Destaque do Palmeiras na Libertadores, Patrick de Paula é carrasco de rivais

Com chute potente, o meia anotou importantes gols contra os adversários estaduais tanto nas categorias de base, quanto na equipe profissional

Abrindo as quartas de final da Libertadores, São Paulo e Palmeiras empataram a primeira decisão em 1 a 1, no Morumbi, e deixaram a definição do confronto para a próxima terça-feira (17), no Allianz Parque. Em jogo truncado do início ao fim, os donos da casa abriram o marcador na segunda etapa e viram a vantagem se desfazer em uma cobrança de falta de Patrick de Paula, que deu números finais ao jogo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

Apesar de atuar em apenas parte do segundo tempo, o meia foi um dos destaques do Verdão na partida e atingiu uma marca simbólica com o tento anotado sobre Tiago Volpi. Patrick foi à rede contra os três principais rivais do Palmeiras no estado, marcando no tempo normal, diante de Santos, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2020, e São Paulo, além do histórico pênalti batido na decisão contra o Corinthians, que deu ao clube a conquista do Estadual da última temporada.

Apesar de ter se intensificado na equipe profissional, o camisa 5 já tinha um histórico diante dos rivais na categoria de base. Em 2018 e 2019, período de destaque no sub-20 que projetou o jovem ao futebol principal, PK havia marcado contra os três adversários.

A primeira vítima foi o Corinthians, na derrota do Verdão por 4 a 3 no Campeonato Paulista Sub-20 de 2018, em confronto disputado no Distrital do Inamar, em Diadema. Quase um ano depois, foi a vez do Santos sofrer com Patrick, que marcou um dos três gols na vitória alviverde por 3 a 1, em casa, pelo Brasileirão Sub-20.

O último gol foi justamente diante do São Paulo, na vitória palestrina por 1 a 0, no Morumbi também pelo Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2019. Assim como na Libertadores, o tento foi anotado em cobrança de falta muito semelhante ao gol sofrido por Volpi.

Encontrando facilidade no chute e obtendo a potência necessária, um dos principais gols do atleta com a camisa do Maior Campeão Nacional foi, justamente, em cobrança de falta. Diante do Cruzeiro, na final da Copa do Brasil Sub-20 de 2019, Patrick abriu o placar na derrota por 4 a 3. Na ocasião, o Palmeiras se sagrou campeão com vitória nos pênaltis.

Não à toa, o volante sempre se destaca nas finalizações da equipe de Abel Ferreira e saiu como um dos destaques no fundamento na última partida. Segundo dados extraídos no Footstats, PK foi o principal finalizador do Verdão, com três chutes, além de bom índice nos lançamentos, acertando nove em dez tentativas.

Com Patrick, os dois rivais decidem a vaga na semifinal na próxima terça-feira (17), às 21h30 (de Brasília). No entanto, antes do Choque-Rei, o Verdão terá um importante compromisso pelo Campeonato Brasileiro. Neste sábado (14), o Palmeiras visita o Atlético-MG, às 19 horas (de Brasília), em partida que vale a liderança da competição.

LEIA MAIS