Em câmera aberta, gol de Borja não foi novidade no mata-mata do Paulistão

Embora tenha sido o primeiro gol de Borja na fase eliminatória do Paulistão 2018, a característica da jogada já apareceu em outros gols que abriram o placar alviverde nos confrontos de mata-mata do torneio estadual. Embora muitos tenham colocado nas costas do escorregão de Cássio a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Corinthians, uma análise que envolve outros gols recentes permite dar méritos ao setor ofensivo do Palmeiras.

  • POSICIONAMENTO É FUNDAMENTAL

Faz parte de um coletivo bem treinado o bom posicionamento da equipe durante a partida. Os gols que você pode acompanhar na análise em vídeo da matéria mostram uma equipe pronta para formar uma linha de conclusão dentro da área muito perigosa para momentos em que a criação surge das pontas.

  • INTENSIDADE GERA OPORTUNIDADE

O Palmeiras tem adotado a intensidade e a marcação alta em busca da posse de bola como princípio dos seus primeiro minutos de jogo, fato que tem dado resultado. No mata-mata do Paulistão, o Palmeiras balançou as redes em todos os jogos antes dos 20 minutos do 1º tempo:

  1. Novorizontino 0 x 3 Palmeiras – 1º gol sai aos 18 minutos do 1º tempo
  2. Palmeiras 5 x 0 Novorizontino – 1º gol sai aos 6 minutos do 1º tempo
  3. Santos 0 x 1 Palmeiras – 1º gol sai aos 11 minutos do 1º tempo
  4. Palmeiras 1 x 2 Santos – 1º gol sai aos 16 minutos do 1º tempo
  5. Corinthians 0 x 1 Palmeiras1º gol sai aos 7 minutos do 1º tempo

Confira no material que produzi com imagens em câmera aberta de três exemplos de gols do Palmeiras nas partidas citadas acima e a semelhança entre eles.

Diante dos seus adversários, o Palmeiras inicia o jogo com intensidade para abrir vantagem no placar o mais rápido possível. Impondo a sua qualidade, a equipe pode não necessariamente abrir o placar em uma jogada construída desde o campo de defesa, mas pode criar chances em bolas paradas por estar sendo parado com faltas ou com bolas espirradas pela linha de fundo. De qualquer jeito, a intensidade gera oportunidade e a inteligência para aproveitar os momentos de perigo aparece também no bom posicionamento da equipe para concluir a gol.

Vale destacar que as jogadas dos gols que abriram o placar diante do Novorizontino e Santos que não aparecem no vídeo foram construídas no toque de bola, na imposição da qualidade. Diante do Novorizontino, em Novo Horizonte, o Palmeiras abre o placar de pênalti sofrido após boa construção de jogada. Contra o Santos, a bola sai do campo de defesa até balançar as redes.

Observando os cinco gols, é possível concluir que o Palmeiras sabe aproveitar as oportunidades que cria quando impõe alta intensidade. Se a bola não entra em jogada de pé em pé, é possível aproveitar as sobras das bolas paradas para abrir o placar se aproveitando do entrosamento. Em todos os casos, a alta concentração do time é a grande semelhança. Se for mantida, o Palmeiras tem grandes chances de abrir o placar no Allianz Parque até os 20 minutos do 1º tempo. Caso o Corinthians ainda não tenha colocado a bola nas redes, será um passo gigante em direção ao título.