Notícias Palmeiras

Dossiê mercado: era Abel é marcada por soluções na base, vendas e falta de reposições no Palmeiras

Desde que treinador chegou no Verdão, clube teve tentativas frustradas por 19 jogadores

Imagem: Arte Palestrina
Imagem: Arte Palestrina

Atualmente, o Palmeiras busca a contratação de um volante para a vaga deixada por Danilo, negociado no início do ano. O clube, no entanto, encontra dificuldades para contratar, algo que se tornou frequente nos últimos anos enquanto o Verdão tem uma atuação menos efetiva no mercado e aposta cada vez mais em jovens da base.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O NOSSO PALESTRA fez um levantamento com todas as ações do clube durante as janelas de transferências desde novembro de 2020, quando Abel Ferreira foi anunciado como treinador do Maior Campeão Nacional. No período, o Alviverde contratou 25 nomes, mas poucos se firmaram na equipe. Além disso, a diretoria teve tentativas frustadas por 19 atletas.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Jhon Jhon destaca sequência no time titular do Palmeiras: ‘Procuro sempre trabalhar em prol do grupo’

TEMPORADA 2020

Abel Ferreira foi anunciado no dia 31 de outubro de 2020. O treinador chegou para substituir Vanderlei Luxemburgo. Deste modo, com a temporada pela metade, uma vez que a pandemia da Covid-19 interrompeu o futebol no mundo durante meses, o elenco palestrino já estava montado, e o clube tinha recursos limitados para contratações, com receitas comprometidas pela ausência de público nos estádios.

Com isso, durante 2020, poucas foram as alterações no elenco palestrino. Devido ao coronavírus, a janela de transferência do meio do ano foi realizada entre os dias 13 de outubro e 9 de novembro, deixando os clubes com pouco menos de um mês para buscarem reforços.

Breno Lopes em sua apresentação como jogador do Palmeiras (Foto: Cesar Greco)

TENTATIVAS EM VÃO

No fim de outubro, o Palmeiras iniciou as tratativas em busca de um volante. O nome definido pela diretoria foi Mathías Villasanti, jovem destaque do Cerro Porteño, do Paraguai, atualmente no Grêmio. As conversas começaram poucos dias antes de Abel Ferreira ser anunciado como técnico do Alviverde e, no início de novembro, os brasileiros enviaram uma proposta de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10,8 milhões, na cotação da época) por 80% dos direitos do jogador.

A oferta, contudo, não agradou ao Cerro Porteño, que enviou uma contraproposta. O Verdão, contudo, não chegou ao valor desejado pelos paraguaios e encerrou as negociações com o fim da janela de transferências.

Na mesma época, o Palmeiras buscava um lateral para substituir Matías Viña quando o uruguaio não estivesse disponível – na época, o elenco palestrino não contava com um nome à altura. O escolhido foi Cristian Borja, do Sporting, de Portugal. O Alviverde, porém, também não conseguiu assegurar o reforço e, assim, Viña seguiu sem um reserva até o final da temporada.

Villasanti foi um dos alvos do Palmeiras para a temporada 2020 (Foto: Divulgação/Cerro Porteño)

CONTRATAÇÃO PONTUAL E HISTÓRICA

O mercado palestrino, no entanto, não foi apenas de fracassos. Após Abel indicar a necessidade de um atacante, o Verdão foi atrás de Breno Lopes, destaque do Juventude na Série B. O atleta chegou para reforçar o setor que contava com nomes como Rony, Luiz Adriano, Wesley e Gabriel Veron. Kuscevic e Alan Empereur também foram contratados, mas não tiveram destaque.

O atacante permanece no clube até hoje e entrou para a história ao marcar o gol do título da Libertadores 2020 contra o Santos. No total, ele disputou 135 jogos e marcou 20 gols pelo Maior Campeão Nacional.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Relembre gol de Breno Lopes na final da Libertadores

ÚNICA SAÍDA

A única saída do elenco palestrino em 2020 foi o volante Ramires. O atleta não vivia boa fase no time e optou por rescindir o contrato com o Verdão apesar das tentativas de Abel Ferreira de impedir este desfecho. O anúncio da decisão foi realizado no dia 27 de novembro.

