Categorias de base

EXCLUSIVO: Vanderlan analisa nova função tática no Sub-20 do Palmeiras

Agora atuando no ataque, o lateral-esquerdo já jogou como zagueiro entre os profissionais e falou com exclusividade ao NOSSO PALESTRA

Vanderlan em ação pelo Palmeiras Sub-20 diante da Chapecoense (Foto: Fábio Menotti)
Vanderlan em ação pelo Palmeiras Sub-20 diante da Chapecoense (Foto: Fábio Menotti)

Um dos jovens testados por Abel Ferreira no elenco profissional durante a temporada 2021, Vanderlan, de 19 anos, vive boa temporada na equipe Sub-20 do Palmeiras e se consolida como um dos principais atletas da categoria. Polivalente, já atuou como zagueiro, lateral-esquerdo – sua posição de origem – e recentemente ganhou vaga no ataque da equipe palestrina.

Presente em 26 partidas do Sub-20 em 2021, sendo titular em 20 oportunidades, Vanderlan mudou sua função dentro de campo após a chegada do treinador Paulo Victor Gomes. Antes lateral, com o novo comandante o jovem passou a jogar mais avançado, atuando na ponta-esquerda nas duas partidas que realizou como titular sob o comando do novo técnico.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

Em entrevista EXCLUSIVA ao NOSSO PALESTRA, a Cria da Academia destacou a experiência adquirida na nova função e relembrou que já atuou pela ponta em categorias inferiores durante sua trajetória no Palmeiras.

– Tem sido uma experiência muito boa voltar a atuar pela ponta. Já havia jogado nessas função antes e me sinto super bem aqui também – destacou o jovem.

Vanderlan também aproveitou para analisar a nova função tática. Agora mais perto do gol, destacou que pode ser mais ‘agudo’ e manter a marcação da lateral nos momentos defensivos.

– Muda pouca coisa jogar mais à frente, na verdade. Estou mais perto do gol agora, mas os conceitos de marcação são praticamente os mesmos. O principal é ter mais liberdade para ser agudo – analisou.

Com três jogos como titular entre os profissionais no Paulistão de 2021, a promessa atuou em todas as ocasiões como o zagueiro pela esquerda, em uma linha com três defensores. Antes das partidas pelo estadual, ele havia atuado duas vezes (uma como titular) no Brasileirão de 2020, ambas como lateral-esquerdo.

Já pela Libertadores, o jovem foi titular na derrota do Verdão por 4 a 3 diante do Defensa y Justicia, no Allianz Parque, em duelo válido pela quinta rodada da fase de grupos. Novamente como o zagueiro pela esquerda, compôs a linha defensiva ao lado de Luan e Danilo Barbosa.

– Me sinto bem jogando nas duas, tanto na lateral como na ponta. O importante para mim é estar em campo, dar o meu melhor e ajudar minha equipe a atuar bem – ressaltou.

Vanderlan em ação pelo Palmeiras (Foto: Ângelo Salvioni)

Com Vanderlan, as Crias da Academia do Sub-20 retornam a campo nesta quinta-feira (25), às 15h, diante do São Caetano, pelo jogo de volta das oitavas de final do estadual paulista da categoria. Após vitória por 4 a 0 fora de casa, a classificação às quartas de final está encaminhada. Para o jovem jogador, o clube vive bom momento na competição e em evolução com a chegada de PV.

– A fase do time é ótima! O professor Paulo está nos fazendo evoluir treino após treino, jogo após jogo. Estamos aprendendo muito com ele e a tendência é só melhorar – concluiu.

A partir das oitavas de final, os duelos mata-mata são disputados em ida e volta, classificando o clube que obtiver a melhor pontuação, sem o critério do gol qualificado. A grande decisão do Campeonato Paulista Sub-20 está prevista para os dias 19 e 22 de dezembro.

LEIA MAIS