Palmeiras reencontra Matheus Couto, destaque do Guarani e ex-Cria da Academia

Meia atuou no Verdão entre 2014 e 2016 e participou da reativação das categorias menores do clube; hoje reencontra ex-clube pelo Campeonato Paulista Sub-20

O Palmeiras Sub-20 terá pela frente o Guarani, nesta quarta-feira (09), às 15h (de Brasília), na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, pela quarta rodada da segunda fase do Campeonato Paulista da categoria. A partida marca o reencontro do meia Matheus Couto, de 20 anos, com o Verdão.

No Verdão por três temporadas, o jovem chegou ao clube em 2014, no Sub-11, e deixou a equipe em 2016, quando se transferiu para o Juventus-SP. No Guarani desde 2020, Matheus relembrou em entrevista ao NOSSO PALESTRA a trajetória construída na Academia de Futebol.

Se hoje a equipe palmeirense é referência em categorias de base, há nove anos, quando o atleta chegou, o time vivia o processo para reativar as categorias Sub-11 e Sub-13. Desde a reativação, essas categorias já faturaram seis vezes o Campeonato Paulista – três em cada categoria.

– Eu cheguei no Palmeiras aos 10 anos de idade, através do meu antigo técnico da época em que eu jogava futsal na Portuguesa. Ele se transferiu para lá e acabou me convidando para ir. Eu fui sem pensar duas vezes, a princípio eu tinha ido para jogar futsal, porém, naquele mesmo ano, o Palmeiras tinha um projeto para reativar as categorias Sub 11 e Sub 13 do futebol de campo, e eu fui chamado para jogar. Então, a partir daí eu comecei a atuar tanto pelo futsal, quanto pelo campo – disse.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Em 2014, primeira temporada de reativação da categoria Sub-11, Matheus e a equipe palestrina foram vice-campeões da competição, perdendo para o Corinthians na final após vitória por 2 a 1 em casa e derrota pelo mesmo placar na volta. O jovem foi autor de um dos gols palestrinos na decisão.

– Um dos momentos marcantes para mim, foi jogar um derby em uma final de Campeonato Paulista no meu primeiro ano jogando no campo, foi uma sensação indescritível poder atuar em um estádio cheio com torcida organizada, com a minha família presente, fazer um gol na segunda partida na casa do rival, e tudo isso com apenas 11 anos. Foi realmente um momento bem especial e marcante na minha vida – relembrou.

No entanto, a carreira do jovem no Verdão foi interrompida por conta da maturação do corpo do jovem. Com dores no joelho em decorrência do crescimento, ficou de fora da reta final do título do Paulistão Sub-13 de 2016, e deixou o clube após o término da temporada.

– Eu vivi um momento difícil no clube, um pouco depois de completar 13 anos, comecei a sofrer muito com uma lesão que tive no joelho por conta da fase de crescimento, algo natural do corpo, mas que me afastou por uns dois meses aproximadamente. E nesse mesmo ano nossa equipe conseguiu ser campeã do Campeão Paulista Sub-13, porém, eu não consegui e atuar nas partidas finais do campeonato por conta dessa lesão. Então esse foi um momento bem complicado para mim no clube – acrescentou.

VEJA NO NOSSO PALESTRA!
Palmeiras aplica goleada no Corinthians e abre vantagem na semifinal do Brasileiro Sub-20

No primeiro confronto entre as equipes pela segunda fase do Estadual, o jogo terminou empatado por 0 a 0, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O Guarani possui os mesmos sete pontos, porém tem um saldo de gols inferior ao do Palmeiras. Para o jovem, o jogo de volta tende a ser novamente de muito equilíbrio.

– Eu acredito que vai ser um jogo muito disputado e competitivo, assim como foi o primeiro. O Guarani se portou muito bem diante do forte Palmeiras. Então com certeza vai ser um jogo decidido nos detalhes, e espero que o Guarani consiga sair com o resultado positivo, que nos colocaria a um passo da classificação – concluiu.

O Verdão é líder do grupo 19 no Paulista Sub-20, com sete pontos. Desde o início da competição, a equipe já disputou 13 partidas, com 12 vitórias e um empate, somando 44 gols marcados e sete sofridos – o artilheiro do time no torneio é o meio-campista Pedro Lima, com seis tentos. O Guarani é o segundo colocado, com os mesmos sete pontos, mas com saldo de gols inferior.

A partida desta quarta-feira entre Palmeiras e Guarani acontece entre os dois jogos da semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20. No primeiro duelo, os palestrinos golearam o Corinthians por 5 a 0, em Santana de Parnaíba, com gols de Thalys, Allan, Kevin (duas vezes) e Juninho. O jogo de volta será realizado no dia 15 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.