Henrique Dourado relembra pênalti em 2014 diante do Athletico Paranaense e deseja sorte ao Palmeiras na decisão da Recopa

Jogador marcou o primeiro gol do Alviverde na história do Allianz Parque, de pênalti, contra o Athletico Paranaense em momento diferente do reencontro que acontece nesta quarta-feira (2)

Dia 7 de dezembro de 2014. Pênalti para o Palmeiras aos 19 minutos do primeiro tempo contra o Athletico Paranaense. Era apenas o segundo jogo do Verdão no Allianz Parque e nenhum jogador alviverde havia balançado as redes adversárias até aquele momento. Henrique – que nem era conhecido como Dourado ainda – ajeitou a bola na marca da cal e bateu firme no canto direito do goleiro Weverton – à época adversário – sem chances de defesa. Era o primeiro gol do Verdão na história do novo estádio e que deu alívio aos milhões de alviverdes, mantendo o Palmeiras na primeira divisão do Brasileirão para o ano seguinte.

– A verdade é que o Palmeiras sempre foi um grande do futebol brasileiro. Todos nós sabemos disto. Em 2014 não atravessava um bom momento, realmente era uma fase mais difícil, mas que graças a Deus, na ocasião, pude contribuir para não ocorrer algo negativo dentro de campo – disse Henrique Dourado.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Pouco mais de sete anos após esse episódio, o atacante atendeu com exclusividade o NOSSO PALESTRA. Nesta quarta-feira (2), o Palmeiras entra em campo, em casa, para mais uma decisão. Desta vez, na busca pelo inédito título da Recopa Sul-Americana diante do Athletico Paranaense. O atacante de 2014 avaliou a trajetória desde sua época de Palmeiras até essa final.

– A estrutura que já era ótima, está excelente. A modernização do clube, todo processo de melhorias e crescimento alavancaram ainda mais o Palmeiras. Vejo com satisfação tais mudanças, por ter amigos ainda lá. Os parabenizei recentemente pelas grandes conquistas e com esta final desta quarta-feira podem ganhar mais uma taça.

Para o Ceifador, aquele era um bom time e rechaçou que o elenco de 2014 havia limitações técnicas. Em sua visão, a equipe não conseguiu dar liga necessária para alcançar grandes objetivos. Além disso, evitou comparações com o Palmeiras atual.

– Foi um ano difícil, como falei anteriormente, para o clube. Mas discordo que nosso time era limitado. Muitas vezes as peças não encaixam, outros fatores extracampo influem e o resultado não acontece, contudo, eram jogadores de qualidade. Não posso comparar algo que não vivi, mas exaltar a atual equipe do Palmeiras sim. É um grande elenco, com excelentes jogadores, competitivos e vencedores.

No Brasil, Henrique ficou conhecido pelo seu ótimo aproveitamento em cobranças de pênalti. No Palmeiras, o jogador executou seis cobranças e não marcou em apenas uma vez. Nos dias atuais, quem tem essa fama é Raphael Veiga. O meio-campista do Verdão soma 18 gols em 18 cobranças pelo Palmeiras. Para Henrique, não há segredos quanto ao desempenho.

– Treinar, repetir, treinar, treinar, repetir, outra vez repetir e treinar. Sempre que me perguntam sobre os segredos, falo isto. Não há uma receita pronta. Eu costumo trabalhar bastante na semana, para poder executar bem dentro da partida, caso haja a possibilidade. O Veiga realmente também tem um aproveitamento fantástico, o estilo é um pouco diferente para o meu, mas com certeza ele treina muito também, até porque o Palmeiras tem excelentes goleiros, que devem exigir dele concentração nas atividades diárias para estar pronto nos jogos.

Na China desde 2019, o jogador chegou a ter uma segunda passagem pelo Verdão, mas longe dos holofotes e desempenho obtido em 2014. Na ocasião, o jogador sofreu uma lesão quando estreou no país oriental e fez tratamento no Flamengo, mas foi no Palmeiras que o jogador deu seus primeiros passos para retornar aos gramados.

– Quando estava em fase final para regressar a Zhengzhou, me informaram que havia estourado o limite de estrangeiros, porque o clube inscreveu outro atleta em meu lugar. Então aceitou me emprestar sem custos para alguma equipe brasileira. Na ocasião, não houve interesse do Flamengo e o Palmeiras novamente me abriu as portas. Porém, infelizmente tive poucas oportunidades para atuar mesmo e a minutagem foi reduzida. De qualquer modo, fiquei muito feliz em jogar outra vez no Verdão e ter o carinho dos seus torcedores comigo. Ao término daquela temporada, voltei para o Henan, onde vou para a quarta temporada.

No Palmeiras, Henrique Dourado acumula 43 jogos e um total de 18 gols em duas temporadas. O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira (2), às 21h30 (de Brasília), pela segunda partida da Recopa Sul-Americana. No jogo de ida, Palmeiras e Athletico Paranaense empataram em 2 a 2. O Verdão precisa vencer o Athletico-PR para sair com a taça no tempo regulamentar; em caso de novo empate, haverá prorrogação. A transmissão do jogo acontece pela Conmebol TV.

LEIA MAIS