Em jogo emocionante, Palmeiras vira contra Flamengo e conquista Supercopa do Brasil

Verdão venceu por 4 a 3 com gols de Raphael Veiga (duas vezes) e Gabriel Menino (duas vezes)

Em jogo emocionante, o Palmeiras venceu o Flamengo e conquistou a Supercopa do Brasil 2023. O Verdão saiu atrás no placar, mas virou o jogo e conseguiu bater o rival por 4 a 3. Os gols foram marcados por Gabriel Menino (duas vezes) e Raphael Veiga (duas vezes).

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Em campo, os dois clubes iniciaram o confronto com cautela. Os buscavam manter mais a posse de bola em busca de espaços para finalizar, mas não conseguiram criar boas oportunidades. O Verdão, por sua vez, se fechou e tentava ser mais incisivo, mas teve dificuldade para se aproximar da área adversária.

Assim, durante os primeiros 20 minutos, o confronto seguia devagar, estudado e com poucas jogadas perigosas. No entanto, aos 22′, Zé Rafael perdeu a bola na entrada da área e, na sequência, derrubou Arrascaeta. O árbitro Wilton Pereira Sampaio prontamente marcou o pênalti que foi convertido por Gabriel Barbosa.

Após o gol, o Flamengo recuou as linhas e passou a buscar ataques em velocidade. Com isso, o Palmeiras conseguiu manter a posse de bola e construir as jogadas com mais tranquilidade. Aos poucos, o time foi se aproximando da meta, trocando mais passes no campo ofensivo e finalizando no gol pela primeira vez com Endrick.

Melhor no jogo, o Verdão conseguiu empatar pouco antes dos 40 minutos. Após boa jogada individual, Dudu finalizou, mas a bola parou na defesa adversária dentro da área. Raphael Veiga aproveitou o rebote e, rapidamente, chutou rasteiro com a perna direita, vencendo o goleiro Santos e igualando o placar.

Na reta final do primeiro tempo, o Palmeiras continuou melhor em campo. Impedindo as investidas do Flamengo, a equipe de Abel Ferreira levou perigo com mais duas finalizações de fora da área de Dudu e Piquerez. A partida, então, parecia caminhar para o intervalo com 1 a 1 no marcador, mas Gabriel Menino tinha outros planos. Nos acréscimos, a Cria da Academia chutou de longe e acertou o ângulo de Santos, marcando um golaço e garantindo a virada palestrina.

Após bons 45 minutos iniciais, e 2 a 1 no placar, os jogadores desceram para os vestiários.

(Foto: Ettore Chiereguini/ Agif/Gazeta Press)

No início do segundo tempo, o jogo começou mais agitado. Precisando do resultado, o Flamengo adiantou as linhas e passou a ocupar o campo de ataque. Com isso, encontrou espaços e empatou o jogo com mais um de Gabriel Barbosa.

Mesmo com o gol rival, o Verdão se manteve bem no jogo e foi rapidamente em busca da vantagem. Com isso, aos 11 minutos, Endrick recebeu dentro da área e tentou dar um chapéu em Everton Ribeiro, que impediu o drible com a mão. Wilton Pereira Sampaio, então, assinalou a penalidade máxima. Na cobrança, Raphael Veiga desempatou o jogo mais uma vez.

A vantagem alviverde, no entanto, durou pouco. Cinco minutos depois, o Flamengo voltou a marcar, desta vez com Pedro, e o confronto ficou empatado novamente.

Com 3 a 3, as equipes não desistiram de atacar. Os dois lados pretendiam levantar o troféu ao final dos 90 minutos. Os adversários aproveitavam espaços do lado direito da defesa palestrina, mas paravam em Weverton que fez boas defesas e Marcos Rocha, que desarmou Pedro na melhor oportunidade carioca.

O Palmeiras, por sua vez, perdeu chances com Rony e teve mais dificuldade para encontrar o gol. Mesmo assim, a equipe insistia e pressionava, até que, após cruzamento rasteiro, Gabriel Menino aproveitou a sobra dentro da área e balançou as redes. 4 a 3 para o Maior Campeão Nacional.

Precisando do resultado, o Flamengo saiu cada vez mais para o jogo e deixou espaços no setor defensivo. O Verdão, então, abaixou as linhas e buscou contra-ataques para aproveitar a velocidade de Dudu e Rony, mas os atacantes encontraram dificuldades devido ao cansaço.

Nos minutos finais, com oito de acréscimos, os adversários passaram a dominar a posse de bole e pressionar o Palmeiras. Contudo, as mudanças de Abel Ferreira e o posicionamento compacto da defesa impediram sustos. O confronto, então, foi finalizado com 4 a 3 no placar.

Com o resultado, o Palmeiras garantiu o título da Supercopa do Brasil 2023. Este era o único troféu que Abel Ferreira ainda não havia conseguido vencer na América do Sul.

LEIA MAIS:
Veja primeiro gol do Palmeiras na Supercopa do Brasil
Confira golaço de Gabriel Menino