Palmeiras cria novo departamento voltado para análise de dados; entenda
Iniciativa conjunta da diretoria, comissão e profissionais tem como objetivo melhorar processos sem depender de ferramentas externas
Pensando na modernização e na melhoria dos seus resultados, o Palmeiras criou, para 2024, um novo departamento voltado para análise de dados. O NOSSO PALESTRA apurou que o novo setor é um “braço” da análise de desempenho com novos profissionais especialistas em dados e desenvolvedores de software e programação.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Cícero Souza mostra novidades na estrutura do Palmeiras para 2024
O CIP (Centro de Inteligência do Palmeiras) tem como funções principais as análises técnico-táticas voltadas aos adversários (Preparação para jogos, seja a nível coletivo ou individual, dando suporte e facilitando a tomada de decisão para Abel Ferreira e comissão) e da própria equipe (Análise dos atletas, equipe, jogos e treinos) além de aplicação de tecnologias que potencializem a tomada de decisão da comissão técnica (Feedbacks ao vivo onde, durante jogos e treinos recebem informações em tempo real voltados aos conteúdos técnicos e táticos do jogo).
Com isso, pensando a longo prazo, o Palmeiras terá um controle de como a equipe vem se comportando e rendendo. Assim pode-se observar como a equipe está desempenhando o jogo e se está executando os comportamentos que Abel Ferreira tem como ideia de jogo para a equipe.
Para 2024, a diretoria do Verdão, juntamente com a comissão técnica e o departamento de análise de desempenho, implementaram novas processos relacionados a ciência de dados a partir de softwares que irão dar o suporte a todos os departamento do futebol profissional, contando com especialistas de dados e desenvolvedores de software e programação. Assim, o clube não dependerá de ferramentas externas e limitadas a nível de produção de dados relacionados ao futebol.
Vale destacar que essas novas melhorias estão voltadas para a análise de desempenho e não para o setor de análise de mercado que consiste na observação de atletas e monitoramentos para contratação visando otimizar e facilitar a tomada de decisão do corpo técnico e diretoria.