Goulart ainda teve grande chance de empatar a partida, aos 42 minutos, mas Marcelo Lomba fez grande defesa após chute do atacante adversário. Antes do fim, o Palmeiras realizou duas trocas com as entradas de Atuesta e Breno Lopes e as saídas de Raphael Veiga e Rony. Até o fim do jogo, pouco foi feito pelas equipes, mesmo com acréscimo de oito minutos, e o Palmeiras conseguiu manter a vitória fora de casa.

LEIA MAIS