Palmeiras vai com quarteto defensivo inédito em 2020 para enfrentar Bahia

Contra o Tricolor de Aço, o técnico Luxemburgo precisará recorrer a uma linha de defesa que não atuou junta no ano até agora

O duelo entre Palmeiras e Bahia, marcado para as 19h deste sábado (29), terá algo inédito, neste ano, na escalação titular alviverde. Será a primeira vez em 2020 que Mayke (Gabriel Menino), Luan, Gómez e Matías Viña (Diogo Barbosa) formarão o quarteto defensivo inicial do Verdão.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

A única vez no ano em que o Palmeiras utilizou uma linha de defesa composta por quatro destas opções foi contra o Tigre, na primeira rodada da Libertadores. Naquela ocasião, isto ocorreu porque Felipe Melo, o então zagueiro titular, foi deslocado no segundo tempo para a volância. Assim, Gabriel Menino, Luan, Gómez e Viña compuseram a zaga. Contudo, esta defesa foi formada durante o jogo, então não conta como titular.

Palmeiras encerrou o Paulistão com a melhor defesa: apenas 7 gols sofridos (Foto: Cesar Greco)

Além disso, a probabilidade de a escalação inicial do Palmeiras contra o Bahia contemplar uma linha de defesa nunca antes vista é grande: basta que Luxemburgo não escale Mayke, Luan, Gómez e Diogo Barbosa juntos. Afinal, esta foi uma das defesas mais escaladas por Felipão em 2018, portanto, não seria inédita.

Do contrário, se a defesa for Mayke, Luan, Gómez e Viña, será inédita na história. Assim como se for Gabriel Menino, Luan, Gómez e Diogo Barbosa.

Razões que provocaram o incomum quarteto defensivo do Palmeiras contra o Bahia

Em especial, este ser o ano de estreia de Matías Viña e Gabriel Menino no Palmeiras explica tal novidade. Como ambos têm pouco tempo de casa, a chance de formarem uma escalação inédita é maior, em comparação aos outros. Outro fator importante é a lesão de Marcos Rocha: ele é o titular da posição, desta forma, é natural desfigurar o time quando o desfalca.

Vitor Hugo, por sua vez, não disputa uma vaga na equipe titular, então é uma opção a menos para se fazer combinações. Ou o fato de Felipe Melo, antes volante, ter sido realocado para a zaga em 2020 e também estar lesionado. Estas variáveis explicam o porquê de a defesa do Palmeiras ter uma cara tão ‘nova’ neste ano.

LEIA MAIS:

Bahia x Palmeiras: onde assistir, arbitragem e escalação

Palmeiras pede alto após receber proposta, mas quer vender Scarpa

Encostado no Palmeiras, Guerra perde reencontro com Bahia de Roger Machado