‘Regra Vuaden’ fez com que árbitro mudasse posicionamento em escanteios para Palmeiras e São Paulo no Choque-Rei

Leandro Pedro Vuaden adotou estratégias diferentes do que diz a regra para lances assim no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. NP ouviu ex-árbitros do quadro da Fifa sobre o tema

A polêmica arbitragem de Leandro Pedro Vuaden na partida entre Palmeiras e São Paulo, no último dia 14 pelas oitavas de final da Copa do Brasil, teve um ponto diferente em relação ao posicionamento do árbitro em jogadas de escanteio no Allianz Parque.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Em lances a favor do Palmeiras, Vuaden se colocou mais no centro da área, quase se misturando aos atletas dos dois times. Já quando o ataque era a favor dos visitantes, o árbitro optou por ficar mais afastado, chegando a ficar quase fora da grande área, como recomenda a regra.

Vuaden perto dos atletas no lance que resultou no pênalti a favor do Palmeiras (Foto: Reprodução)

Em razão disso, o NOSSO PALESTRA ouviu ex-árbitros da Fifa para entender se tal postura é comum por parte da arbitragem. Um deles apontou erro de Vuaden ao se colocar na área e disse que isso teve reflexo no pênalti marcado para o Alviverde. Na visão da pessoa ouvida pela reportagem, o apitador deveria ter ficado distante do lance. A proximidade fez com que ele não visse o toque na mão do atleta do São Paulo e por isso precisou do auxílio do VAR.

Escanteio a favor do Palmeiras em que Vuaden fica dentro da área do São Paulo (Foto: Reprodução)

Em relação ao modo de como ele se colocou nos escanteios a favor dos rivais, o ex-árbitro comentou que esta é a maneira mais comum, quando o responsável pelo apito tem maior visão do lance. Ele explicou também que alguma recomendação possa ter sido dada a Vuaden ou que ele tenha estudado o posicionamento dos dois times previamente para tomar a decisão, porém reforçou que como ele se colocou nos escanteios favoráveis ao Palmeiras não é maneira recomendável.

Cobrança logo no começo da partida com o árbitro perto dos atletas (Foto: Reprodução)

Um outro ex-árbitro brasileiro que pertenceu ao quadro da entidade máxima do futebol relatou que Leandro Pedro Vuaden não costuma seguir os protocolos estabelecidos pela arbitragem e citou a “Regra Vuaden” como forma peculiar de apitar. Por conta disso, acredita que o responsável por comandar o Choque-Rei é experiente o suficiente para receber algum tipo de recomendação e que tenha mudado de posicionamento nos lances por vontade própria.

Escanteio a favor do São Paulo e o árbitro nem aparece no corte (Foto: Reprodução)

Os especialistas foram unânimes em apontar que a arbitragem foi ruim, que o pênalti para o São Paulo não aconteceu e o árbitro de vídeo não deveria ter chamado Vuaden para analisar o lance e mudar a posição do que havia sido marcado no campo: falta de Calleri por colocar a mão na bola.

Em outra cobrança a favor do São Paulo, Vuaden se posiciona mais longe dos jogadores (Foto: Reprodução)
O que diz a regra sobre o posicionamento do árbitro para lances de escanteio

A reportagem do NP entrou em contato com Wilson Luiz Seneme, chefe da Comissão de Arbitragem, enviou as imagens mostradas acima, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

LEIA MAIS:
Palmeiras emite comunicado após declaração de Seneme
Seneme não vê chance de traçar linha do impedimento após máquina se resetada