Conheça Palmeiras FC, clube português que sonha com intercâmbio de base com Verdão

Nova diretoria da equipe lusitana pretende investir na formação e, se houver interesse dos brasileiros, iniciar um projeto de relação entre as agremiações

Em 1914, o Palmeiras foi fundado na cidade de São Paulo. O clube ganhou notoriedade e, com o passar dos anos, colecionou títulos nacionais e internacionais, dominando o futebol brasileiro nas décadas de 1960 e 1970. Neste período, inspirado pelo Verdão, outro Palmeiras foi criado na cidade de Braga, no norte de Portugal.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O clube ficou conhecido no Brasil por causa do documentário da Conmebol do tricampeonato da Libertadores do Alviverde. Para conhecer mais a história da equipe, o NOSSO PALESTRA entrou em contato com Emerson Prebianchi, advogado que participará da diretoria do Palmeiras FC a partir de fevereiro. Inicialmente, o jurista explicou a ligação histórica entre o time lusitano e o brasileiro.

– Tem um senhor, que já é falecido, que ele imigrou para o Brasil no fim dos anos 50, começo dos 60, e voltou para Portugal e, quando voltou, contou para todo mundo que conheceu o clube. O Palmeiras estava voando na época, né? Em 1965, ele juntou com algumas pessoas. O bairro aqui chama Palmeiras, aí eles criaram o clube. Mandaram uma carta para o Palmeiras, o Palmeiras autorizou. Eles tinham a carta até há poucos anos como uma relíquia, daí alguém roubou.

Relação com o Palmeiras

Desde 1965, a relação entre SE Palmeiras e Palmeiras FC permaneceu estagnada. Além da carta enviada na fundação do clube português, os times não mantiveram grandes comunicações. Esta situação, segundo Emereson contou ao NP, no entanto, está se alterando, com o Maior Campeão Nacional enviando vídeos a Braga na final da Libertadores e realizando um convite para a diretoria lusitana visitar o centro de excelência da equipe paulistana.

– Eu tenho tentado. No documentário da Libertadores, foi por isso que me chamaram para compor a próxima gestão, que vai entrar em fevereiro. Eles começaram a falar comigo e eu entrei em contato com o pessoal que eu conheço. A Leila mandou vídeo, o Maurício (Galiotte) mandou vídeo agradecendo ao presidente daqui. Então está começando a ter uma coisinha ou outra, mas nada efetivo. Até conversamos com o Seraphim (del Grande), e ele falou que é para a gente ir para o Brasil para eu apresentar o presidente para ele. Então estou só esperando tomar posse para ele conhecer o Palmeiras do Brasil.

– A imprensa veio entrevistar a gente, quando teve a final da Libertadores a gente foi capa de jornal aqui no Minho. Antes de pensar no Palmeiras de Braga, no time, a gente estava montando o consulado daqui. Eu ajudei a montar o consulado do Porto, e depois a gente falou: “Vamos montar um em Braga também”. Acabou que não foi muito para frente, não montamos. Essa história aqui funciona. Aqui, tem duas torcidas respeitadas: a do Palmeiras e a do Flamengo. A diferença é que a gente tem um estádio, o Palmeiras daqui tem o estádio. A história é a seguinte, eles querem ser lembrados. Esse presidente atual, o que vai entrar tem mais apetite, mas esse que está aqui quer ser lembrado. O fato da Leila e o Mauricio Galiotte terem enviado uma mensagem para ele já deixou eles cheios de orgulho. A ideia é ter um protocolo de reconhecimento, que o Palmeiras do Brasil reconheça o Palmeiras daqui como uma homenagem, que isso nunca foi feito. A gente só vai saber mesmo o que vai acontecer em fevereiro.

(Foto: Divulgação)

Futuro do Palmeiras FC

Atualmente, a equipe profissional do Palmeiras FC não disputa divisões nacionais em Portugal. Enquanto isso, o Sub-19 está a uma divisão de chegar neste patamar, e os Sub-17 e Sub-15 jogam na elite do país. Com isso, Emerson entende que o futuro do clube passa pelo fortalecimento das categorias de base, investindo na formação de jovens talentos.

