Palmeiras melhora na segunda etapa, goleia Mauá e avança para terceira fase da Copinha

Verdão apresenta futebol abaixo no primeiro tempo, mas evolui no segundo e garante classificação

Na tarde desta quinta-feira (13) o Palmeiras Sub-20 goleou o Mauá-SP por 4 a 0, no Estádio Distrital do Inamar, em Diadema-SP, em jogo válido pela segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha. Primeiro mata-mata da competição, os gols palestrinos foram marcados por Fabinho, Gustavo Garcia, Vitinho e Kevin.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O time treinado por Paulo Victor Gomes terminou a primeira fase na liderança do Grupo 28, com sete pontos, empatado com o Água Santa. O Verdão, no entanto, garantiu a ponta pelo melhor saldo de gols. Já a equipe de Mauá havia sido o segundo colocado do Grupo 27 com cinco pontos, obtendo dois empates e uma vitória. Com o resultado de hoje, o Alviverde irá encarar o Atlético Goianiense na terceira fase.

O JOGO

Nesta partida, o Verdão teve os retornos do goleiro Mateus e do zagueiro Lucas Freitas, recuperados da Covid-19. O zagueiro Naves, o meio-campista Bruno Menezes e o atacante Giovani, que treinaram com o elenco profissional nos últimos dias, também estão à disposição. Por outro lado, diante do Mauá, o Palmeiras não contou com o meio-campista Jhonatan e o atacante Endrick, ambos com a Covid-19. Além deles, o zagueiro Michel e o atacante Daniel seguem se recuperando de lesão. Por fim, o zagueiro Talisca, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, também ficou de fora.

Com isso, Paulo Victor Gomes conseguiu escalar um Palmeiras muito próximo ao tido como ideal diante do Mauá. Com o capitão Pedro Bicalho, recuperado de Covid-19, estreando na Copinha, o meio campo ganhou também o reforço de Luis Guilherme, de apenas 15 anos, começando como titular pela segunda vez na competição.

Escalação do Palmeiras

Em partida que começou truncada, quem teve as melhores chances nos minutos iniciais foi o Mauá. Abusando de ligações diretas, o Palmeiras não criava e via o time visitante chegar em bolas paradas.

Foi apenas aos 24 minutos quando o Verdão conseguiu chegar com perigo. Em uma das poucas bolas no chão, Luis Guilherme acionou Garcia infiltrando na área. O camisa 2 cruzou e João Pedro parou na trave. Tendo Luis Guilherme como o criador mais acionado, o jovem de 15 anos foi quem mais colocou a bola na relva, mas, consequentemente, quem errou mais passes.

Aos 30´, Fabinho apareceu na área e abriu o marcador de cabeça, repetindo jogada ensaiada que já havia sido tentada minutos antes. 1 a 0 e tranquilidade após o susto no início do embate.

Apesar do gol, o Mauá continuou levando perigo em bolas aproveitando a linha alta da defesa do Palmeiras. Aos 40’, Naves foi providencial no corte, que poderia empatar a partida. No ataque, o time palestrino abusava da bola alçada na área, tendo baixo aproveitamento na pontaria e nas tentativas de Gabriel Silva.

Com a saída de Gabriel Silva e a entrada de Kevin no intervalo, o Palmeiras passou a ter dois pontas abertos, um centroavante na área e Luis Guilherme como armador centralizado. Com a bola no chão e chegada dos laterais, o Verdão passou a mandar no jogo e apresentar um bom futebol.

Bom desempenho recompensado em lances de perigo e gol. Aos 13´, Garcia penetrou na área, mas parou em boa defesa do arqueiro. No lance seguinte, a jogada se repetiu, mas com o camisa 2 completando para a rede. 2 a 0.

Após o segundo tento, o Mauá manteve a mesma postura, se defendendo e tentando jogar no erro do Palmeiras. Em cima, o Alviverde continuou criando, mas não conseguiu ampliar o placar. Lucas Sena, aos 25′, e Giovani, aos 30′, tiveram as melhores oportunidades.

Após os 30 minutos, o Mauá foi ao ataque e sofreu com os contra-ataques. Em uma das investidas, Vitinho aproveitou rebote de Giovani e ampliou. Já nos acréscimos, Kevin acertou uma bomba do meio campo e encerrou o placar. 4 a 0.

O CAMPEONATO

O Palmeiras chegou à Copinha embalado pela quinta conquista consecutiva do Campeonato Paulista Sub- 20. No último dia 22 de dezembro, o time se sagrou campeão da competição estadual após vencer o Mirassol por 1 a 0, fora de casa, e conquistar um 3 a 0 no placar agregado. Ao todo foram 24 jogos disputados na competição, com 17 vitórias, cinco empates e duas derrotas, além de 68 gols marcados e 18 sofridos.

Desde a chegada do treinador Paulo Victor Gomes ao comando do Sub-20 alviverde, na vitória fora de casa por 2 a 0 contra a Itapirense pelo Campeonato Paulista, o time está invicto, seja no Paulista ou representando o time profissional no Brasileirão. Ao todo, são 18 jogos, com 12 vitórias, seis empates, 43 gols marcados e apenas seis sofridos, além da conquista do certame estadual.

Após bater o Mauá, o Palmeiras volta a campo pela Copinha no próximo sábado (15) diante do Atlético Goianiense, em jogo válido pela terceira fase da competição. Os horários da partida serão divulgados na noite de hoje pela Federação Paulista de Futebol (FPF), no entanto, Diadema seguirá como sede da equipe.

Leia Mais