Palmeiras retorna ao marco zero da mudança de filosofia do clube

Verdão atuou no Brinco de Ouro como mandante pela última vez em 2019, quando Gabriel Veron marcou primeiro gol de safra de Crias da Academia que fizeram sucesso no clube

O Palmeiras encara o Cuiabá neste sábado (24) no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pelo Campeonato Brasileiro. O Verdão retorna ao local como mandante após cinco anos e uma grande reestruturação de filosofia, com elencos que passaram a incluir mais a utilização das categorias de base.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Torcida do Palmeiras prepara mosaico para confronto da Libertadores

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

O estádio Brinco de Ouro foi palco de um dos marcos zero desta nova etapa vivida pelo clube. Em novembro de 2019, o Palmeiras, na época comandada por Andrey Cebola, técnico interino, foi até o interior de São Paulo enfrentar o Goiás, pela 37ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, o atacante Gabriel Veron marcou o primeiro gol com a camisa do clube, iniciando uma nova era na Academia de Futebol.

Foi o primeiro gol marcado por um Cria da Academia desde quando o clube passou a incluir os jovens atletas no plantel principal. Desde 2020, 41 Crias da Academia jogaram pelo time profissional e em todos os títulos de Abel Ferreira, ao menos um atleta oriundo das categorias de base esteve como titular dentro de campo.

O Verdão colhe os frutos de uma grande reestruturação que começou em 2015, com a chegada de João Paulo Sampaio para a coordenação das categorias de base. Desde então, o clube passou a ser referência no segmento e acumula títulos nas categorias juvenis – em 2023, o Palmeiras rompeu a marca de 200 troféus na base.

O retorno também é financeiro. Somente com as vendas de Endrick e Estevão, principais joias do clube, o faturamento atingiu cerca de R$ 750 milhões. Nomes com os meias Danilo e Luis Guilherme, além dos atacantes Kevin e Arthur, ajudam a aumentar ainda mais as cifras, que já romperam a barreira de R$ 1biilhão.

O atual elenco do Palmeiras é composto por mais de um quarto de atletas das categorias de base.  O Alviverde tem 29 jogadores listados no site. Desses, oito são atletas vindo da base, o que corresponde 27%.