Para o seu lugar, a diretoria não realizou contratações. Assim, o clube passou a contar com Felipe Melo, Danilo, Menino, Zé Rafael e Patrick de Paula como volantes até o final da temporada.

Ramires jogou no Palmeiras entre 2019 e 2020 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

TEMPORADA 2021

Diferentemente do ano anterior, o Palmeiras teve um mercado mais agitado em 2021. Após dois títulos históricos – com a Libertadores e a Copa do Brasil -, a equipe contou com saídas, reposições e negociações mal-sucedidas.

SAÍDAS AO LONGO DO ANO

Em relação aos atletas que deixaram o Maior Campeão Nacional, Abel Ferreira não recebeu reposições para três: Emerson Santos, Alan Empereur e Lucas Lima – todos reservas sem grande protagonista, mas que foram importantes em determinados momentos.

Além disso, outros dois também saíram do clube, mas a comissão técnica contou com atletas que chegaram para estas vagas. O principal foi Matías Viña, que foi negociado com a Roma no meio da temporada e, para o seu lugar, a diretoria garantiu as chegadas de Jorge – que não teve boas atuações – e Piquerez – atual titular absoluto.

O caso de Luiz Adriano, contudo, é mais emblemático. O atacante teve atuação fundamental em 2020 para a conquista dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. No entanto, ele teve desavenças com a torcida palestrina e, por isso, deixou o clube.

Com isso, o Palmeiras ficou sem centroavantes no elenco, e Abel Ferreira passou a improvisar Rony na função. Deste então, o treinador demonstrou publicamente a necessidade de uma contratação para o setor em diversas oportunidades.

Jorge e Piquerez foram contratados para a vaga de Matías Viña (Foto: Cesar Greco)

INÍCIO DA BUSCA POR UM CAMISA 9

Devido à saída de Luiz Adriano, o Verdão foi ao mercado e, incialmente, entendeu que Taty Castellanos, do NY City, era a melhor opção. O clube, contudo, encontrou dificuldades para fechar com o atacante e passou mais de três meses negociando, mas ele acabou por renovar com a equipe estadunidense.

O ‘plano B’ da diretoria foi Rafael Borré, destaque do River Plate que havia tido grande atuação contra o Alviverde na semifinal da Libertadores 2020. O clube chegou a enviar uma proposta oficial à equipe argentina pelo atleta, mas pouco depois desistiu do negócio. Isso porque, de acordo com a diretoria brasileira, a incerteza causada pela Covid-19 impedia um negócio desta magnitude.

Com isso, o Palmeiras não conseguiu a chegada de um centroavante. A reposição chegou apenas em junho e de forma quase acidental, quando Deyverson retornou de empréstimo e foi integrado ao elenco. Apesar do gol na final da Libertadores, ele deixou o Verdão no início de 2022.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Relembre gol de Deyverson na final da Libertadores

NOVAS FRUSTRAÇÕES

Nesta mesma época, a diretoria foi ao mercado em busca de outras posições pretendidas por Abel Ferreira. Para a lateral esquerda, o escolhido foi Francisco Ortega, promissor defensor argentino que tinha contrato apenas até o final do ano. O Maior Campeão Nacional, contudo, não conseguiu fechar o negócio e viu o jogador renovar com o Vélez Sarsfield.

Para o meio-campo, o clube buscou Eduard Atuesta, que atuava no Los Angeles FC. No entanto, os brasileiros não conseguiram a contratação. Por outro lado, o time teve o reforço de Danilo Barbosa, que já tinha jogado com Abel Ferreira e veio por empréstimo do Nice, da França. O atleta, contudo, não teve um bom desempenho ao longo do ano e deixou o Verdão após uma temporada.

Visando o ataque, o clube também buscou Ademir, uma vez que Abel Ferreira desejava contar com um ponta canhoto no elenco. O atleta do América-MG tinha contrato com a equipe mineira até o fim do ano, mas, assim como ocorreu com Ortega, o Maior Campeão Nacional não conseguiu reforçar o elenco. O atacante assinou pré-contrato com o Atlético-MG.

