Em estreia, Palmeiras usa mais jovens da base do que em todo Brasileirão de 2019

Clube possui péssimo histórico na utilização de atletas recém-formados em suas categorias de base

O empate contra o Fluminense na noite da última quarta-feira (12) não deu muitos motivos pra torcida comemorar a estreia da equipe alviverde no Brasileirão 2020. Contudo, o Palmeiras apresentou uma novidade (pelo menos na competição nacional) que é um sinal muito positivo em termos de projeto: o uso de jovens recém-formados na base do clube.

Já na primeira partida do Verdão no Campeonato Brasileiro deste ano, o número de minutos em campo de atletas palmeirenses vindos da base recentemente foi ultrapassado em relação à edição de 2019 do torneio. Estes dados foram levantados originalmente pelo perfil Base Palmeiras (@BasePalmeiras no Twitter):

Minutos em campo das Crias da Academia sub-23 no Brasileirão 2019:

Gabriel Veron – 69 minutos.

Minutos em campo das Crias da Academia sub-23 em apenas uma partida do Brasileirão 2020:

Gabriel Menino – 60 minutos.

Patrick de Paula – 30 minutos.

Uma das maiores promessas da base palmeirense, Gabriel Menino comemora primeira partida oficial no Maracanã (Reprodução/Twitter)

Vale lembrar que, além disso, outros três jovens da base foram relacionados, no entanto não entraram em campo (Gabriel Silva, Wesley Ribeiro e Henri). Também estão no elenco principal Lucas Esteves, Alan, Gabriel Veron e Iván Angulo, todos novos e formados pelo Verdão.

Palmeiras x jovens da base: quem te viu e quem te vê

E o uso da base não para por aí: a comissão técnica criou um ‘grupo de apoio’ ao elenco profissional, composto por mais de 10 atletas do sub-20. Estes jovens realizam treinamentos com o time principal e se mantêm em forma para estarem à disposição de Luxa em caso de lesões musculares entre os adultos, devido à pesada sequência de jogos.

O histórico do Verdão na utilização de jogadores recém-formados nas categorias de base, ou até mesmo na escalação de jovens em geral, é péssimo. Até outubro de 2019, o Palmeiras era a equipe com menos minutos de atletas abaixo dos 23 anos de idade em toda aquela edição do Brasileirão.

Àquela altura do campeonato, apenas Matheus Fernandes, Carlos Eduardo e Arthur Cabral haviam entrado em campo pelo clube no torneio nacional de pontos corridos. A soma dos minutos de todos em campo dava 396, menos de cinco partidas.

Artur ficou em campo por apenas 116 minutos em 2018; hoje, o ponta pertence ao Red Bull Bragantino (Foto: Ag. Palmeiras/Divulgação)

Quanto aos jovens da base, o Base Palmeiras informa que, em 2018, apenas Papagaio e Artur (recém-formados) foram utilizados. O primeiro ficou em campo por 60 minutos, enquanto o último atuou por 116. Em 2017, Fernando (45 minutos), Gabriel Furtado (45′), Vitinho (16′) e Iacovelli (15′) foram os garotos da vez.

Percebe-se que o nível de 2019 já foi batido, mas não falta muito para 2018 e 2017 também serem superados. Fica evidente a mudança de postura da diretoria em relação aos talentos formados ‘em casa’: em 2020, o Palmeiras reformulou o planejamento e está mais ‘revelador’ e menos ‘gastador’.

LEIA MAIS:

Luiz Adriano assume artilharia e protagonismo no Palmeiras de Luxemburgo

Palmeiras mantém série invicta em estreias no Campeonato Brasileiro

Palmeiras segue sem vencer times da Série A em 2020