Quem é o conselheiro do Palmeiras que aparece em diversas fotos de títulos dos anos 90?

Foto: Arquivo Pessoal

Nesta última semana, o primeiro título de Copa do Brasil do Palmeiras completou 22 anos, quando o Verdão derrotou o Cruzeiro por 2 a 0 no Morumbi com um gol espírita de Oséas.

No mesmo final de semana, a Rede Globo retransmitiu a final da Copa Libertadores de 99, quando o Palmeiras conquistou a América pela primeira vez.

Algo que chamou atenção nos dois títulos foram as fotos da conquista. Um cartola palmeirense aparece no gramado em diversas fotografias, e o detalhe mais interessante: sempre com um charuto na boca.

WhatsApp-Image-2020-06-02-at-22.48.00--1-

Há mais de 60 anos no quadro associativo do Palmeiras, o conselheiro vitalício Américo Calandriello Jr. lembra com muito carinho da época em que acompanhava o Palmeiras em todos os lugares nos quais ele jogava.

"Os anos de 98 e 99 foram muito especiais. Eu fui em todos os jogos da Copa do Brasil e da Libertadores. Viajava sempre às minhas custas, mesmo sendo conselheiro", lembra Américo.

Com 23 anos como conselheiro vitalício do Palmeiras, Américo esteve na Argentina na semi diante do River Plate e também em Cali, no primeiro jogo da final da Libertadores. E claro que o conselheiro não poderia deixar de ter ido pro Japão.

"Levei comigo meu irmão e minha filha. O jogo contra o Manchester foi no dia 30 de novembro de 1999, dia do meu aniversário. Infelizmente não fomos campeões mundiais, mas a jornada, o que o Palmeiras fez em campo, merecia demais o título!", disse o torcedor símbolo daquela época.

WhatsApp-Image-2020-06-02-at-22.48.00

O conselheiro elogiou a relação entre administração, comissão técnica e jogadores naquele ano de 99: ‘Eram todos jogadores de seleção. Era um ambiente fantástico. Quantas saudades!’

Essa proximidade era o que garantia a entrada do torcedor e seu charuto em campo quando o Palmeiras conquistava algum título.

Américo segue no conselho alviverde e a família Calandriello já está há quatro gerações no quadro de sócios do Verdão.

Para ele, o clube evoluiu bastante nesses últimos 20 anos:

‘O Palmeiras melhorou muito. A atual gestão oferece uma ótima condição aos frequentadores e associados do clube social. O Palmeiras também vem brigando sempre por títulos, tenho muito orgulho de ser torcedor do Palmeiras!’, finalizou o ilustre torcedor que mais do que histórias, possui muitas fotos para contar.

Américo está com 74 anos e até hoje exerce sua presença nas reuniões do conselho deliberativo palmeirense.