Palmeiras reencontra Wesley Carvalho, multicampeão nas categorias de base do clube
Treinador passou quatro anos no Verdão e venceu Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2018 com Gabriel Menino e Artur
O Palmeiras reencontrará Wesley Carvalho, ex-técnico do Sub-20, na partida diante do Athletico-PR neste domingo, às 16h (de Brasília), em Curitiba, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Multicampeão pela base, o comandante deixou o time paulista em 2021 e, após passagem como auxiliar-técnico, comanda o time paranaense como interino após a saída de Paulo Turra.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
No comando do Athletico há dez dias, Wesley assumiu o cargo após as saídas de Luis Felipe Scolari, diretor de futebol, e Paulo Turra, que estava no cargo técnico desde o início da temporada. Ao todo, são três jogos, com duas vitórias (contra o Corinthians, pelo Brasileirão, e Alianza Lima, na Libertadores) e uma derrota, contra o São Paulo, também pelo Brasileiro. Em 2022 o treinador fez dois jogos como interino, com triunfos sobre Ceará e Tocantinópolis.
São cinco gols marcados e dois sofridos, com duas partidas seguidas sem levar gol do time rubro-negro. Para os atletas, o treinador agrada após mudar o esquema tático de adotar o 3-5-2 e a marcação pressão no campo de ataque.
– Quem está no dia a dia sabe o tanto que o Wesley trabalha para estar vivendo o que vive hoje. É muito cedo, mas é uma mudança muito grande no estilo de jogo, com o espírito de antigamente que tínhamos desviado um pouco. Conseguimos encaixar um pouco melhor e temos muito o que melhorar – disse Thiago Heleno, outro ex-Palmeiras, ao ‘ge’.
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Weverton fala sobre recorde na Libertadores da América
No Verdão entre 2017 e 2021, o treinador somou diversas conquistas à frente do Sub-20 no período, como o Campeonato Brasileiro (2018), a Copa do Brasil (2019), o tricampeonato Campeonato Paulista (2017, 2018 e 2019), a Copa RS (2018), além de outros títulos internacionais, como o bicampeonato (2018-2019) do Torneio de Terborg, na Holanda. No título estadual de 2020, Wesley comandava o clube, mas quem ficou à beira do gramado foi o auxiliar-técnico Gilmey Aimbere.
Durante a passagem pelas categorias de base, o comandante treinou o meia Gabriel Menino e o atacante Artur – ambos campeões do Brasileirão Sub-20 em 2018. Além da dupla, nomes como Wesley, Patrick de Paula, Lucas Esteves, Vitão e Luan Candido foram nomes que estiveram no elenco palestirno.
Pelo time profissional da equipe palestrina, o treinador somou uma partida na campanha do decacampeonato, em 2018. Antes de chegada de Felipão ao clube, Carvalho comandou a equipe no triunfo contra o Paraná, ainda no primeiro turno da competição. A partida marcou o único jogo de Artur como titular no clube antes de retornar, já em 2023.
Na partida deste sábado, Palmeiras e Athletico-PR se enfrentam por um lugar na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista vem de duas derrotas em sequência e está em quarto lugar com 22 pontos. O Furação é o nono, com 19, e pode alcançar o time de Abel Ferreira em caso de vitória.