Gustavo Gómez: de ‘refugo do Milan’ a líder do Palmeiras no tri da Libertadores

Ao lado de Felipe Melo, zagueiro paraguaio conduziu o Verdão a mais uma conquista continental

Valdemar Carabina. Luís Pereira. Clebão. Esses são alguns dos pilares históricos da ‘defesa que ninguém passa’. Assim como Gustavo Gómez, que chegou ao Palmeiras em agosto de 2018 e, neste sábado (27), ergueu sua segunda Libertadores da América.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.

O palmeirense, por natureza, é desconfiado. E não poderia ser diferente com aquele que, até então, sequer era titular do – sofrível – Milan. Desembolsar 1,5 milhão de euros ao clube italiano (cerca de R$ 6,5 milhões na cotação da época) não foi visto com bons olhos por parte da torcida.

O paraguaio, no entanto, gerou impacto quase imediato na defesa. Na temporada em que o Verdão se sagrou decacampeão, Gómez foi utilizado em 17 partidas e foi à rede em três oportunidades, incluindo contra o São Paulo e Boca Juniors.

Desde então, o defensor não terminou uma temporada pelo Alviverde com menos de 40 duelos disputados. A de maior impacto foi em 2020/21, quando o camisa 15 marcou seis gols em 54 jogos e foi peça fundamental para a conquista da Tríplice Coroa.

Ainda que não esteja vivendo sua temporada mais consistente, o defensor consta na lista dos três jogadores que mais atuaram pelo Verdão nesta edição da Libertadores. Dentre os titulares, Gómez também terminou a competição no ‘top 3’ dos atletas com mais duelos ganhos.

Com uma trajetória imponente no clube, 2021 foi mais um ano de destaque. Titular absoluto na linha de zaga, Gómez liderou o Palmeiras em mais um título do principal torneio de clubes da América do Sul. O atleta participou de 12 partidas ao longo da campanha e, ao lado de Felipe Melo, capitaneou o Verdão dentro e fora de campo.

Referência técnica da equipe comandada por Abel Ferreira, Gustavo Gómez tem contrato até junho de 2024. Além de ambas as Libertadores, o paraguaio já ergueu uma taça do Campeonato Paulista, Brasileiro e Copa do Brasil.

LEIA MAIS
Todos somos três! Palmeiras bate Flamengo por 2 a 1 e é Tricampeão da Libertadores
Abel Ferreira se consolida na história com tri da América