Palmeiras tenta coroar trabalho de base com inédita Copinha

As categorias de base do Palmeiras tiveram excelentes resultados em 2017. Atual Campeão Paulista Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-17, o clube iniciará o ano já com o maior desafio para a categoria em 2018: a Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio que possui uma grande tradição na revelação de grandes talentos do futebol brasileiro.

Do time campeão paulista Sub-20, apenas três jogadores estouraram a idade permitida pela Federação Paulista para jogarem a Copinha. O goleiro Daniel Fuzatto e os zagueiros Augusto e Pedrão. O restante do time deve ser a base da equipe que está no Rio Grande do Sul disputando a Copa RS.

O Palmeiras derrotou o Juventude na quarta-feira (13) por 1 a 0 e chegou a semifinal da competição. O time foi: Anderson; Matheus Rocha (Johnny), Vitão, Iago e Luan; Matheus Neris (Alan), Gabriel Furtado, Fernando (Juninho) e José Aldo; Airton (Yan) e Papagaio (Léo Passos)

Alguns garotos do Sub-17 também devem ser chamados pelo técnico Wesley Carvalho para completarem o elenco que vai em busca da primeira Copinha da história do Verdão. O Palmeiras estreia no dia 2 de janeiro de 2018, às 21h30 contra o Luverdense – MT em Taubaté.

Time base que deve disputar a Copinha.
(Foto: Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação)

Listamos alguns destaques do alviverde para você ficar de olho durante a competição:

Vitão: Zagueiro capitão da Seleção Brasileira Sub-17, o garoto deve atuar na Copinha mesmo tendo menos idade do que a maioria dos garotos da competição. Alto e ágil nos desarmes, Vitão tem um grande futuro pela frente.

Maílton: Lateral direito de 19 anos, o jovem já atuou pelo profissional e era chamado por Cuca frequentemente para treinar com o time de cima. No momento defende a Seleção Paulista Sub-20 e não está na Copa RS.

Matheus Neris: Volante se destacou muito em 2017 e deve ganhar chance nos profissionais após a Copinha.

Gabriel Furtado: Volante de marcação, Furtado chegou a atuar no elenco principal de titular diante da Ponte Preta, neste ano, pelo campeonato brasileiro.

José Aldo: Meia armador habilidoso, foi um dos grandes destaques do Sub-20 no ano.

Yan: Outro meia de armação que possui uma forte característica de criação e chuta muito bem de fora da área.

Fernando: Mais um que atuou pelos profissionais neste ano, diante do Vitória pelo Brasileirão. Habilidoso e com faro de gol, uma das grandes promessas da base do clube.

Léo Passos: Jogando a sua segunda Copinha pelo Palmeiras, o atacante foi um dos artilheiros do Sub-20 no ano e é a maior esperança de gols da equipe.

Alan Guimarães: Sondado por grandes clubes da Europa, Alanzinho ainda tem 17 anos, mas vai para a sua segunda Copa São Paulo. Habilidoso, inteligente e com um passe preciso, é a maior esperança da base do clube após Gabriel Jesus.

Papagaio: Revelado no futsal do Palmeiras, o atacante vem se destacando no campo com boas atuações na Copa RS.

A última vez que o Palmeiras chegou perto de conquistar a Taça São Paulo foi em 2015, quando o time parou nas semifinais. Mesmo sem o título, o campeonato serviu para Gabriel Jesus e Matheus Sales aparecerem e subirem direto para o elenco profissional.

O Palmeiras chegou na decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior duas vezes na história. A primeira ainda em 1970 e a mais recente em 2003, quando foi derrotado nos pênaltis pelo Santo André. Daquele time saíram nomes como Gláuber, Diego Souza, Edmílson e Vágner Love, todos grandes destaques da campanha da Série B do mesmo ano. O goleiro Deola também fez longa carreira profissional no clube.

Em 2016, jogando com diversos garotos com a idade bem abaixo do limite estipulado para a Copinha (20 anos), o Palmeiras foi eliminado pelo Sport na segunda fase da competição. Esse ano a esperança é que o Verdão seja um dos grandes favoritos ao título, já que possui uma das melhores gerações dos últimos anos.

Anote na agenda as datas e os horários para não perder nenhum jogo da garotada do Verdão. Para quem não for de Taubaté e região, os jogos serão transmitidos por Sportv e Espn.

Taubaté – Estádio Joaquinzão

02/01 – 21h30 – Palmeiras x Luverdense-MT (Sportv/Espn)

05/01 – 21h30 – Moto Club x Palmeiras (Sportv)

08/01 – 20h – Taubaté x Palmeiras (Sportv/Espn)