Opinião: ‘Palmeiras é equipe que mais desperdiça chances claras no Campeonato Brasileiro’

Segundo dados do SofaSocre, Verdão é quem mais cria e mais perde oportunidades na atual edição do torneio nacional

O Palmeiras foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0 na última quinta-feira (21), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. Além de desperdiçar a chance de pressionar o líder Botafogo, o Verdão novamente perdeu inúmeras oportunidades para marcar, situação que vem sendo grande tônica dos últimos jogos da equipe que balançou a rede apenas uma vez nas últimas quatro partidas.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Não à toa, o Palmeiras é quem mais desperdiça grandes chances na atual edição do Campeonato Brasileiro. Ao todo, segundo dados do SofaScore, os comandados de Abel Ferreira perderam 37 oportunidades claras de marcar, em 24 jogos disputados na atual edição do campeonato nacional – média de 1.5 por  partida. O Flamengo e o Grêmio, com 36, fecham o top-3 das equipes que mais desperdiçam. O Corinthians, por sua vez, é o com menor índice, com apenas 16 erros.

Em contrapartida, a equipe palmeirense é, isoladamente, quem mais teve grandes chances para marcar, com 63. Atlhetico-PR, com 59, e Flamengo, com 57, fecham o top-3. O Botafogo, líder isolado do Brasileirão, aparece na quinta posição do ranking, com 49 chances. O time também é quem mais parou na trave nesta edição de Brasileirão, com 14 bolas no poste, empatado com São Paulo e América-MG.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Bia Zaneratto, do Palmeiras, concorre ao Prêmio Puskas

Entre as 63 chances, o índice de aproveitamento palestrino é de 41%, com 26 oportunidades marcadas e 37 perdias. Nos últimos três duelos válidos pelo campeonato nacional, o desempenho caiu vertiginosamente: são três chances claras, sendo que todas foram desperdiçadas. Nesse recorte a equipe soma apenas um gol, marcado por Breno Lopes contra o Goiás. Diante de Corinthians e Vasco, a equipe passou em branco.

Além da falta de efetividade, Verdão também alcançou um recorde negativo ao realizar 48 cruzamentos durante a partida contra o Grêmio, nesta quinta-feira (21) – o número se tornou o maior da equipe desde que Abel Ferreira assumiu o comando, em novembro de 2020. A marca superou os 47 cruzamentos da eliminação para o CRB-AL, no Allianz Parque, pela Copa do Brasil de 2021. Dos 48 lançamentos para área em Porto Alegre, apenas oito foram bem-sucedidos, configurando um aproveitamento de apenas 16%.

A situação tem incomodado o treinador, que frisou a situação na coletiva de imprensa na Arena do Grêmio. O português lamentou derrota e a falta de efetividade da equipe. Segundo o técnico, o ataque não foi ‘eficaz’ , apesar das 18 finalizações.

– Se a imprensa disser que eu disse que perdemos por culpa do árbitro é mentira. Quem for por aí está sendo mal intencionado e não gosta nem do Palmeiras, nem do treinador do Palmeiras. Não ganhamos porque não fomos eficazes- disse Abel.

– Não foi por falta de volume, de oportunidade, de empurrar o adversário. A bola bateu na trave, o Veiga em cima no primeiro tempo, contra-ataque com o Rony, entre outros… O volume foi muito grande para pouca eficácia. 18 finalizações é muita coisa na casa do Grêmio, mas futebol é feito de eficácia – concluiu.

Com o resultado negativo em Porto Alegre, o Palmeiras mantém a vice-liderança do Brasileirão com 44 pontos, já que o próprio Grêmio, apesar da vitória, ainda fica a um ponto de diferença do Maior Campeão do Brasil. O Verdão terá uma semana de descanso e preparo para enfrentar o Boca Juniors, da Argentina, em La Bombonera, pela ida da semifinal da Libertadores. O jogo acontece no dia 28 de setembro, às 21h30 (de Brasília).