Especial Libertadores-99: Fluminense 4 x 0 Palmeiras, em 30/01/99

Os gols no Maracanã

Felipão já alertara que o time reserva não estava pronto. Mas não para tão pouco. Contra o Fluminense que amargava a Série C em 1999, o time de Parreira enfiou 4 a 0 no Maracanã, pela terceira rodada do Rio-São Paulo. Três jogos, três derrotas, dois gols marcados, 12 gols sofridos. E Felipão ainda sem Velloso, Rogério e Rubens Júnior (sem contrato), e os titulares que só estariam disponíveis a partir de 6 de fevereiro.

O Palmeiras equilibrava o clássico, perdeu gols até com Evair, até a expulsão justa de Júnior Tuchê, dos mais inexplicáveis reforços da Era Parmalat, contratado em 1997 do Vitória. Com um a menos a partir de 27 minutos, não teve mais jogo para o Verdão, ainda que perdendo gol feito co Evair, na sequência. Aos 41, Marco Brito tabelou com Túlio Maravilha e marcou belo gol, de sem pulo. Dois minutos depois, Roger Flores passou para Roni que limpou como quis a zaga e fuzilou Marcos.

Na segunda etapa, pênalti em Túlio, Roger bateu, Marcos defendeu, mas o próprio camisa 10 ampliou, aos 7. Aos 30,com o gramado encharcado, Túlio desencantou, de novo no mano a mano com Marcos, depois de passe de Magno Alves (sim, o próprio, que desde 1993 joga futebol, e ainda segue atuando, pelo Novorizontino, no SP-99).

Felipão tentou fechar o time desde o início com Ferrugem, volante que voltara da Seleção Sub-20, vice-campeão sul-americano na Argentina, dias antes. A equipe tinha quatro marcadores no meio-campo, um meia mais à frente (Jackson), e Evair isolado no ataque. Além da falta de criatividade e contundência, a expulsão de Tuchê atrapalhou tudo.

PALMEIRAS 0 X 4 FLUMINENSE

Competição: Torneio Rio-São Paulo/Primeira Fase

Data: sábado, 30/janeiro (tarde)

Estádio: Maracanã

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Juiz: Romildo Corrêa (SP)

Renda: não disponível

Público: 12 273

PALMEIRAS: Marcos; Neném, Júnior Tuchê, Galeano e Wágner; Ferrugem, Paulo Assunção, Pedrinho (Taddei) e Tiago Silva (Marcelo Congo); Jackson e Evair (Juliano)

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gols: Marco Britto 41 e Roni 43 do 1º; Roger 7 e Túlio 30 do 2º

Expulsões: Júnior Tuchê e Émerson