Palmeiras pode ter seleta lista de atletas campeões do Brasileirão em mais de uma categoria em 2022

Cinco jogadores atuaram tanto pelo campeonato nacional de base como pelo profissional, mas lista pode ser ampliada até o final do ano

O Palmeiras derrotou o Corinthians por 1 a 0 no último domingo (25) e ficou com a taça do Brasileirão Sub-20. Se nas categorias de base o título nacional já foi conquistado, no profissional a equipe de Abel Ferreira possui oito pontos de vantagem para o vice-líder e pode faturar a dobradinha nesta temporada.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Caso o título da equipe profissional se confirme, um seleto grupo de jogadores poderá fazer história ao vencer o troféu juvenil e principal no mesmo ano. Ao todo, cinco atletas participaram das duas campanhas, sendo eles o zagueiro Naves, o lateral-direito Gustavo Garcia, o lateral-esquerdo Vanderlan, o volante Fabinho e o atacante Giovani. E ainda há a possibilidade de Endrick estrear no time principal.

Autor do gol do título, a promessa de 16 anos é tida como um dos principais nomes de sua geração e, por isso, é pedido com frequência pela torcida entre os profissionais. Apesar da calma pregada pela comissão técnica, a Cria da Academia já esteve no banco de reservas em uma oportunidade, diante do Santos, pelo Brasileirão.

Entre os mais jovens, quem já está mais ambientado ao profissional é Vanderlan, que soma sete aparições no Brasileiro com Abel Ferreira. Fabinho, Garcia e Naves totalizam quatro, três e duas partidas no torneio principal, enquanto Giovani entrou em campo somente uma vez.

Já pelas categorias de base, quem mais jogou foi Naves, com 11 partidas na competição nacional. Na sequência, aparecem Garcia, com sete, e Fabinho, com cinco. Efetivado com Abel, Vanderlan atuou em apenas dois jogos do Brasileirão Sub-20. Giovani, sofrendo com lesões, completa a lista com uma aparição.

A lista ainda deverá ser ampliada até o final do Campeonato Brasileiro, caso o título seja conquistado com antecedência.

Do atual elenco Sub-20, os zagueiros Henri e Michel, os meias Yago Santos e Jhon Jhon, além dos atacantes Kevin e Vitinho, possuem experiência profissional, com atuações no Paulistão e Brasileirão em 2021. Artilheiro palestrino no Brasileirão Sub-20, Jhonatan é o único a atuar com a comissão técnica portuguesa em 2022, ao participar de uma partida na Libertadores.

Após o título do Brasileiro, o time Sub-20 do Palmeiras iniciará sua caminhada na Copa do Brasil, tentando a Tríplice Coroa da categoria, depois de faturar a liga e a Copinha. O primeiro confronto será já na quarta-feira (28) contra o CEU ABC-MS às 15h (de Brasília) na Academia de Futebol 2 em Guarulhos.

Enquanto isso, o profissional segue na reta final na disputa do hendeca Campeonato Brasileiro. Vivendo as últimas 11 finais da competição, a equipe entra em campo nesta quarta-feira (28), às 21h45 (de Brasília), fora de casa, em duelo válido pela 27ª rodada.

LEIA MAIS:
Palmeiras e Cimed fecham parceria que ‘vai muito além das quatro linhas do campo’
Atlético-MG x Palmeiras: saiba como assistir à partida pelo Brasileirão
VÍDEO | Melhores momentos: Palmeiras 1 x 0 Corinthians – final do Brasileirão Sub-20