Palmeiras posta vídeo da Arrancada Heroica nas redes sociais e produtora quer diretos autorais; Clube se sente resguardado

Mídias oficiais do Alviverde publicaram conteúdo feito em 2017 e Liquid Films / Infinity Filmes, contratada pelo serviço, entende que contrato tinha como finalidade aniversário de 103 anos

O Palmeiras deu início as comemorações dos 80 anos da mudança de nome e tem utilizado vídeos e depoimentos nas redes sociais como linha do tempo para reproduzir os dias que antecederam a Arrancada Heroica.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Na madrugada do último dia (13), um dos conteúdos publicados gerou uma discussão sobre os direitos autorais. O vídeo, feito pela produtora Liquid Films / Infinity Filmes, em 2017, foi veiculado na festa de aniversário do Palmeiras em comemoração aos 75 anos da data e tinha como objetivo ser passado para os convidados do banquete. De acordo com apuração do NOSSO PALESTRA, a empresa entende que a veiculação era exclusiva para a ocasião do aniversário e o clube tinha o direito de exibir o conteúdo por cinco anos para fins jornalísticos e/ou divulgação do evento. O prazo terminou em agosto passado.

Internamente, o Palmeiras tomou conhecimento do assunto com estranheza, uma vez que o mesmo conteúdo foi replicado em canais oficiais do clube nos anos de 2018 (YouTube) e 2019 e 2020 (Twitter), sem que ninguém questionasse os direitos. O Alviverde, após uma análise inicial do contrato assinado há cinco anos, se sente resguardado para utilizar o filme. O trecho recortado para as redes sociais, inclusive, conta com a logomarca da TV Palmeiras.

Ithamar Lembo, contratado à época para fazer a locução, explica o motivo pelo qual, na visão dele, o Palmeiras não deveria ter usado o vídeo para outros fins.

– Quando alguém contrata uma produtora para que um vídeo seja feito, ele tem uma finalidade. O valor cobrado vai de acordo com o local e o tempo em que ele será veiculado. Comercial em TV, rede social, evento fechado… Cada um tem um preço diferente. Naquele caso, era para a festa de 103 anos do clube. O vídeo publicado na rede social com a logo na TV Palmeiras é como se uma emissora de TV pega a imagem de outra e coloca a logo dela por cima – comenta Ithamar, ao NP.

– Um amigo disse que a voz parecia com a minha e expliquei que havia feito esse trabalho há cinco anos. Mandei e-mail para ouvidoria do Palmeiras e mensagem no Instagram e Twitter. Quero resolver amigavelmente com alguém do clube e este sempre é o melhor caminho. Caso ninguém entre em contato, vou procurar os meus direitos – completa Ithamar Lembo, ciente de que ele foi contratado pela produtora e não pelo Palmeiras para executar o serviço.

A reportagem conversou com os responsáveis pela produtora Liquid Films / Infinity Filmes e foi informado que os advogados da empresa vão procurar o Palmeiras. O clube enviou resposta por meio de nota. Confira o posicionamento na íntegra:

“O Palmeiras entende ser o titular do conteúdo audiovisual mencionado, podendo utilizá-lo, portanto, em seus canais oficiais. O clube não recebeu notificação judicial ou extrajudicial acerca deste tema e, caso isso venha a ocorrer, vai se manifestar nos fóruns competentes”.

LEIA MAIS:
Veja a camisa especial feita para o sócio Avanti
Opinião: ‘Palmeiras e Puma acertam em camisa, mas número reduzido frustrará Avanti’