Com gol de Rony, Palmeiras vence São Bernardo e avança à semifinal do Paulista

Intenso e efetivo na pressão alta, Tigre do ABC impôs dificuldades ao Verdão no Allianz Parque

O Palmeiras venceu o São Bernardo por 1 a 0 e está classificado para a semifinal do Paulistão 2023. O atual campeão viu a equipe do ABC pressionar e exigir boas defesas de Weverton, principalmente no primeiro tempo, mas garantiu a vitória por 1 a 0. Após cruzamento milimétrico de Gabriel Menino, Rony fez de cabeça.

Com o resultado, o Verdão chegou aos 31 pontos somados e segue com a melhor campanha isolada do Campeonato Paulista. Por conta disso, o Alviverde decidirá a semi no Allianz Parque.

A data do próximo confronto da competição ainda não foi definida. Assim que o Verdão conhecer o seu adversário, a Federação Paulista de Futebol vai divulgar se o duelo será no próximo sábado (18) ou domingo (19). 

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O JOGO

Conforme havia prometido às vésperas do jogo, o São Bernardo começou marcando com as linhas altas, tentando sufocar o Palmeiras. Nos minutos iniciais, o Verdão foi surpreendido, mas suportava bem a pressão ao recompor a marcação rapidamente.

As ações ofensivas eram dominadas por Bruno Tabata, a surpresa da escalação de Abel Ferreira. O camisa 11 venceu quase todos os confrontos contra Arthur Henrique, lateral esquerdo do Bernô, e abusava de cruzamentos tentando encontrar Rony.

Dudu até tentava pelo lado esquerdo, porém, não encaixou nenhuma boa jogada. Depois de tabelar com Rony, que deixou a bola escapar pela linha de fundo, o Baixola aproveitou um lançamento em profundidade, saiu em disparada em direção à meta adversária e tentou encontrar Bruno Tabata do outro lado. O camisa 11 se esforçou, mas recebeu o passe nas costas.

O São Bernardo voltou a perturbar o Palmeiras e teve a primeira chance real de gol da partida. Léo Jabá recebeu passe na intermediária e aplicou um lindo drible de corpo para a bola encontrar Felipe Marques. O atacante do Tigre do ABC invadiu a grande área e parou na excelente defesa de Weverton.

O São Bernardo seguiu pressionando não só o Verdão, como também a arbitragem. LÉo Jabá desceu pelo lado direito da defesa do Verdão e encontrou Barletta, que tentou de letra e exigiu nova defesa do camisa 21. No lance seguinte, Barletta cobrou o escanteio, e Marcos Rocha tentou afastar. Após a bola tocar na mão do lateral, o VAR analisou o lance e mandou o jogo seguir.

Faltando pouco menos de cinco minutos para o fim de um agitado primeiro tempo, o Alviverde inaugurou o marcador. Gabriel Menino se apresentou no bico da grande área e serviu cruzamento milimétrico para Rony, de cabeça, estufar a rede.

Na volta do vestiário, Palmeiras e São Bernardo seguiram mostrando por que terminaram a fase de grupos do Paulistão com as duas melhores campanhas. Veiga obrigou defesa em dois tempos de Alex Alves logo no início do jogo e, nos minutos seguintes, os visitantes tentaram responder com duas boas chegadas pelo lado direito.

Quem teve a primeira chance de fazer o gol, no entanto, foi o Palmeiras. Bruno Tabata arrancou pelo lado direito, driblou dois marcadores do Bernô e serviu Raphael Veiga, que invadiu a grande área. O camisa 23 pegou mal na bola e mandou longe do gol.

O Verdão seguiu tentando ampliar o marcador e quase chegou ao segundo gol com Rony. O atacante recebeu a bola e tirou dois jogadores adversários, mas finalizou mascado de perna esquerda.

Com o relógio marcando pouco mais de 15 minutos do segundo tempo, Dudu foi substituído para a entrada de Breno Lopes. O camisa 7 segue sem marcar na atual temporada, já são 11 jogos e nenhum gol.

Depois de tanto pressionar no primeiro tempo, o São Bernardo cansou e passou a marcar com as linhas mais baixas. A equipe de Márcio Zanardi, então, começou a atrair o Palmeiras para o seu campo de defesa e buscar mais ligações diretas com Barletta e Matheus Régis.

Faltando 15 minutos para o final do jogo, o Bernô voltou a armar sua pressão, porém, não chegou a incomodar o goleiro do Palmeiras. A zaga, por sua vez, permitiu que muitas bolas cruzassem a área de Weverton.

Mesmo com seis minutos de acréscimos, o Palmeiras soube esfriar o jogo e conseguiu manter a vantagem magra no placar para garantir a vaga na semifinal do Paulistão.

LEIA MAIS