Especial Libertadores-99: Palmeiras 1 x 1 Vasco, em 14/04/1999

https://youtu.be/a0a70Kr3A9Q

O temido duelo com o Vasco não acabou bem para o Palmeiras. Mesmo jogando melhor na primeira etapa, e com Carlos Germano como destaque da partida com duas defesas sensacionais no final, o 1 a 1 acabou sendo decepcionante para o time de Felipão. Na semana seguinte, novo empate por qualquer gol em São Januário levaria aos pênaltis a disputa de vaga para as quartas-de-final da Libertadores. Para seguir em frente, o Palmeiras precisaria vencer o campeão da Libertadores-98 no Rio.

O público não foi dos melhores no Palestra. Menos de 25 mil em um estádio que recebia no máximo 32 mil. A atuação foi das melhores – na primeira etapa. Júnior, o melhor em campo, criou mais chances pela esquerda. Mas foi num cruzamento de Arce pela direita que Oséas ganhou de cabeça do centroavante Guilherme e abriu o placar, aos 41.

Na segunda etapa, o Vasco cresceu, equilibrou o jogo, e veio para cima, oferecendo os contragolpes como Felipão queria. Mas o aproveitamento não foi tão bom. Ou o goleiro Carlos Germano foi bem demais nas chegadas palmeirenses.

A melhora vascaína deu em gol, aos 19, em lance parecido com o do gol palmeirense. Donizete Pantera (que jogaria pelo Verdão em 2001) cruzou para Guilherme superar Júnior Baiano e empatar.

Donizete quase virou aos 25, quando cabeceou bola na trave.

O empate acabou sendo justo. E ruim para o palmeirense, que deixou o estádio xingando o presidente rival Eurico Miranda, e temendo pela classificação.

A sensação era de derrota. Ou de que não daria mais.

Em Cochabamba, Jorge Wilstermann 1 x 1 Corinthians. Se o clube paulista se classificasse, pegaria o vencedor de Palmeiras x Vasco.

PALMEIRAS 1 X 1 VASCO

Competição: Libertadores da América/Oitavas-de-Final

Data: quarta-feira, 14/abril (noite)

Palestra Italia

Cidade: São Paulo (SP)

Juiz: Márcio Rezende de Freitas (MG)

Renda: não disponível

Público: 22 904

PALMEIRAS: Marcos; Arce, Júnior Baiano, Cléber e Júnior; César Sampaio, Galeano (Rogério) e Zinho (Jackson); Alex (Evair); Paulo Nunes e Oséas

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gols: Oséas 42 do 1º; Guilherme 18 do 2º

Expulsão: Felipe