Divisor de ‘Água Santa’: Equipe de Diadema marcou retomada do Palmeiras em 2016

(Foto: Cesar Greco / Fotoarena)

Adversário pela segunda vez na história, o Água Santa enfrentará, amanhã (26), um Palmeiras desacreditado. A saída de Dudu, melhor jogador da equipe, os desfalques de Gustavo Gómez e Gabriel Veron (o primeiro ainda não renovou contrato e o segundo está lesionado) e a recente derrota no Dérbi abalaram a confiança da torcida alviverde.

Além disso, o desempenho do Verdão no Paulistão contra clubes que também estão na Série A do Brasileirão é outro motivo de reclamação: foram quatro partidas e nenhuma vitória (dois empates e duas derrotas contra São Paulo, Red Bull Bragantino, Santos e Corinthians).

Apesar do desânimo, o clube se classificou para o mata-mata com uma rodada de antecedência. Resta apenas a tentativa de derrotar o Água Santa na última rodada da primeira fase, e torcer para o Santo André não vencer sua partida, para que o Palmeiras se classifique em primeiro lugar no seu grupo.

Contudo, o próximo jogo pode valer mais do que isso. Voltando ao ano de 2016, a partida contra o Água Santa na primeira fase do Paulistão marcou a virada de chave da equipe alviverde, que encerrou a temporada com o primeiro título do Brasileirão em 22 anos.

Virada de chave

À época, Cuca faria seu quarto jogo pelo Verdão. O técnico já estava pressionado, pois havia perdido seus três primeiros jogos contra o Nacional-URU (Libertadores), Audax e Red Bull Brasil (Paulistão). Até que veio o Água Santa e goleou o Palmeiras por 4×1, em Presidente Prudente.

Naquele ponto, a crise poderia se tornar irreversível. O time, além de ter sido humilhado por uma equipe de menor expressão, perdeu seu quarto jogo em sequência e ficou a três pontos da zona de rebaixamento. No entanto, treinador e elenco se uniram, e a reviravolta começou a acontecer. O Palmeiras venceu o jogo seguinte, contra o Rio Claro, por 3×0. O próximo desafio seria enorme: um Dérbi contra o Corinthians de Tite, com mando alviverde, mas no Pacaembu.

Tudo poderia ir por água abaixo quando Thiago Martins cometeu um pênalti em Giovanni Augusto, enquando a partida ainda estava 0x0. Mas Fernando Prass demonstrou sua giganteza e defendeu a cobrança de Lucca. Minutos depois, Zé Roberto desviou uma falta de cabeça e a bola encontrou Dudu, que foi maior do que Cássio e balançou a rede. O Palmeiras venceu o Dérbi por 1×0 e não foi mais derrotado pelos próximos seis jogos.

3901380097-dudu-faz-gesto-com-bone-de-wanderley-nogueira-da-jovem-pan-apos-gol-contra-o-corinthians-1024x683
SP – PAULISTÃO/PALMEIRAS X CORINTHIANS – ESPORTES – Dudu, do Palmeiras, comemora após marcar gol na partida contra o Corinthians, válida pela 14ª rodada do Campeonato Paulista 2016, no Estádio do Pacaembu, zona oeste da capital paulista, neste domingo (3). O Palmeiras venceu por 1 a 0. 03/04/2016 – Foto: DANIEL VORLEY /AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO

É verdade que houve duas eliminações nessa sequência ‘invicta’: a primeira, na fase de grupos da Libertadores, veio após a vitória alviverde por 4×0 contra o River Plate-URU. O Verdão, que não conseguiu somar mais pontos do que Nacional-URU e Rosário Central-ARG, vinha numa crescente e a culpa da queda não foi totalmente de Cuca, visto que Marcelo Oliveira havia sido demitido justamente pelo mau desempenho na competição continental.

A segunda eliminação veio contra o Santos, nos pênaltis da semi-final do Paulista, após um empate dificílimo por 2×2 no tempo normal. Cinco dias depois dessa eliminação e 15 dias antes do início do Brasileirão, Cuca cravou em entrevista ao GloboEsporte.com que o Palmeiras seria campeão brasileiro naquele ano.

O início da competição de pontos corridos fez parte da invencibilidade e foi animador: 4×0 no Allianz Parque contra o Athletico Paranaense. A quebra da sequência veio logo no jogo seguinte, num tropeço contra a Ponte Preta, em Campinas, por 2×1. No entanto, àquela altura o Alviverde já tinha uma ideia de jogo mais consolidada, e o grupo já estava unido. O resto é história…

Confira alguns números de 2016 pré e pós-Água Santa:

ATÉ O ÁGUA SANTA

4 derrotas seguidas:

  • 0x1 Nacional-URU (fora)
  • 1×2 Audax (fora)
  • 1×2 RB Brasil (casa)
  • 1×4 Água Santa (fora)

4J-0V-0E-4D
8 gols sofridos, 3 marcados

PÓS-ÁGUA SANTA:

8 jogos invicto:

  • 3×0 Rio Claro (casa)
  • 1×0 Corinthians – (casa) *Palmeiras venceu os 3 dérbis de 2016
  • 3×3 Rosário Central-ARG (fora)
  • 2×1 Mogi-Mirim (fora)
  • 4×0 River Plate (casa)
  • 2×0 São Bernardo (casa)
  • 2×2 Santos (derrota nos penaltis por 3×2) (fora)
  • 4×0 Atlético-PR (casa)

8J-6V-2E-0D
21 gols marcados, 6 sofridos