Palmeiras bate Ceará, amplia invencibilidade e encosta na liderança

Com bom volume ofensivo, Verdão vence por 2 a 1 e chega ao 20º jogo de invencibilidade

Depois de quebrar o jejum no Allianz Parque, o Palmeiras voltou aos seus domínios neste sábado, em partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão, e venceu o Ceará. Depois de Raphael Veiga inaugurar o marcador e Eduardo Brock deixar tudo igual, Willian foi à rede e deu números finais ao jogo. 2 a 1.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Com o resultado, o alviverde ampliou sua invencibilidade para 20 jogos e chegou aos 22 pontos, assumindo a terceira colocação do Brasileirão. Apenas um tento separa o Alviverde do Atlético Mineiro, líder da competição.

Buscando se aproximar ainda mais do Galo, o Verdão vai ao Estádio Nilton Santos para enfrentar o vice lanterna Botafogo, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília).

Wesley e Raphael Veiga comemoram vitória diante do Ceará (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O JOGO

Repetindo a postura do jogo diante do Bolívar, válido pela Libertadores da América, o Palmeiras começou intenso, com duas linhas altas para marcar a saída de bola do Ceará.

A pressão dos donos da casa surtiu efeito logo aos nove minutos da primeira etapa. Wesley, que já havia recebido um lançamento momentos antes, foi acionado pelo lado esquerdo, partiu em velocidade e chutou firme. Fernando Prass espalmou, mas a bola bateu na trave e sobrou para Raphael Veiga, que foi à rede.

Após conceder o primeiro gol, o Vozão não ficou acuado. Foram duas boas tentativas pelo lado esquerdo da defesa palmeirense, até que o volante Charles pressionou a saída de bola e tocou para Cleber. Frente a frente com Weverton, o centroavante tentou dar um toque por cima, mas só conseguiu um escanteio.

Na cobrança, Eduardo Brock subiu mais que Felipe Melo e Gustavo Gómez para escorar e mandar para o fundo do gol. 1 a 1. Vale destacar que no lance que originou o escanteio, Cleber estava em posição irregular.

Após o empate, o Verdão passou a abusar dos lançamentos longos, uma vez que esbarrava na falta de repertório para construir e trabalhar jogadas. Por conta disso, as melhores oportunidades de recuperar a vantagem no placar foram com Patrick de Paula chutando de longe.

O Vozão, por sua vez, também aproveitava a queda de rendimento da equipe de Vanderlei Luxemburgo para criar boas oportunidades pelo lado direito do seu ataque.

Além disso, os visitantes seguiam pressionando Patrick de Paula e, faltando pouco menos de cinco minutos para o final do primeiro tempo, aproveitaram mais um erro do volante para perturbar o goleiro alviverde.

Ainda sem a mesma eficiência para furar as linhas do Ceará, os chutes de média e longa distância voltaram a ser a válvula de escape do Verdão. Patrick, sempre ele, soltou uma bomba de perna esquerda e exigiu defesa plástica de Fernando Prass.

Raphael Veiga inaugurou o marcador (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

SEGUNDO TEMPO

Sem nenhuma novidade no time, o Palmeiras voltou do vestiário com mais intensidade do que a vista no final da primeira etapa. Logo aos dois minutos, Bruno Henrique roubou a bola na saída do Ceará, mas hesitou para definir e acabou desperdiçando boa chance.

Retraído no campo de defesa, o Ceará passou a sofrer com a velocidade que o Palmeiras implementava, principalmente pelas pontas. Depois de belo lançamento de Patrick de Paula, Wesley partiu pelo lado esquerdo, cortou para o meio e finalizou para boa defesa de Prass.

Com 20 minutos no relógio, Vanderlei Luxemburgo promoveu a entrada de Gustavo Scarpa, Ramires e Danilo. E as substituições surtiram efeito imediatamente. Após boa tentativa de Scarpa de fora da área, Ramires explorou o escanteio e, novamente, exigiu boa defesa do ídolo palmeirense.

Por conta do grande número de faltas, o jogou esfriou. A temperatura voltou a esquentar no terço final da segunda etapa, quando Gómez errou na saída de bola, e Felipe aproveitou para deixar Rafael Sóbis na cara de Weverton. O gol estava desenhado, mas o goleiro do Palmeiras fechou bem o ângulo e impediu a virada.

O Ceará até teve outra oportunidade de ir à rede, mas foi o Verdão quem marcou, com Willian. Depois da zaga cortar o cruzamento de Matías Viña, Gustavo Scarpa finalizou de fora da área. A bola desviou na defesa mais uma vez e sobrou para o agora artilheiro do Alviverde no ano, com 12 gols na temporada.

Dois minutos depois, aos 38, Willian puxou contra-ataque e deixou Wesley livre, na cara do gol. A joia palmeirense emendou de primeira e parou na trave. No rebote, o atacante chutou de novo e Fernando Prass operou um milagre.

Confira os melhores momentos da partida:

LEIA MAIS: