Entenda os bastidores dos cortes na lista de inscritos do Palmeiras no Mundial

Patrick de Paula, Gabriel Menino e Renan ficam de fora desta edição do torneio

Abel Ferreira veio para Abu Dhabi com todos os atletas de seu plantel, ao menos os que estavam clinicamente liberados. Gabriel Veron e Piquerez ficaram no Brasil por conta de terem positivado para a Covid-19. O grupo que viajou já sabia que nem todo mundo poderia ser inscrito no torneio e o mistério a respeito de quem seria os nomes da lista não ficou restrito ao torcedor.

De olho na manutenção do ambiente de trabalho, Abel e comissão só informaram ao longo do último domingo (6), horas antes da informação se tornar pública, quem seriam suas escolhas. Esse comunicado aconteceu perante a todo o grupo, feito pessoalmente por Abel, que trouxe também suas justificativas e um pedido de “união por um bem maior”, que é a busca pelo Mundial de Clubes.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Ciente de que a escolha certamente mexeria com àqueles que ficariam de fora, Abel fez questão de falar interna e externamente sobre “sentir a dor deles”, compreendendo o sentimento natural de decepção, mas reiterou que teve critérios claros para a escolha e que o regulamento da competição é um complicador, restringindo e encurtando o número de opções para ele e para o clube.

Alerta em coletiva

Após o empate com o São Bernardo, em 1 a 1, no dia 29 de janeiro, Abel falou em coletiva sobre a participação de seus jovens jogadores, que tiveram oportunidade naquela partida, mas não tiveram uma boa jornada.

– Estes jogos nos dão tarimba. Os mais jovens podem perceber que tem que haver cada vez menos brincadeira e cada vez mais seriedade, e perceberem que em todos os jogos estamos a ser avaliados: os treinadores, os jogadores. Mas hoje houve muita coisa positiva, tivemos o Jailson com uma vontade tremenda.

Abel naquela mesma oportunidade também mencionou o Mundial de Clubes:

– A partir do momento que um profissional do Palmeiras assina um contrato, é avaliado em todas as fases. E a minha função é exatamente essa: olhar para o rendimento dos jogadores e escolher, a cada jogo, aqueles que achamos que são os melhores. Porventura, sairá uma lista para o Mundial. Nesse jogo que vem a seguir, sairá outra. E assim segue.

O resultado desse sinais veio com a divulgação da lista e sua breve declaração na qual também falou em ‘escolher que está, nesse momento, melhor preparado para a missão’. Depois de serem protagonistas na conquista da Libertadores de 2020, Patrick de Paula, Gabriel Menino e Renan estarão fora do Mundial de Clubes 2021. Danilo é o único do quarteto que segue utilizado no time titular.

O Verdão estreia na competição na próxima terça-feira (8), às 20h30 (local), 13h30 (de Brasília), contra o Al-Ahly.

LEIA MAIS