Em vídeo, veja cinco novidades do Palmeiras de Valentim contra o Atlético-GO

O Palmeiras venceu o Atlético-GO por 3 a 1 no último domingo, em Goiânia, sob o comando de Alberto Valentim. É bem verdade que o tempo para implementar novidades foi minúsculo, mas o ex-auxiliar de Cuca já colocou na equipe um pensamento diferente daquele carregado pelo ex-treinador. Em vídeo, vamos observar cinco características apreciadas por Alberto Valentim apresentadas pelos jogadores no Olímpico.

1 – A paciência para armar uma jogada já é diferente. Enquanto o time de Cuca era vertical e diversas vezes perdia a posse da bola por não trabalhá-la, o time de Valentim passou a esperar pelo melhor momento para encaixar um bom passe no terceiro terço do campo.

2 – Substituição! Sai a marcação individual e entra a marcação por zona. A paciência também passou a existir no momento em que o Palmeiras não tem mais a posse de bola. Se antes o técnico Cuca pedia para que todos os jogadores mordessem o adversário logo na origem da jogada, agora o time se recompõe, recupera as linhas e dá o bote dentro do novo sistema de marcação.

3 – Marcação por zona desgasta menos o setor ofensivo! A equipe deixou de correr atrás dos adversários, realizando uma marcação individual, e passou a ocupar espaços de forma coordenada, adotando um sistema de marcação por zona. Com isso, a equipe ganhou três homens de frente menos desgastados e prontos para uma transição rápida.

4 – O 4-4-2 surge como opção! A equipe está mais habituada a trabalhar no 4-3-3, porém já deu mostras de que pode atuar no 4-4-2, esquema reconhecidamente apreciado por Valentim, nos próximos jogos. Keno quase balançou as redes diante do Atlético-GO em jogada desenvolvida enquanto o time estava no 4-4-2. Confira!

5 – Déjá vu do início do ano? O 4-1-4-1 também apareceu! E foi justamente no momento de, mais uma vez, testar Borja no ataque do Palmeiras. Junto com a entrada do colombiano, surgiu o posicionamento utilizado com frequência pelo técnico Eduardo Baptista no primeiro semestre desse ano. A roubada de bola sob o sistema rendeu uma jogada cujo resultado foi a expulsão de um jogador adversário.

Não se fala mais em título dentro do Palmeiras, mas se pensa em reconstrução e novas ideias para que 2018 receba uma base tática forte, versátil e inteligente. Não há dúvidas de que Cuca entende muito de futebol, mas um ar diferente no comando técnico pode resultar em novidades que não pareciam interessantes na filosofia adotada pelo ex-treinador. Enquanto o novo técnico ainda não está definido, Valentim começa a mostrar capacidade para montar um trabalho com diversas variações, diferente do que foi realizado pelo seu antecessor.