Relaxamento e melhora na tomada de decisão. Esses são os principais atributos definidos pelo pugilista Hebert Conceição, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sobre a ‘febre’ do boxe que invadiu o vestiário do Palmeiras desde 2022, cativando atletas como Gustavo Gómez, Gabriel Menino, Zé Rafael e Endrick.
Em entrevista ao NOSSO PALESTRA, Hebert destacou os principais pontos que explicam o sucesso da prática esportiva no atual plantel palestrino. Entre os principais benefícios, o medalhista destacou a capacidade de fortalecimento muscular, estímulo de tomada de decisão e melhora na coordenação motora.
– Acredito que o boxe ele pode aumentar a capacidade cardiorrespiratória, ele pode também promover benefícios cerebrais, estimulando a coordenação motora, estímulo do raciocínio rápido (reação), além de fortalecer o braço, com isso podendo talvez se beneficiar em momentos de usar o braço para proteger a bola – destacou.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
O que pode ajudar no desempenho dentro das quatro linhas, também serve como relaxamento e alívio do estresse do dia a dia de um atleta. Com a prática dos golpes, esquivadas e intensidade do soco e chute, o praticante da modalidade passa a não só melhorar sua capacidade cardiovascular, mas também aspectos de pensamento e coordenação motora para melhor tomada de decisão com a bola no pé.
– O treino de boxe vai desestressar, vai tirar o peso do dia, da pressão, do clube. Como se trata de um atleta muito iniciante no boxe, vai pegando as técnicas mais fácil, está treinando para aprender isso, e vai aprender uma coisa nova a cada treino. Isso traz autoconfiança e reverbera também no futebol. Vai melhorar o cardio, os estímulos de reação, a coordenação motora, o que pode influenciar nas tomadas de decisão em campo. Ou seja, pode ser um atleta mais coordenado, ter um poder de decisão mais rápido, pois o boxe vai estimular as reações – acrescentou ao NP.
Para concluir, Hebert ainda ressaltou a potência do boxe para atletas e personalidades públicas que não utilizam a modalidade de modo profissional, mas de forma auxiliadora. Além de mencionar os jogadores do Palmeiras, lembrou o caso do humorista e influenciador digital Whinderson Nunes, que iniciou processo no boxe para ajudar na combate à depressão.
– Não é à toa que tem vários no time, tem o Gustavo Gómez, o Endrick, o Zé Rafael também. Além de ser uma terapia também. Vimos o próprio Whinderson Nunes (influenciador digital), que tratou da sua depressão com o boxe. É uma terapia pra relaxar, esquecer dos problemas e também pode adquirir os benefícios com treino – concluiu o medalhista olímpico.
Prova da terapia e alta concentração que o boxe tem ensinado ao elenco, são os resultados obtidos pelo Palmeiras dentro de campo. Com o lema ‘Cabeça Fria, Coração Quente’, o time de Abel Ferreira conquistou nos últimos anos uma edição de Campeonato Paulista, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil, duas Libertadores, além de uma Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.
Além da atividade com os jogadores, o Verdão mantém a estrutura completa para treinamento de boxe em alto nível, com academia moderna e exclusiva no prédio multiuso da sede social do clube, em São Paulo. O time conta com grandes pugilistas, em equipe comandada pelo experiente cubano Paco Garcia, ex-treinador da Seleção Brasileira e um dos grandes desenvolvedores do esporte no país.
LEIA MAIS
VÍDEO | Raphael Veiga elogia Abel durante coletiva na Seleção: ‘Melhor técnico que já tive’
Presidente do Água Santa revela indefinição de local para partida diante do Palmeiras
Zaga desfalcada? Entenda por que Luan deve ser titular na estreia da Libertadores