Palmeiras tentou contratar Ademir, do América-MG, mas não conseguiu garantir o reforço (Foto: Daniel Hott / América)

ÚLTIMA CONTRATAÇÃO

A última contratação palestrina em 2021 ocorreu na janela do meio do ano. Após rescindir com o Barcelona, Matheus Fernandes ficou livre no mercado e foi procurado pelo Alviverde, que entendia que o meio-campista era uma boa oportunidade de mercado. Deste modo, o clube conseguiu mais um volante, mas Matheus pouco atuou até ser emprestado para Athletico-PR em 2022 e para Red Bull Bragantino no início de 2023.

Matheus Fernandes teve duas passagens pelo Palmeiras, em 2019 e 2021 (Foto: Cesar Greco)

TEMPORADA 2022

Para 2022, o Palmeiras iniciou o ano com um problema antigo no elenco: a falta de um centroavante. Rony – adaptado à função devido à necessidade do time – era a única opção para a posição. Abel Ferreira e a torcida, então, continuavam pressionando pela chegada de um reforço para o setor. Isso, contudo, demorou para acontecer.

REFORMULAÇÃO?

No início da temporada, o time realizou uma reformulação no elenco visando trazer sangue novo para a equipe. Assim, Jailson (goleiro) não renovou com o Verdão e Marcelo Lomba chegou para o seu lugar. Algo semelhante ocorreu com Felipe Melo e Willian, substituídos por Jailson (volante) e Rafael Navarro.

Destas contratações, apenas Lomba teve um saldo positivo. O goleiro, apesar de reserva, teve atuações importantes ao longo do ano quando precisou substituir Weverton e terminou 2022 invicto.

Jailson, por outro lado, não conseguiu ter sequência, uma vez que uma grave lesão ligamentar o impediu de entrar em campo em boa parte da temporada. Rafael Navarro, por sua vez, foi utilizado com frequência por Abel Ferreira, mas não correspondeu, marcando apenas sete gols divididos em dois jogos da fase de grupos da Libertadores.

Rafael Navarro assinou por cinco temporadas com o Palmeiras, mas não conseguiu se firmar no clube (Foto: Divulgação/ Palmeiras)

TENTATIVAS POR ZAGUEIRO CANHOTO

Além disso, o Palmeiras teve outras saídas – algumas com reposição e outras não. Na defesa, Abel Ferreira entendia que era necessário contar com mais um zagueiro canhoto para jogar pelo lado esquerdo, uma vez que o jovem Renan era o único com essa característica.

Rapidamente, o Verdão acertou a chegada de Valber Huerta, destaque da Universidad Católica. O jogador assinaria com o clube no final de 2022, mas, ao viajar para o Brasil, foi reprovado nos exames médicos.

O próximo nome com quem o Palmeiras abriu conversas foi Carlos Salcedo, mexicano que atuava pelo Tigres. O jogador jogava pelo lado esquerdo, mas não era canhoto. Ou seja, fugia do perfil almejado pela diretoria palestrina.

A negociação, contudo, não foi para frente, e o Maior Campeão Nacional seguiu em busca de uma solução. Murilo, então, se tornou o alvo da vez. Reserva no Lokomotiv Moscou, da Rússia, o jovem defensor tinha características similares a Salcedo, mas era menos conhecido. O desfecho, porém, foi diferente, uma vez que o atleta assinou com o Alviverde em janeiro. Em março, Renan foi emprestado ao Red Bull Bragantino e, assim, o novo contratado se tornou o único que atuava pelo setor.

Murilo não foi o único reforço palestrino para 2023, mas foi o único que conseguiu ter um bom desempenho. Assumindo a titularidade de maneira absoluta ao lado de Gustavo Gómez, o defensor marcou 11 gols e foi fundamental na campanha do título brasileiro.

SAÍDAS POLÊMICAS DE JOIAS DA BASE

Ao longo do ano, o Palmeiras vendeu duas Crias da Academia, em negociações criticadas por parte da torcida. A primeira ocorreu em março, quando o Botafogo se interessou por Patrick de Paula. O meio-campista havia sido fundamental nas duas conquistas da América em 2020 e 2021, mas, logo no início de 2022, não foi inscrito por Abel Ferreira no Mundial de Clubes.

A partir deste momento, o jovem deixou de fazer parte dos planos da comissão técnica para a temporada. Assim, quando o Botafogo demonstrou vontade de contar com o futebol do jovem, o Verdão viu a saída com bons olhos.

