Deyverson é liberado pelo Alavés e Palmeiras corre contra o tempo para registrar documentação

Situação contratual do centroavante é diferente da de Dudu, e por isso o Verdão conseguiu avançar mais rapidamente para sua liberação

Com João Gabriel Falcade, Rafael Bullara e Infos Palestra

O atacante Deyverson, que tinha contrato de empréstimo com o Alavés até o dia 30 de junho, já recebeu o sinal positivo do clube espanhol para sua liberação e volta imediata ao Palmeiras. Agora, para confirmar o retorno do atacante, a diretoria alviverde aguarda a documentação do Alavés e da Federação Espanhola de Futebol até as 23h59 (horário de Brasília) deste domingo (23), quando a janela de transferências internacionais se encerra no Brasil.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

De acordo com fontes ligadas ao Verdão, a tentativa do registro de Deyverson não significa, necessariamente, que Abel Ferreira irá utilizá-lo. A mobilização de esforços da diretoria ocorre somente para dar uma alternativa a mais à comissão técnica em caso de vontade ou necessidade. Na avaliação do clube, o correto a se fazer é proporcionar todas as condições possíveis para que o trabalho seja desenvolvido e, a partir do momento que as ferramentas forem oferecidas, cabe ao treinador optar por fazer o uso que julgar necessário destas.

Ao mesmo tempo, caso o jogador receba uma nova oferta, a diretoria também terá a possibilidade de decidir ou não pela negociação de Deyverson. A ideia é ter a situação sob controle o quanto antes possível, para que assim o futuro do atleta possa ser pensado com segurança.

Como será a operação entre Palmeiras e Alavés para tentar registrar Deyverson até o fim deste domingo

Para que o centroavante seja oficialmente jogador do Verdão, tanto o clube brasileiro quanto o espanhol precisam registrar os dados do acordo no Sistema de Correspondência de Transferências da Fifa (Transfer Matching System ou TMS, em inglês). A partir do momento que o sistema aprovar os dados, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) precisa solicitar à Federação Espanhola de Futebol que entregue o Certificado Internacional de Transferência (International Transfer Certificate ou ITC, em inglês). Com este documento em mãos, estará concluída, formalmente, a volta do atleta.

Anúncio de Deyverson pelo Alavés em 2020 (Foto: Divulgação/Deportivo Alavés)

O registro no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF poderá ocorrer após a janela internacional de transferências, pois a documentação de Deyverson já estaria regularizada na Fifa, caso isto se confirme. Para que o Verdão o utilize nas competições continentais, terá que inscrevê-lo na Conmebol e registrá-lo na Libertadores, que permite trocas na lista após a conclusão da fase de grupos.

Diferenças entre as situações de Deyverson no Alavés e Dudu no Al Duhail e como isso afeta o Palmeiras

Por que o Palmeiras conseguiu avançar mais rapidamente no caso de Deyverson e segue estagnado com Dudu? Conforme informado primeiramente pelo Blog do Danilo Lavieri, no Uol Esporte, as situações mudam devido às cláusulas contratuais.

O contrato do centroavante não possuía multa em caso de não-compra por parte do Alavés e, como a temporada do futebol na Espanha já se encerra neste fim de semana, não há motivos para segurar o jogador por mais tempo, dado que não há a intenção de mantê-lo.

Dudu em ação pelo Al Duhail (Foto: Reprodução)

A temporada do Catar também já se encerrou, mas o Al Duhail se comprometeu contratualmente a pagar € 2,5 milhões (R$ 16 milhões, aproximadamente) a Dudu caso não o contratasse em definitivo após o período de empréstimo.

Como o clube árabe não se manifestou no período que deveria para demonstrar a intenção de compra, o ponta voltará ao Verdão após o fim do vínculo atual (em 30 de junho) e prefere não tentar antecipar o retorno para não correr risco de perder o dinheiro que terá direito a receber.

LEIA MAIS: