Márcio Araújo elogia Palmeiras e fala sobre evolução do clube: ‘Se tornou uma potência’

Volante foi campeão da Copa do Brasil pelo Verdão e, anos depois, atuou no Flamengo, adversário da equipe no próximo domingo (21)

Desde 2015, o Palmeiras se consolidou como uma das grandes forças do futebol sul-americano. No período, o clube conquistou títulos importantes e, com isso, criou uma grande rivalidade com o Flamengo, equipe contra a qual o Verdão disputa os principais troféus com frequência.

Conheça o canal do Nosso Palestra no YouTube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Antes disso, porém, o Alviverde viveu temporadas ruins, com resultados abaixo do esperado e um rebaixamento, em 2012. Nesta época, um dos grandes ícones dentro de campo para a torcida palestrina era o volante Márcio Araújo, que defendeu o Maior Campeão Nacional 252 vezes e conquistou uma Copa do Brasil.

O atleta chegou ao Palmeiras no final de 2009, depois do clube viver um ano traumático, no qual perdeu o título brasileiro e não conseguiu sequer uma vaga para a Libertadores. Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, o meio-campista explicou como foi receber a proposta para jogar na equipe que, até então, tinha oito troféus do Brasileirão e uma Copa do Brasil e avaliou seus anos vestindo a camisa palestrina.

– Para mim, foi uma honra e motivo de muita alegria (receber a proposta). Eu vinha de uma temporada boa com o Atlético Mineiro em 2008 e despertei interesse de vários clubes, mas optei pelo Palmeiras pela grandeza do clube.

– Muito feliz por todas as oportunidades com todos os treinadores que passaram por lá. Foram momentos de superação. O clube passou por reformulações de elenco a cada ano, mas hoje se tornou em uma potência.

O clube passou por reformulações de elenco a cada ano, mas hoje se tornou em uma potência.

Márcio Araújo, em entrevista ao Nosso Palestra.

Durante a passagem de Márcio Araújo, o Palmeiras não tinha a estrutura atual. Vivendo anos conturbados, o clube encontrou dificuldades para desempenhar em campo e colecionou resultados ruins até ser rebaixado no Brasileirão, em 2012. No ano seguinte, Paulo Nobre, responsável pela reestruturação da agremiação, assumiu a presidência. O volante, então, explicou ao NP como era o Verdão naquela época e como o ex-cartola auxiliou no desenvolvimento da organização.

– O Palmeiras já tinha, na época, uma estrutura boa que nos dava uma condição de trabalho digna, mas ele conseguiram transformar em algo muito melhor. Não era a melhor estrutura do Brasil, mas hoje está entre as melhores – e continuou – (o Paulo Nobre foi) visionário na gestão do clube, com ajuda de uma equipe por trás que impulsionou o Palmeiras a viver uma nova era. Claro, com muitos desafios que o futebol proporciona. E será sempre lembrado pelo torcedor palmeirense.

Apesar das dificuldades, a equipe conseguiu levantar um importante troféu, sendo este o da Copa do Brasil. O título veio sob o comando de Felipão, histórico treinador campeão da Libertadores em 1999 e que enfrentará o Alviverde na semifinal da competição continental, no fim de agosto e início de setembro. Relembrando a conquista, Márcio Araújo exaltou o técnico e explicou que o clube sempre entra em campeonatos para ganhar.

– Por mais que não fôssemos favoritos no papel, todas as competições em que o Palmeiras entra, principalmente as copas, a camisa e a força da torcida fazem diferença. Foi exatamente isso que vivemos na Copa do Brasil.

– (O Felipão é) um cara fenomenal que consegue abraçar a todos. Conduz muito bem seus elencos e merece tudo o que conquistou na sua carreira. Conhece muito bem esse ambiente de competição e tudo que envolve esses momentos decisivos.

Márcio Araújo e Felipão em treino do Palmeiras (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Em 2014, o vínculo do volante com o Maior Campeão Nacional chegou ao fim. Com isso, o jogador optou por jogar no Flamengo. Naquele ano, a equipe carioca, assim como o Verdão, passava por um processo de reformulação, visando reviver os anos gloriosos em temporadas posteriores. As mudanças no clube surtiram efeito e, desde então, as duas equipes brigam pelos principais títulos do continente.

Para Márcio Araújo, porém, os cariocas tiveram um choque maior, principalmente após a chegada de Muricy Ramalho, em 2016. Ele também comentou sobre a rivalidade criada entre os dois times desde a segunda metade da última década.

– O Flamengo o processo de reconstrução e melhorias foi maior. Lembro na época que Muricy chegou, foi um choque, mas também serviu para acelerar a visão da diretoria do que precisava ser feito. (Os clubes chegaram ao patamar atual) pela restruturação que foi feita, pelo investimento e caixa que os dois clubes mantêm, vendas de atletas e reposições à altura. A paixão e força que as duas torcidas têm.

– (Palmeiras e Flamengo) tem sido o maior duelo do futebol Brasileiro, digno das duas instituições e que tem despertado emoções em todos os amantes do espetáculo. Duelo muito equilibrado e que tem sido decidido nos detalhes. Ficarei na torcida por mais um grande jogo e quem vença o melhor nos novena minutos.

O Palmeiras entra em campo diante do Flamengo no próximo domingo (21), às 16h (de Brasília). O Verdão é o atual líder do Brasileirão, com 48 pontos, enquanto o adversário ocupa a segunda colocação, com 39.

LEIA MAIS:
Palmeiras segura direitos econômicos de atletas vendidos nas categorias de base
Palmeiras e seu Marketing: a linha do tempo sobre críticas e rusgas nos bastidores
E o vento? Torcida do Palmeiras fará mosaico para comemorar tri da Copa Libertadores