Para o lugar do jovem, a equipe passou a contar com Atuesta, alvo da equipe desde o início de 2021 contratado no final daquele ano. O colombiano, contudo, não conseguiu aproveitar as oportunidades, mesmo sendo utilizado em momentos importantes, como a final do Mundial de Clubes. Sendo assim, não teve o protagonismo e impacto que Patrick de Paula conseguiu na equipe. No entanto, o jovem também pouco conseguiu fazer no Botafogo na sequência do ano.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Patrick de Paula marca golaço contra São Paulo na Libertadores 2021

‘PK’, como é conhecido, porém, não foi o único jovem da base que deixou o Alviverde em 2022. Gabriel Veron foi vendido ao Porto em julho, em outro movimento questionado pela torcida.

A negociação ocorreu após o jogador ser flagrado consumindo bebidas alcóolicas em uma balada às vésperas da partida eliminatória pelas oitavas de final da Copa do Brasil diante do São Paulo. Apesar disso, o jovem foi titular no Choque-Rei e teve uma boa atuação.

Mesmo assim, a diretoria optou por vender o jovem ao Porto temendo uma desvalorização no futuro. A negociação foi fechada em € 10,2 milhões (R$ 56,4 milhões, na cotação da época) por 90% dos direitos econômicos do jogador. Para o seu lugar, o clube não acertou com outros atletas.

Gabriel Veron celebra gol pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras)

CASO SCARPA

Gustavo Scarpa foi um dos principais jogadores do Palmeiras em 2022. Eleito o craque do Brasileirão, o atleta tinha contrato com o clube apenas até o final da temporada e optou por não renovar. O meia desejava atuar na Europa e assinou pré-contrato com o Nottingham Forest, optando por deixar o Alviverde em janeiro de 2023.

Sabendo disso, o Verdão acertou a chegada de um atleta com características similares. Meia canhoto, Bruno Tabata reforçou o Maior Campeão Nacional após duas semanas de negociação.

O meia-atacante, porém, não demonstrou as mesmas qualidades que demonstrou no Sporting, de Portugal. Mesmo com a confiança de Abel Ferreira, que o utilizou com frequência ao longo do ano, o jogador não conseguiu ter um bom desempenho.

  • 52489708274_5fde6e9578_o

BUSCA PELO CENTROVANTE: PARTE DOIS

Durante a temporada, o Palmeiras seguiu em busca de um centroavante. Após o final da janela do início do ano, a contratação só poderia ocorrer em julho, quando o período de transferências reabriria. Até lá, a equipe contava apenas com Rony para a função.

Neste período, a diretoria palestrina buscou, sem êxito, diferentes nomes, enviando propostas por Alario, Pedro e Yuri Alberto. Apesar dos altos valores oferecidos, o Alviverde não conseguiu convencer Flamengo e Internacional, respectivamente, e permaneceu sem uma contratação.

Em junho, porém, a diretoria conseguiu garantir dois reforços para a posição. O primeiro foi Merentiel, nome desconhecido no Brasil, mas que havia se destacado pelo Defensa y Justícia. Pouco depois, Flaco López, promessa do futebol argentino, foi anunciado. Os dois, porém, ainda não podiam entrar em campo.

A primeira partida da dupla foi diante do América-MG no final de julho. No restante do ano, ambos receberam poucas oportunidades e não se destacaram. Deste modo, apesar das contratações, Rony se manteve como principal opção para a posição.

López, Leila Pereira e Merentiel na apresentação dos atacantes (Foto: Celso Ardengh)

NOVOS PROFISSIONAIS

Em 2022, o Palmeiras também promoveu outros dois jovens para o time profissional. No início da temporada, Vanderlan se tornou a segunda opção para a lateral-esquerda, superando finalmente a fraca concorrência de Jorge. O jovem teve grandes atuações e passou a fazer sombra a Piquerez, que se manteve como titular.

No final do ano, foi a vez de Endrick. Principal promessa da história da base palestrina, o jovem passou a ser utilizado na equipe principal apenas no final do ano, quando o título brasileiro já estava quase garantido. Mesmo assim, e com apenas 16 anos, o atacante foi fundamental na reta final da competição, marcando três vezes e dando duas assistências em sete jogos.

