Pela saúde? Relembre controvérsias do Flamengo, que quer adiar duelo com Palmeiras

O pedido do Rubro-Negro para o STJD reconsiderar o adiamento da partida contra o Alviverde foi negado na noite de ontem (26)

Apesar dos esforços do Flamengo para adiar o duelo diante do Palmeiras no Allianz Parque, antes previsto para este domingo (27), a partida tem chances de acontecer normalmente. Com mais de uma dezena de jogadores infectados pelo novo coronavírus, o Rubro-Negro entrou não só com um pedido de adiamento no Sindicato dos Atletas e na CBF, como também no STJD, que, na noite de ontem (26) , negou o pedido de reconsideração da equipe carioca.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram!

Além do fato de que outros clubes, a exemplo do Goiás, tiveram que entrar em campo mesmo depois de detectarem surtos da Covid-19 no seu elenco, a postura do Flamengo desde o começo da pandemia também fez com que parte da opinião pública não comprasse sua versão dos fatos.

No começo do mês de maio, quando o Brasil enfrentava uma das fases mais delicadas no combate ao novo coronavírus, o Flamengo demitiu 62 funcionários para enxugar a folha de gastos. A falta de sensibilidade da diretoria foi alvo de críticas por parte dos trabalhadores, que adjetivaram a atitude como “desumana”.

Pouco mais de 20 dias depois da debandada flamenguista, o presidente Rodolfo Landim se posicionou a favor do retorno do futebol no território brasileiro. Vale destacar que, à época, o Rubro-Negro já havia adotado uma postura contrária das autoridades do Rio de Janeiro e optou por retomar os treinamentos na semana anterior da declaração do mandatário.

– Por que não voltar o futebol? Só porque a curva da pandemia é ascendente? Mas está ascendente porque outras atividades não estão usando nosso protocolo. Qual o protocolo das lojas de construção? O futebol tá dando exemplo. – disparou, em entrevista concedida ao Fox Sports.

No mês seguinte, o Flamengo voltou a descumprir com as obrigações impostas pela Federação do Rio de Janeiro (FERJ). A equipe se apresentou 24 horas antes da partida que marcou a retomada do Campeonato Carioca, enquanto o protocolo “jogo seguro” previa pelo menos dois dias de concentração.

Logo na segunda rodada do Brasileirão, o Flamengo teve mais uma oportunidade de demonstrar preocupação com a saúde pública, mas não o fez. Alheio às infecções por Covid-19 no elenco do Atlético Goianiense, a equipe carioca não se manifestou a respeito da possibilidade de não entrar em campo. A partida acabou com revés dos cariocas, pelo placar de 3 x 0.

Dias antes de ser noticiado o surto de Covid-19 no Rubro-Negro, Marcos Braz defendeu com veemência a volta de torcida aos estádios.

– Tendo segurança, tem que ter público. – declarou o dirigente. Empreitada, essa, que recebeu o veto da CBF, em reunião realizada neste sábado.

Por fim, na última sexta-feira (27), o clube carioca demitiu o social media Matheus Grangeiro, por ter publicado uma foto do elenco comemorando, aglomerado e sem máscara, a vitória sobre o Barcelona-EQU. A imagem gerou repercussão negativa, especialmente após a confirmação do surto de Covid-19 na equipe. Sobre a foto, Rodolfo Landim comentou no programa ‘Redação SporTV’, horas antes de demitir Matheus:

– Sim, (os jogadores) estavam todos testados. É óbvio que na hora que você vai tirar uma foto, você não tira foto com máscara. Eu não tiro foto com máscara: tiro a máscara e prendo a respiração. Vamos relevar aí. Os jogadores jogam sem máscara, é difícil de conter, é coisa natural. Eles se cumprimentam, se abraçam.

Ainda neste final de semana, o Sindicato de Funcionários de Clubes do Rio de Janeiro (Sindeclube), cujo presidente é membro da equipe de segurança do Flamengo, determinou a suspensão da partida, uma vez que há “risco elevado de contágio” aos profissionais escalados para o duelo. No entanto, a CBF é contrária à liminar do Sindeclube e promete agir o mais breve possível para que a partida ocorra sem restrições.

LEIA MAIS
Palmeiras fala em ‘paralisar’ campeonato se protocolo não for cumprido
Em reunião, CBF veta presença de público nos estádios
Justiça do Trabalho do Rio adia Palmeiras e Flamengo; decisão cabe recurso
Palmeiras x Flamengo: Teste negativo para respeito e bom senso