Notícias Palmeiras

Palmeiras no Oriente Médio: como foi a primeira viagem do clube para a região

Verdão realizou excursão durante a década de 1970 e dividiu hotel com rival, que se recusou a disputar amistoso na Turquia

Palmeiras no Oriente Médio: como foi a primeira viagem do clube para a região

A delegação do Palmeiras desembarcou em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na última quinta-feira (3), para a disputa do Mundial de Clubes. Embora o Verdão tenha passado pelo Catar no ano passado, também para competir pelo torneio, a primeira visita do clube ao Oriente Médio aconteceu ainda na década de 1970.

Organizada pelo empresário libanês Elias Zacour, grande personalidade do futebol brasileiro à época, a excursão aconteceu em 1972 e teve início na Espanha. Depois de partidas contra o Real Zaragoza, da Espanha, e o Hamburgo, da Alemanha, o time seguiu para a região no sudoeste asiático.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

A primeira parte do percurso foi no Teerã, capital do Irã, onde o Alviverde superou o Taj, time iraniano, pro 2 a 1, com gols de Madurga e Fedato. A equipe, inclusive, viria a mudar de nome anos depois durante a Revolução Islâmica. Com a derrubada da monarquia, a alcunha Taj (traduzida do persa para Coroa) mudou para Esteghlal (Independência).

Antes seguir viagem, a equipe comandada por Oswaldo Brandão venceu a seleção do Teerã, por 3 a 0, com gols de Madurga, César Maluco e Fedato. Integrante daquele time, Edu Bala relembra momentos com o treinador no país.

– Sempre que excursionávamos, jogávamos em estádios cheios e tínhamos a oportunidade de conhecer outras culturas. O difícil era aguentar o mau humor do Brandão. Saíamos do hotel para fazer compras e, quando voltávamos, ele estava na recepção nos esperando. Queria saber onde tínhamos ido, por que tínhamos demorado – relata.

O Palmeiras deu sequência a seu périplo rumo à Turquia. Em Istambul, o time bateu a dupla de rivais turcos Galatasaray e Fenerbahce, respectivamente por 1 a 0 (César) e 2 a 1 (César e Ronaldo). Além disso, a delegação alviverde hospedou-se no mesmo hotel do rival Corinthians.

De acordo com matéria da Folha de S. Paulo, houve um pedido de cartolas do futebol turco para que fosse realizado um Dérbi amistoso no Estádio Nacional de Istambul. A diretoria corintiana, no entanto, rechaçou de prontidão a partida, que seria o primeiro clássico fora do estado de São Paulo, algo que não aconteceu até hoje.

O Verdão deixou o Oriente Médio com 100% de aproveitamento e retornou em 2021. Na ocasião, foi derrotado por 1 a 0 pelo Tigres, do México, e perdeu nos pênaltis para o Al Ahly, do Egito, depois de 0 a 0 no tempo regulamentar.

Agora o time de Abel Ferreira busca retomar as vitórias na região para buscar o título Mundial. A estreia do Maior Campeão do Brasil na competição acontece na próxima terça-feira (8) às 13h30 (de Brasília), no Estádio Al Nahyan, contra o vencedor de Al Ahly e Monterrey, do México.

LEIA MAIS
Vídeo: Rony agradece apoio da torcida do Palmeiras
Mateus vai da Copinha ao Mundial
Conheça o hotel que hospeda o Palmeiras em Abu Dhabi

Palmeiras hoje: Andreas avisa torcida do Fulham: ‘Nos vemos em 2025’ Palmeiras hoje: Fisioterapeuta deixa Corinthians e encaminha chegada ao Verdão Palmeiras hoje: Zé Rafael e Rony vivem situações diferentes sobre futuro Sem dono: relembre camisas 7 do Palmeiras no Século XXI Palmeiras hoje: Postura do Fulham mantém Verdão confiante por Andreas