Vanderlan e Endrick em ação pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco)

VENDA GALÁTICA

No final do ano, o Palmeiras anunciou a venda de Endrick ao Real Madrid. O jovem era cobiçado pelas principais equipes do Mundo, e o Verdão buscou um acordo que fosse positivo para a equipe, uma vez que o atacante é considerado uma das principais promessas do futebol nacional.

A negociação foi finalizada no dia 15 de dezembro. Incluindo os bônus, a negociação foi finalizada em € 72 milhões (cerca de R$ 402 milhões, na cotação da época). A parcela fixa é de € 35 milhões divididos em duas parcelas. Bônus relativos a metas previstas no contrato (€ 25 milhões) e impostos (€ 12 milhões) completam o valor. O jovem permanecerá no Palmeiras até o meio de 2024, quando completa 18 anos.

TEMPORADA 2023

A temporada 2023 é uma das mais agitadas em questões de mercado. O Palmeiras contou com saídas importantes e não conseguiu reposições à altura mais uma vez. Além disso, o Maior Campeão Nacional encontrou dificuldades para contratar e, até o momento, acertou com apenas dois jogadores – o menor número entre todas as equipes da Série A do Brasileirão.

SAÍDAS NO INÍCIO DO ANO

O Palmeiras perdeu sete jogadores no início do ano, dos quais dois eram titulares absolutos. Gustavo Scarpa já havia assinado com o Nottingham Forest em 2022, mas Danilo, volante fundamental para a equipe, seguiu o mesmo caminho no começo da temporada.

A saída do volante era esperada, uma vez que a Cria da Academia era titular desde 2020 e foi importante em todos os títulos conquistados pelo Verdão de Abel Ferreira. O jovem foi negociado por € 20 milhões (cerca de R$ 110 milhões, na cotação da época) parcelados em três anos.

A saída de Danilo foi a mais impactante na equipe. Sem uma reposição à altura, Abel Ferreira precisou adaptar Zé Rafael à função de primeiro volante. No entanto, a dupla com Gabriel Menino se mostrou menos segura defensivamente, e o Palmeiras passou a sofrer mais gols.

Além disso, o Verdão também negociou Kuscevic – zagueiro vendido ao Coritiba -, Jorge – emprestado ao Fluminense -, Wesley – vendido ao Cruzeiro -, Matheus Fernandes – emprestado ao Red Bull Bragantino – e Merentiel – emprestado ao Boca Juniors. Destes, quatro foram contratados desde a chegada de Abel Ferreira.

Vale lembrar que a saída de Merentiel só aconteceu porque o clube contava com mais estrangeiros do que o limite permitido pela CBF em cada partida (cinco). No entanto, duas semanas após o empréstimo do atacante, a regra foi alterada, aumentado o limite para sete estrangeiros.

A comissão técnica ainda teve outra perda. Isso porque Atuesta, um dos volantes, sofreu uma grave lesão no joelho e não estará disponível até o final da temporada.

O Palmeiras tem o menor elenco entre os times da Série A (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

ÚNICAS CONTRATAÇÕES

Em 2023, a janela de transferências abriu no dia 11 de janeiro e fechou no dia 4 de abril. No período, o Palmeiras buscava uma reposição para Danilo, assim como outro ‘camisa 8’ para o lugar de Atuesta e um atacante canhoto – algo almejado por Abel desde 2021, quando o time tentou a contratação de Ademir.

No entanto, o Verdão encontrou inúmeras dificuldades e só foi anunciar reforços no dia 28 de março, quando acertou a chegada de Richard Ríos. O jogador é considerado uma peça de reposição para Atuesta, lesionado no início da temporada.

O processo de negociação, contudo, não foi simples. O Palmeiras precisou de quase dez dias para convencer o Guarani a vender o meio-campista.

Richard Ríos comemora gol pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Além dele, o clube garantiu apenas mais um reforço para 2023. Artur, ponta canhoto, era um dos principais nomes do Red Bull Bragantino nos últimos anos e se tornou um foco da diretoria. O Verdão conseguiu fechar a contratação, mas não de forma rápida. A cautela adotada foi elogiada por Anderson Barros posteriormente em entrevista coletiva, mas a situação acabou sendo prejudicial ao Palmeiras.

