Palmeiras inicia busca pelo título inédito da Recopa; veja comparação com vice-campeonato em 2021
Diferente do ano passado, Abel Ferreira e jogadores chegam ao torneio de bem com a torcida e em boa forma
Palmeiras e Athletico-PR entram em campo nesta quarta-feira (23), às 21h30, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana. Atual bicampeão da Libertadores, o Verdão fará sua segunda participação consecutiva no torneio. Em 2021, o clube foi derrotado pelo Defensa y Justicia, da Argentina, nos pênaltis.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Em 2021, o 4º lugar no Mundial de Clubes e a viagem ao Catar ocorreram ainda em meio ao Brasileirão. Vale lembrar que a temporada teve o calendário devastado pela paralisação de mais de quatro meses pela pandemia de Covid-19. Entre o retorno do Oriente Médio e o jogo de ida da Recopa, foram 11 partidas disputadas em menos de dois meses, elevando o desgaste.
Após vitória na Argentina no jogo de ida, o Palmeiras enfrentou outra decisão e perdeu a Supercopa para o Flamengo nos pênaltis, apenas quatro dias depois. Na sequência, também foi derrotado de forma dramática nas penalidades pelo Defensa y Justicia, em Brasília (o Governo de São Paulo não liberou o Allianz Parque em meio à pandemia). Foi, talvez, a semana mais difícil de Abel Ferreira no comando do Verdão.
Em 2022, no entanto, a situação é diferente. Os jogadores puderam ter férias e pré-temporada para iniciar o calendário da temporada em boa forma física e mental. A equipe lidera o Paulistão enquanto roda o elenco e fez uma participação digna no Mundial de Clubes, perdendo a final para o Chelsea somente na prorrogação, com direito à invasão palmeirense nos Emirados Árabes. Abel Ferreira e jogadores parecem estar em sintonia com a torcida, mostrando entrosamento e organização de alto nível.
Em relação à escalação, alguns jogadores que foram titulares na última Recopa não fazem mais parte do elenco, como nos casos de Willian, Felipe Melo e Matías Viña. A principal diferença é a presença de Dudu, que retornou ao clube em julho de 2021. Para esta quarta-feira, Luan está fora por lesão e Gustavo Scarpa é dúvida.
Se em 2021 o torneio não recebeu tanta importância em meio à ressaca e à maratona de uma extensa temporada, a conquista inédita do troféu sobre um adversário brasileiro é um dos objetivos deste início de 2022.
Assim como na última edição, a transmissão será exclusiva da Conmebol TV. Os ingressos para a torcida do Palmeiras na Arena da Baixada estão esgotados. A premiação para o campeão é de 1,6 milhão de dólares (R$ 8,1 milhões, na cotação atual) – 30% a mais em relação ao ano passado.
LEIA MAIS
- Tuchel destaca festa da torcida do Palmeiras e analisa vitória do Chelsea no Mundial: ‘Contamos com a sorte’
- Em grande fase, defesa do Palmeiras sofre poucos gols no início de 2022
- Marcos Rocha celebra novo recorde com a camisa do Palmeiras: ‘Gratificante’