Neste quesito, o advogado crê que terá de convencer o restante da diretoria e torcida. Um projeto que vê com bons olhos, contudo, é promover um intercâmbio com a base do Maior Campeão Nacional, que se destaca no Brasil pelos bons resultados. No entanto, esta possibilidade depende da gestão alviverde, que precisa se interessar pelo projeto.

– Antes de plantar e colher, a gente precisa ir para o Brasil para entender se o Palmeiras aceita ter o protocolo de reconhecimento. Esse Palmeiras daqui tem o Sub-15 e o Sub-17 disputando a primeira divisão, joga com Benfica, Braga, Porto. A ideia era desenvolver as categorias de base para fazer intercâmbio com o Palmeiras do Brasil, para valorizar. Isso que eu tento colocar na cabeça da diretoria, pegar os jovens aqui, fazer estágio no Brasil. Essa é a ideia. Abrir a porta aqui, quem sabe se o Palmeiras quiser uma coisa aqui também. A gente viu que o Flamengo quis comprar o Tondela e fez água. O Palmeiras não precisa comprar nada, tem um Palmeiras aqui. É só a diretoria de lá enxergar isso que eles têm muita coisa para fazer aqui. Tenho essas ideias, de repente alinhar alguma coisa com o Palmeiras. Isso se o Palmeiras tiver esse apetite. Não adianta você querer falar: “Seria legal fazer alguma coisa”, mas eles falam: “Não temos interesse”. Acabou, morreu aí. Então, primeiro tenho de ir lá para entender se o Palmeiras têm alguma ideia, algum interesse em ter alguma coisa aí. A minha ideia aqui é alinhar para as coisas andarem.

Abel Ferreira com camisa do Palmeiras FC (Foto: Divulgação)

– O Trincão, que estava no Barcelona, saiu daqui, do Palmeiras. O goleiro do Wolverhampton saiu do Palmeiras. O Palmeiras forma alguns jogadores. A temporada desse próximo ano vai ser legal porque a transferência do Trincão para o Sporting vai render €80 mil (R$ 439 mil, na cotação atual) para o Palmeiras. A gente tem uma expectativa legal de fazer uma campanha mais estruturada. A questão é que os moradores do bairro querem o time profissional crescendo, e eu acho que não é por aí. O Palmeiras tinha de botar foco no Sub-19, mas isso vai ser difícil, vou ter de trabalhar a cabeça de todos. Eu falei: “Se vocês colocam um jovem que tem valor no Sub-19, levam para fazer um ano de estágio no Palmeiras no Brasil, muda tudo. E a recíproca é verdadeira, se você tem um Sub-19 forte aqui, e o Palmeiras quer pegar um jogador que não está time de cima, mas eles acham que pode valer um dinheiro, colocam aqui”. Mas, para isso acontecer, tem de estar em uma divisão mínima boa. Eu acho que o caminho é muito mais curto no Sub-19 que no principal.

Trincão, atualmente no Sporting, se destacou no Palmeiras FC (Foto: Divulgação/Sporting)

Sobrinho do Abel

No especial da Libertadores, Abel Ferreira revelou que seu sobrinho joga no Palmeiras FC, mas não revelou o nome do parente. Questionado pelo NP, Emerson afirmou que também ficou surpreso com esta afirmação. Segundo ele, a diretoria ainda está tentando identificar o jogador.

– A hora que o Márcio me mandou o vídeo, antes de subir na internet, eu liguei para o Borges, que é o futuro presidente, e falei: “Borges, cadê o sobrinho do Abel?”. Ele falou: “Eu não sabia que tinha o sobrinho do Abel aí”. Agora, a gente está tentando identificar. Você não pode chegar e falar: “Quem é o sobrinho do Abel?”, senão você mela o resto dos jovens, mas a gente está tentando descobrir quem é.

O Palmeiras FC foi fundado em 1965 em homenagem ao Palmeiras. O modesto clube de Braga não disputa uma divisão nacional na equipe profissional, mas planeja se reestruturar e aumentar a ligação com o Verdão paulistano.

LEIA MAIS:
Veja os principais nomes que disputarão a Copinha pelo Palmeiras em 2023
Troféu Nosso Palestra 2022: confira indicados, categorias e vote na premiação
Carlos Eduardo e Matheus Fernandes retornam ao Palmeiras, mas não estão nos planos para 2023