Clube italiano que influenciou a fundação do Palestra Italia, a Pro Vercelli anunciou na manhã desta terça-feira (25), por meio de nota oficial, que vai receber uma delegação do Palmeiras entre os dias 5 e 7 de maio. O encontro entre as duas agremiações foi batizado de PRO&PALMEIRAS e será marcado por confraternizações que selam a boa relação entre os times.
Segundo apurou o NOSSO PALESTRA, o encontro terá a presença do ex-atacante e ídolo Evair, oitavo maior artilheiro da história do clube, e que fez carreira no futebol italiano. Segundo a nota publicada pela Pro Vercelli, Marcelo Solarino, responsável por assuntos exteriores do Palmeiras, também estará presente, e levará uma mensagem da presidente Leila Pereira.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
Além de solenidades, haverá partidas de futebol e um jantar na sede do clube. Em campo, um combinado de atletas da Pro Vercelli irá encarar um combinado de torcedores do Verdão que frequentam o consulado de Dublin, na Irlanda. Os jogos terão transmissão do canal Papo de Porco, no Youtube.
Está marcado um outro duelo, que será disputado entre torcedores das duas equipes, no Estádio Silvio Piola. Após as festividades, o atacante Evair concederá entrevista para a imprensa na tribuna do local. Passeios pela cidade de Vercelli também estão inclusos no período de imersão cultural.
Atualmente, a Pro Vercelli disputa a Série C do campeonato italiano, e já foi eliminada durante a temporada 2022/23. O clube está na 15ª colocação do Grupo A, fora da zona de classificação para os playoffs – a divisão possui três grupos de 20 equipes cada.
Clube presente entre os maiores campeões nacionais da Itália, com sete títulos, a Pro Vercelli, localizada ao norte do país europeu, deixou de viver seus momentos de glória há muitos anos e, hoje, está na 3ª divisão. Presidente da Biancocrociati, Franco Smerieri, em entrevista ao podcast ‘Golazzo’, falou sobre a relação histórica das duas equipes.
Em uma das excursões dos italianos ao Brasil, em 1914, um grupo de imigrantes teria se inspirado nos jogadores da Pro Vercelli para dar nome à Società Sportiva Palestra Itália, que viria a mudar seu nome anos depois, durante a 2ª Guerra Mundial.
– A história do Palmeiras e da Pro Vercelli começa em 1914. Um grupo de imigrantes italianos fundou um time de futebol chamado Palestra Italia. Fundaram porque, naquele ano, os primeiros times a virem jogar no Brasil foram Torino e a Pro Vercelli, mas os imigrantes que já estavam em São Paulo identificaram-se muito mais com a gente e fundaram a Società Sportiva Palestra Italia, seguindo essa forte relação – disse.
Em 2021, para saudar e homenagear a conquista do tricampeonato da Libertadores do Alviverde Imponente, o time italiano entrou em campo com um uniforme verde, remetendo as cores da equipe brasileira. No dia da conquista, a página oficial do Twitter do clube italiano publicou uma foto de uma bandeira do clube italiano em meio à torcida do Verdão no Allianz Parque.
A reaproximação de Pro Vercelli e Palmeiras ocorreu desde 2021, por intermédio do Consulado de Dublin, com auxílio do clube pelo presidente Mauricio Galliote e do então diretor Tarso Gouveia Inicialmente com a proposta de realizar um amistoso entre as duas equipes, o pesado calendário do Verdão nas últimas temporadas impediu o encontro.
Para 2023, no entanto, o Consulado de Dublin, viabilizou o evento na Itália com presença de Palmeirenses do mundo inteiro, que buscará estreitar ainda mais os laços entre as equipes e torcidas. Mais de cem anos após o encontro entre as agremiações, o passado ainda é festejado pelos times.
LEIA MAIS:
Rony volta ao Palmeiras na Copa do Brasil
Ramon Abatti Abel será o árbitro de Tombense e Palmeiras pela Copa do Brasil
Escalação do Palmeiras: Verdão encerra preparação para duelo diante do Tombense