Libertadores: saiba a situação dos adversários do Palmeiras em 2024

Verdão é o cabeça de chave do grupo F, que tem Independiente del Valle, San Lorenzo e Liverpool

A Conmebol realizou o sorteio dos grupos da Libertadores 2024 nesta segunda-feira (18) em sua sede, na cidade de Luque, no Paraguai. O Palmeiras é o cabeça de chave do grupo F e terá como adversários o Independiente del Valle-EQU, o San Lorenzo-ARG e o Liverpool-URU. A fase de grupos tem início na primeira semana de abril e vai até a última semana de maio. A final está marcada para o dia 30 de novembro em Buenos Aires.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

VEJA NO NOSSO PALESTRA

SAN LORENZO

A estreia do Palmeiras na Libertadores acontece fora de casa contra o San Lorenzo. Apesar da viagem não ser longa (cerca de 1700 quilômetros), o duelo acontecerá justamente no meio da semana entre as finais do Paulistão. O Verdão enfrenta o Novorizontino na semifinal do estadual por uma vaga para encarar Red Bull Bragantino ou Santos pelo título.

O clube argentino soma 12 pontos em dez rodadas na atual temporada do campeonato nacional, sendo duas vitórias, seis empates e duas derrotas. Em 2023, ficou em quarto na classificação geral da competição. O Verdão registra sete jogos contra o San Lorenzo na história, com três vitórias, dois empates e duas derrotas. Os últimos confrontos aconteceram pela fase de grupos da Libertadores de 2019, quando cada mandante venceu por 1 a 0.

LIVERPOOL

A equipe de Abel Ferreira estreia em casa contra o Liverpool, do Uruguai, que é tido como o adversário mais fraco da chave. O clube ostenta a 11ª posição no Campeonato Uruguaio, com três pontos em cinco rodadas, sendo três empates e duas derrotas. O time se sagrou campeão uruguaio pela primeira vez na história de forma surpreendente ao bater o Peñarol em 2023. No entanto, os principais destaques da campanha já deixaram a equipe. A viagem para Montevidéu também não é considerada longa (cerca de 1600 quilômetros) e será o primeiro confronto entre as equipes em todos os tempos.

INDEPENDIENTE DEL VALLE

O adversário mais complicado do grupo para o Alviverde é o Independiente del Valle. Os equatorianos estão com 100% de aproveitamento em 2024, com três vitórias em três partidas. A equipe é conhecida por ser carrasca de diversos clubes brasileiros (derrotou o São Paulo em final de Sul-Americana, eliminou o Grêmio em Pré-Libertadores, venceu o Flamengo em Recopa e bateu o Corinthians tanto em Libertadores como em Sul-Americana). No entanto, quando enfrentou o Palmeiras em 2021, sofreu goleada por 5 a 0 no Allianz Parque e perdeu por 1 a 0 em casa.

O del Valle é uma das poucas equipes do continente que contam com a altitude (2700 metros em Sangolquí) para dominar seus adversários como mandantes, mas que também conseguem competir em bom nível fora de casa. A viagem de 4300 quilômetros também é vista como um desafio logístico. O grande destaque do time é o jovem Kendry Páez, de apenas 16 anos, que já está vendido ao Chelsea e é titular da Seleção Equatoriana.

O Palmeiras busca o tetracampeonato inédito para o futebol brasileiro. Nos últimos quatro anos, o Alviverde ganhou duas vezes a competição (em 2020 e 2021) e, em outras duas oportunidades (2022 e 2023) foi eliminado na semifinal.

Confira a tabela do Verdão na fase de grupos da Libertadores:

Semana do dia 03/04: 1ª rodada: San Lorenzo-ARG x Palmeiras
Semana do dia 10/04: 2ª rodada: Palmeiras x Liverpool-URU
Semana do dia 24/04: 3ª rodada: Independiente del Valle-EQU x Palmeiras
Semana do dia 08/05: 4ª rodada: Liverpool-URU x Palmeiras
Semana do dia 15/05: 5ª rodada: Palmeiras x Independiente del Valle-EQU
Semana do dia 29/05: 6ª rodada: Palmeiras x San Lorenzo-ARG