Isso porque, enquanto o Alviverde tentava convencer o clube de Bragança Paulista, o atacante entrou em campo pela Copa do Brasil. Sendo assim, quando se transferiu ao Maior Campeão Nacional, não pôde entrar em campo pela competição que o clube terminou eliminado após duas derrotas para o São Paulo.

Apesar disso, Artur se consolidou como titular absoluto do Palmeiras. O jovem teve grandes atuações na temporada e soma nove gols e uma assistência em 21 jogos.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Barros cita cobrança de Abel e exalta paciência do Palmeiras em busca de reforços

CRIAS DA ACADEMIA ENTRE OS PROFISSIONAIS

Seguindo o modelo das últimas temporadas, o Palmeiras optou por promover Crias da Academia em vez de contratar atletas já formados. Deste modo, 2023 foi um ano com diversos jovens no time profissional recebendo oportunidades ao longo da temporada.

Logo no início, Endrick, promovido na temporada passada, se consolidou como uma boa opção para a opção de centroavante. Além dele, Giovani e Luis Guilherme – atletas canhotos de velocidade e habilidade – também passaram ao time profissional e foram utilizados em diferentes momentos do ano.

Fabinho, por sua vez, não teve tantas chances mesmo com a saída de Danilo. O jovem se manteve como a terceira opção para a posição, atrás de Zé Rafael e Jailson, e não conseguiu se firmar até o momento. Jhon Jhon, por outro lado, iniciou o ano sem oportunidades, mas teve boas atuações recentemente e passou a fazer sombra a Dudu como um ponta pelo lado esquerdo.

Fabinho e Jhon Jhon em treino do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

SAÍDAS NO MEIO DO ANO

Assim como em 2022, o Palmeiras passou por um momento de saídas na janela do meio do ano. Desta vez, o time abriu mão de atletas que não conseguiram se firmar na equipe. Bruno Tabata, Rafael Navarro, Vinicius Silvestre e Giovani deixaram o clube.

No entanto, a saída de Giovani causou desconfiança na torcida, que gostaria que o jovem recebesse mais oportunidades. Após menos de uma temporada na equipe profissional, o jovem foi vendido ao Al-Sadd, do Qatar, por € 9 milhões (R$ 47 milhões, na cotação da época).

Bruno Tabata e Rafael Navarro, contratados em 2022, foram negociados por empréstimo com opção de compra com Qatar SC e Colorado Rapids, respectivamente. Vinicius Silvestre, por sua vez, assinou em definitivo com o Portimonense – para o seu lugar, o Alviverde terá Kaique e Mateus, duas promessas do Sub-20.

Bruno Tabata posa com a camisa do Qatar FC. (Foto: Reprodução)

MANUTENÇÃO DOS PILARES DO ELENCO

No início da temporada, a diretoria deu preferência às renovações dos atletas considerados importantes no elenco. Deste modo, Gómez (até fim de 2026), Marcelo Lomba (até o fim de 2023), Mayke (até o fim de 2024), Luan (até o fim de 2024), Raphael Veiga (até março de 2027), Rony (até o fim de 2026) e Dudu (até o fim de 2025) estenderam seus vínculos com o clube.

Além disso, Leila Pereira deixou claro, em entrevista à ESPN no fim de junho, que não abriria mão dos titulares na janela de transferências. Deste modo, apesar de sondagens e propostas, o elenco não teria saídas de nomes fundamentais.

– Eu não negociar nenhum titular na janela, sendo bem clara para não criar especulação. Com relação ao Giovani, não gosto de falar de valores, mas foi um valor muito importante para o Palmeiras. Infelizmente o clube de futebol precisa negociar atletas para fechar contas. Mas nenhum titular será negociado – disse Leila.

No período, a diretoria recebeu sondagens por Piquerez, Raphael Veiga, Rony, mas não cogitou sequer abrir conversas. Os valores não foram revelados.

Fala de Leila sobre reforços foi durante cerimônia de entrega do avião comprado pela empresária (Foto: Divulgação)

BUSCA INCESSANTE POR UM CAMISA 5

Desde a venda de Danilo, no início de 2023, o Palmeiras passou a mapear o mercado em busca por um volante, mas não conseguiu contratar um substituto até hoje. Por isso, Zé Rafael precisou ser adaptado à função de ‘camisa 5’, sendo substituído por Jailson, Fabinho e até Richard Ríos ao longo do ano.

