Com gols de Endrick e López, Palmeiras estreia com vitória sobre Cuiabá no Brasileirão

Apesar de arbitragem confusa e falta de eficácia no primeiro tempo, Verdão foi superior em boa parte do jogo

Defendendo o título do Brasileirão, o Palmeiras estreou com vitória por 2 a 1 diante do Cuiabá neste sábado (15). Depois de Endrick marcar logo aos quatro minutos da primeira etapa e Raniele deixar tudo igual, Flaco López foi à rede e deu números finais ao jogo.

Com o resultado, o Verdão assume a segunda colocação do Brasileiro. Isso porque, no outro jogo realizado no mesmo horário, o Fluminense bateu o América-MG por 3 a 0 e, portanto, leva vantagem no saldo de gols.

Agora, o Alviverde vira a chave para buscar a primeira vitória na Libertadores da América. O compromisso da equipe de Abel Ferreira está previsto para quinta-feira (20), às 21 horas (de Brasília), no Morumbi.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O JOGO

Contando com o apoio do seu torcedor, o Palmeiras começou ligado e incomodando a zaga do Cuiabá desde os primeiros minutos. Depois de duas descidas do Cuiabá que não surtiram efeito, o Verdão inaugurou o marcador aos quatro minutos. Flaco López virou o jogo para Dudu, que invadiu a grande área e cruzou na medida para Endrick estufar a rede.

Organizado em 4-1-4-1 sem bola, o Alviverde buscava recuperar rápido a posse para sair em velocidade pelas pontas. E essa estratégia quase gerou um gol para a equipe de Abel Ferreira, após cruzamento de Dudu para Flaco. O atacante argentino finalizou forte, mas Walter defendeu.

Dono de 60% da posse de bola até então, o Palmeiras também tentava descer pelo lado direito, com Artur. Pouco antes da metade do primeiro tempo, a Cria da Academia arrancou com a bola nos pés e finalizou duas vezes. A primeira tentativa parou na zaga, porém, no rebote, o camisa 14 buscou o ângulo e assustou o goleiro.

Minutos depois, em nova arrancada de Artur, o Verdão teve mais uma chance de ampliar. O ponta saiu em disparada, deixou Patric Calmon no chão e cruzou para a entrada da grande área, buscando Gabriel Menino. O volante do Verdão aproveitou a sobra da zaga, mas arrematou com muita força, por cima do gol.

O Cuiabá teve a primeira oportunidade só aos 30 minutos, com Emerson Negueba. De fora da área, o atacante tentou arriscar, mas Weverton sequer precisou se esforçar para fazer a defesa no meio do gol.

Já nos acréscimos, Jonathan Cafú recebeu passe de Deyverson e tentou cavar Weverton. Gustavo Gómez já havia afastado a bola quando o assistente assinalou o impedimento. Momentos depois, o volante Raniele chegou como elemento surpresa para aproveitar o cruzamento de Jonathan Cafú e deixar tudo igual.

Na volta do vestiário, a primeira oportunidade de perigo foi do Cuiabá, com Deyverson. Depois de uma confusão da arbitragem, a defesa do Palmeiras estava desarmada quando o jogador do Dourado cobrou rapidamente a falta para o ex-jogador do Verdão, que, de muito longe, tentou acertar o canto de Weverton.

Aos 12 minutos, Filipe Augusto, que havia recebido cartão amarelo no início da segunda etapa,fez falta por trás em Gabriel Menino e foi expulso. Em vantagem numérica, o Palmeiras passou a tomar conta da posse de bola e teve duas chances seguidas de voltar à frente no placar.

Depois de Rafael Navarro desperdiçar uma chance inacreditável, Vanderlan cruzou para a grande área e encontrou Flaco López. Com calma e classe, o argentino dominou e encheu a canhota para vencer o goleiro Walter.

Nos minutos seguintes, o Cuiabá sequer ameaçou a vantagem palmeirense no placar. Inclusive, foi o Verdão quem esteve mais perto de marcar. Dudu recebeu pelo lado direito, cortou o marcador e finalizou, com força, mas acertou a trave.

Isso até o primeiro minuto dos acréscimos, quando o Cuiabá teve um escanteio pelo lado esquerdo, e Weverton operou um milagre. Matheus Alexandre subiu mais que a defesa do Verdão e cabeceou para baixo, como manda o figurino, mas parou na muralha alviverde.

Breno ainda foi à rede no finalzinho do tempo acrescido da partida, porém, novamente, o assistente assinalou impedimento. Depois de uma longa análise do árbitro de vídeo, o árbitro anulou o gol.