Manter titulares e apostar na base são os reforços do Palmeiras para temporada
Clube não trouxe nenhum jogador nesta janela de transferência e prioridade tem sido manter a permanência dos principais atletas. Crias da Academia têm papel importante no planejamento
O Palmeiras se reapresentou presencialmente na Academia de Futebol nesta segunda-feira (2) e começou 2023 sem nenhuma cara nova. E isso não tem incomodado as pessoas que cuidam do futebol, pelo contrário.
O planejamento adotado pela atual diretoria tem como objetivo manter os principais atletas do elenco, tanto que importantes titulares tiveram os contratos renovados recentemente, como Rony, Raphael Veiga, Dudu e Gustavo Gómez, que será anunciado em breve. Mantê-los por mais três, quatro anos faz mais sentido do que ir ao mercado neste momento.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Entende-se que o custo é tão alto quanto trazer novos jogadores, porém valorizar quem já está no Palmeiras e identificado com o clube é mais assertivo. Dudu, por exemplo, assinou vínculo até 2025 com gatilhos para uma renovação automática por mais uma temporada. Caso cumpra, completará mais de uma década com a camisa do Verdão. Outros titulares podem seguir pelo mesmo caminho.
O plano é manter a espinha dorsal pelo maior tempo possível. A única baixa do time titular campeão brasileiro é Gustavo Scarpa. A saída do meia para a Inglaterra aconteceu por opção dele e o substituto, na visão do clube, é o maior negócio da atual janela de transferências: Endrick.
O atacante estreou pelo profissional na reta final de 2022 e superou todas as expectativas da comissão técnica. É titular da equipe e no mês passado foi negociado como o Real Madrid por R$ 404 milhões. A base, inclusive, é a primeira alternativa de reposição, acima de qualquer contratação.
Após anos de reestruturação das categorias de base, o Palmeiras colhe os frutos do investimento e Endrick faz parte de uma geração que é vista com muito potencial de retornos esportivo e financeiro. Além do jovem de 16 anos, outros seis campeões da Copinha estão integrados ao profissional: Vanderlan, Garcia, Naves, Fabinho, Jhon Jhon e Giovani. Todos já jogaram com Abel Ferreira.
A ascensão ao time de cima já tem sido tratada como prioridade e seguirá assim. Dar espaço para os garotos também está no planejamento acordado entre diretoria e comissão técnica. Outro exemplo neste sentido poderá ser visto no ataque. Negociado com o Cruzeiro, Wesley terá como substituto Giovani, atleta que teve cuidados especiais no ano passado para subir e ter uma sequência em 2023.
O clube está ciente dos pedidos por parte da torcida por reforços, mas sabe que há um trabalho em andamento e que tem trazido resultados com títulos e receitas.
LEIA MAIS:
- Inglaterra e Espanha querem Danilo
- Palmeiras se reapresenta sem Abel Ferreira na Academia de Futebol
- Palmeiras contrata Yamila Rodríguez, destaque da Seleção Argentina