O que o Palmeiras pode esperar dos garotos promovidos ao profissional?

Foto: Divulgação Palmeiras/Site oficial

O ano de 2020 começou de maneira diferente para o Palmeiras em comparação com os últimos inícios de temporada. O Verdão não contratou nenhum jogador, negociou e encerrou vínculo de vários atletas, reintegrou emprestados e subiu diversos garotos da base para o time principal.

A oportunidade para a base já havia sido anunciada desde o fim do ano passado quando Alexandre Mattos ainda era diretor de futebol. Desde então, se criou a expectativa sobre a utilização, de fato, dos meninos.

Com o começo da temporada, ficou claro que os garotos realmente terão chances. Com exceção de Angulo, que está servindo a seleção da Colômbia para o pré-olímpico, todos os promovidos viajaram com o elenco para a disputa da Florida Cup e provavelmente tambémterão espaço no decorrer da temporada.

E projetando o que cada um dos nove promovidos/reintegrados podem apresentar no Palmeiras, o NOSSO PALESTRA analisou os garotos com suas qualidades, características e como foram em 2019.

Confira:

Vinicius Silvestre:

O goleiro é o mais velho dos promovidos. Aos 25 anos, ele retorna ao Palmeiras após alguns empréstimos. Estava no CRB em 2019, onde alternou jogos como titular e outros como reserva, sendo destaque em algumas partidas.

A princípio, deverá ser o que menos terá chances dos promovidos/reintegrados pela titularidade absoluta de Weverton e com Jailson sendo a opção imediata quando o camisa 21 não jogar.

Vinicius já fez sua estreia pelo Palmeiras. Em 2016, na campanha do eneacampeonato do Brasileirão, ele foi titular na derrota por 1 a 0 para o Santos na Vila Belmiro. Na ocasião, Prass estava machucado e Jaílson suspenso. Foi, até agora, o único jogo de Silvestre no Verdão.

Pedrão:

Destaque na base do Palmeiras em 2017, Pedrão era apelidado como "Novo Mina" por sua semelhança física, altura e estilo de jogo.

Aos 22 anos, o zagueiro retorna de empréstimo do América-MG e chega para disputar posição em um setor onde terá concorrência. Além de Felipe Melo, que deverá exercer esta função em 2020, terá que buscar uma vaga com jogadores como Gustavo Gómez, Vitor Hugo e Luan.

Veloz, Pedrão também pode atuar em outras funções. Já jogou como lateral-direito e como volante. É forte no jogo aéreo e pode em 2020 justificar a expectativa que se foi criada nos últimos anos, principalmente pelas boas atuações na base.

Pedrão teve uma chance no Palmeiras. Em 2018, no amistoso contra o Árabe Unido, entrou no decorrer da partida que o Verdão venceu por 2 a 0.

Lucas Esteves:

O lateral-esquerdo de 19 anos é um dos promovidos da base. Destaque há algum tempo, o jogador ganhou espaço com a venda de Luan Cândido e mostrou evolução nos últimos anos.

Forte no apoio, também demonstra qualidades defensivas como posicionamento. Veloz, busca atacar e defender durante todo o jogo.

Ele também tem um jogo com a camisa do Palmeiras. Em 2019, entrou em campo contra a Ponte Preta pelo Campeonato Paulista, na vitória por 1 a 0.

esteves
Esteves foi um dos principais jogadores do Sub-20 do Palmeiras 2019

Patrick de Paula:

Um dos mais talentosos da base, Patrick de Paula chega com moral com Luxemburgo. O treinador já havia gostado do garoto ainda quando estava treinando o Vasco, e se mostra empolgado em aproveita-lo.

Patrick demonstrou diversas qualidades na base em 2019. Forte fisicamente, também tem velocidade e pode jogar tanto de primeiro como de segundo volante.

O jogador de 20 anos tem boas cobranças de falta e acaba virando uma opção também para bolas paradas no time principal, pelo qual ainda não fez sua estreia.

Gabriel Menino:

Outro dos destaques da base em 2019, Gabriel Menino é um dos jogadores com maior expectativa dos promovidos. O garoto de 19 anos ainda não fez sua estreia no profissional, mas vem se destacando na base há algum tempo e pedindo passagem para o time de cima.

Volante de saída de jogo, Menino tem boa chegada no ataque e marcou alguns gols pelo time Sub-20 no ano passado.

Ambidestro, tem diversas vezes convocações para a seleção Sub-20.

Alan:

Alan era uma das maiores promessas do Palmeiras já há alguns anos e sempre se havia a expectativa de quando teria sua primeira chance no time principal, o que vai acontecer em 2020.

Baixinho, o meia de 19 anos se destaca por finalizações, dribles e por sua condução de bola. Pode ser útil em diversos momentos do jogo, principalmente quando o time precisar cadenciar mais o jogo.

alan
Após anos de destaque na base, Alan terá chances em 2020 no Palmeiras

Angulo:

Colombiano, o atacante Angulo foi um grande investimento do Palmeiras em 2019. O jogador chegou com grandes expectativas e foi para o time Sub-20 para aprimorar técnicas e se adaptar ao futebol brasileiro.

Rápido, o atacante se destaca pelos dribles e jogadas individuais. Costuma jogar mais pelos lados do campo.

Ainda não será na Florida Cup que Angulo terá sua primeira chance no Palmeiras. Servindo a Colômbia no pré-olímpico, o jogador de 20 anos sequer viajou aos Estados Unidos, mas deverá ser inscrito no Paulistão e ter oportunidades.

Wesley:

Outro atacante que se destaca por sua velocidade é Wesley. O garoto de 20 anos esteve emprestado ao Vitória em 2019 e foi um dos melhores jogadores do time baiano.

Se destaca por dribles e por crias jogadas pelos lados do campo. Foi um dos jogadores que mais driblaram na Série B de 2019 e chega exatamente para dar mais esta opção ao elenco.

Gabriel Veron:

Jogador mais badalado da base do Palmeiras, Gabriel Veron já está caindo nas graças da torcida. Aos 17 anos, é o mais jovem do elenco e também o mais promissor.

Já fez três jogos com a camisa do Palmeiras – todos na reta final de 2019 – e marcou dois gols contra o Goiás na goleada por 5 a 1, sendo ele um dos destaques daquela partida no Brinco de Ouro.

Habilidade, velocidade, raça e boa finalização são as principais características da joia palmeirense, que deverá ser um dos que terá mais oportunidade no time de Vanderlei Luxemburgo.

veron
Gabriel Veron comemora gol contra o Goiás pelo Brasileirão 2019

Fotos: Divulgação/Site oficial do Palmeiras