Entenda como novo setor de análise de dados ajudará Palmeiras em diversas áreas do clube
Verdão fechou parceria com o OptaVision e contará com novo software para estudar informações de jogos e atletas
O Palmeiras anunciou nesta segunda-feira (15) a contratação do Opta Vision, ferramenta que será utilizada pelo recém-criado Centro de Ciência de Dados do clube. O NOSSO PALESTRA apurou que esta inovação facilitará o trabalho da comissão técnica e possibilitará um melhor monitoramento de possíveis reforços no mercado da bola e nas preparações para partidas e campeonatos.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Até este momento, o setor de análises era abastecido de informações por empresas contratadas pelo Verdão com esta finalidade. No entanto, ao utilizar um serviço terceirizado, o clube não tinha acesso aos dados brutos, apenas às análises realizadas pelos profissionais.
Além disso, caso o Palmeiras desejasse algum novo dado, era necessário entrar em contato com a fornecedora para entender a viabilidade. Em muitos casos, não era possível obter todos os números almejados pela comissão técnica.
Agora, no entanto, o Verdão terá todas as informações para trabalhar da maneira que entender mais apropriada. Isso ocorre devido à parceria com a Opta Vision, que fornecerá um software que será utilizado pelo setor de análise de desempenho do Maior Campeão Nacional.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Caio Paulista explica por que escolheu a camisa 16 no Palmeiras
Este sistema é uma parte que usa visão computacional para coletar os dados. O Opta Vision rastreia o posicionamento dos jogadores em campo através das imagens geradas pelas transmissões. Assim, ele vai rastrear os índices dos jogadores com esse sistema de visão computacional. O Verdão é o primeiro clube na América Latina a utilizar esta tecnologia.
Com essa ferramenta será possível fazer um trabalho individualizado com o jogador, como um relatório especial do goleiro, ou de atacante. A plataforma, chamada “ProVision”, ela é totalmente integrada com vídeos. Por exemplo, se a comissão quer conversar com o jogador e mostrar todos os chutes dele, já estará filtrado. O responsável apenas filtrará os chutes do jogador e o sistema mostrará para esse atletas todos os chutes dele com todos os vídeos cortados automaticamente com os dados.
Com isso, comissão técnica e jogadores poderão contar com dados mais precisos sobre as necessidades da equipe e dos atletas. Assim, será possível receber relatórios de maneira mais rápida para entender mudanças que devem ser feitas em treinamentos e jogos.
Além disso, o sistema também tem funcionamento em tempo real. Ou seja, no intervalo das partidas, será possível observar diferentes informações sobre o desempenho do time durante os 45 minutos iniciais e, assim, corrigir eventuais erros.
Uma das principais utilizações do software, contudo, será para o mapeamento de mercado em busca de possíveis reforços. Isso porque o Verdão poderá criar um algoritmo para identificar as melhores opções disponíveis no futebol de acordo com as características desejadas pelo clube, soube o NP.
Será possível, então, traçar um perfil de atletas que o clube almeja para o time. Caso o Alviverde busque uma reposição para a saída de um atleta do elenco, será possível analisar todos os jogadores da base de dados em busca de nomes com estilos de jogo similares ao jogador negociado.
Com isso, o Palmeiras terá à sua disposição um departamento que permitirá uma melhor análise do desempenho dos seus atletas, assim como auxiliará na busca por reforços.