Especial BR-72 – Líder: Flamengo 0 x 1 Palmeiras

https://youtu.be/bVSoGlrlmE4

Embarcando para o Rio depois da ótima atuação nos 3 x 0 contra o Atlético no Mineirão, Leão disse que o Palmeiras deveria vencer o Flamengo. “Até com certa facilidade”.

O goleiro do Verdão e da Seleção sempre foi assim. O futebol, então, aceitava declarações do tipo. Não eram usadas pelo adversário como motivação extrema. E nem eram respondidas na porrada em campo. Nem pelas torcidas.

Era diferente. Mas o jogo e o placar foram aqueles mesmo esperados pelo camisa um de Brandão. Ótima vitória paulista por 1 a 0. Gol logo aos 7 minutos, em lance iniciado por Ademir da Guia, que abriu para Ronaldo pela direita. Ele tocou de novo para o Divino limpar o marcador com extrema classe e frieza, e bater forte de canhota. Renato, goleiro da Seleção e campeão brasileiro pelo Galo em 1971, espalmou a bola que Leivinha aproveitou no rebote.

O Palmeiras seguiu mandando em campo. Leivinha e Fedato se revezavam na frente, abrindo espaços. Ademir da Guia regia solene o jogo contra um Flamengo em péssima noite. Zanata errava tudo. Paulo César Caju e Doval também não estavam bem.

Aos 4 da segunda etapa, Nei foi lançado, passou pelo lateral Moreira e foi agarrado dentro da área. O árbitro marcou falta fora da área, apesar dos protestos dos palmeirenses que pediam o pênalti claro.

F681166C-0A40-4D42-B074-D5E66CA55D64

Mas o jogo seguiu o mesmo. E o Palmeiras engatou outra grande vitória em clássico fora de casa contra o time de Zagallo e Caju, tricampeões mundiais em 1970 (como Leão, convocado pela lesão do ponta Rogério, outro que atuou pelo Flamengo naquela noite em que Ademir e Leivinha foram os melhores em campo).

César Maluco, suspenso por agressão ao árbitro, não vinha fazendo falta na temporada. Mas a família Lemos teve representante em campo: o irmão mais novo Caio Cambalhota foi pro jogo. Mas nada pôde fazer pelo Flamengo na segunda etapa contra a Segunda Academia de Brandão.

O Palmeiras assumia de vez a liderança no grupo com a melhor campanha geral do BR-72.

A crise entre Brandão e atletas era passado. As críticas quanto ao nível de futebol da equipe, por ora, também.

FLAMENGO 0 x 1 PALMEIRAS
Campeonato Brasileiro/Primeira Fase
Sábado, 21/outubro (noite)
Maracanã
Juiz: Agomar Martins (RS)
Renda: Cr$ 209 528
Público: 30 477
PALMEIRAS: Leão; Eurico, Luís Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Ronaldo, Leivinha, Fedato e Nei (Pio)
Técnico: Oswaldo Brandão
Gol: Leivinha 7 do 1º