Na janela do início do ano, o Palmeiras tentou a chegada de Jean Lucas, tido como a primeira opção de Abel Ferreira para a função. Na época, o time tentou negociar a chegada do meio-campista juntamente com a saída de Danilo ao Mônaco. Quando o negócio pelo atleta palestrino não deu certo, porém, as conversas pelo ex-Flamengo não avançaram. Em julho, o jogador assinou em definitivo com o Santos, que ocupa a 14ª posição no Brasileirão.

Jean Lucas foi a primeira opção do Palmeiras para substituir Danilo, mas fechou com o Santos em julho (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Posteriormente, o clube foi atrás de Matheus Henrique, do Sassuolo. O jovem é torcedor declarado do Verdão e se interessou pela oportunidade de vestir as cores do clube de coração, enquanto a equipe italiana desejava vendê-lo. Após semanas de conversa, contudo, o Alviverde não avançou com uma proposta oficial e desistiu do negócio.

Na reta final da janela de transferências, o time também iniciou conversas com o Atlético-MG por Allan,e visando uma proposta de € 9 milhões (R$ 46 milhões, na cotação atual). O atleta era visto como sucessor de Danilo por grande parte da torcida, mas o Palmeiras não conseguiu fechar a negociação. Meses depois, ele acabou assinando com o Flamengo.

Na mesma época, o Palmeiras viu Andrey, do Chelsea, com uma oportunidade de mercado. O jovem não poderia atuar pela equipe londrina e precisava ganhar rodagem em outro clube, sendo o atual campeão brasileiro o favorito. No entanto, apesar da vontade do atleta, a diretoria tampouco conseguiu o reforço, afirmando que os ingleses mudaram as condições do negócio de última hora. O jogador acabou fechando com o Vasco, atual lanterna do Brasileirão.

O novo período para negociações teve início no dia 3 de julho e tem duração de um mês. Além disso, o Palmeiras tem outro limite em mente para fechar com reforços, uma vez que a lista de inscritos para as oitavas de final da Libertadores precisa ser enviada até o próximo sábado (29).

Por isso, nas últimas semanas, o clube focou em garantir um volante para Abel Ferreira. No processo, realizou diversas consultas sem proposta por Walace – diretoria entendeu que o valor era muito alto – e Wendel – outro que foi considerado caro. Assim, o clube concentrou as forças em Aníbal Moreno, titular do Racing, da Argentina. O Verdão enviou uma proposta de US$ 7 milhões (R$ 33,1 milhões, na cotação atual), que foi recusada. Os argentinos desejam receber cerca de US$ 11 milhões (aproximadamente R$ 52 milhões).

O meio-campista estava animado com a proposta do Maior Campeão Nacional e fez jogo duro com sua atual equipe para tentar viabilizar a operação. Ele não foi relacionado nas últimas partidas e negou um aumento salarial que o tornaria o mais bem pago do elenco.

Posteriormente, o Alviverde chegou a cumprir as exigências da equipe argentina. No entanto, o Racing aumentou o valor desejado e frustrou a diretoria palestrina, que desistiu da negociação.

Outra opção considerada pelo Palmeiras foi Santiago Hezze. Destaque do Huracán, também da Argentina, o jovem foi procurado pelo Maior Campeão Nacional, mas não recebeu uma proposta oficial. Isso porque o modelo de negócio não agradou à diretoria brasileira, que desejava parcelar o valor. Ao mesmo tempo, o atleta também priorizava uma ida ao futebol europeu.

Até o momento, o Palmeiras não contratou na janela de transferência do meio do ano. O clube ainda busca um volante, mas corre contra o tempo para garantir o reforço. Isso porque só poderá realizar alterações na lista de inscritos da Libertadores para as oitavas de final do torneio até as 18h (de Brasilia) deste sábado (29). Além disso, o período para negociações se encerra no dia 2 de agosto.

Palmeiras hoje: Rony recusa Fluminense Palmeiras hoje: Goleada na Copinha e reapresentação do elenco profissional com reforços Palmeiras hoje: Verdão sinaliza para empréstimo de Rômulo, mas meia quer permanecer Colunistas opinam: Em que posição Paulinho entra no Palmeiras? Palmeiras hoje: Verdão faz consulta por Igor Paixão, do Feyenoord, da Holanda