Sem selecionáveis, Palmeiras consegue apenas segunda partida sem sofrer gols no Brasileirão

Sem Weverton, Gustavo Gomez e Matías Viña, Verdão é a sétima pior defesa do Campeonato Brasileiro

Inquestionável no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras já soma 19 pontos em nove partidas e briga pela liderança da competição após praticamente um quarto do torneio ser disputado. No último domingo (04), a equipe bateu o Sport, fora de casa, pelo placar de 1 a 0 e embalou o terceiro triunfo seguido.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!

No entanto, em oito dos nove duelos disputados, Abel Ferreira não contou com suas principais peças defensivas, que estão disputando a Copa América. Com a defesa esfacelada sem Weverton (Brasil), Gustavo Gomez (Paraguai) e Matías Viña (Uruguai), o Verdão viu seus números defensivos despencarem e contou com o ataque para manter o rendimento dentro de campo.

Ao longo dos nove duelos do Brasileirão já disputados, o Palmeiras saiu sem ser vazado em apenas dois, nas vitórias diante de Juventude (3-0) e Sport (1-0), na 4ª e 9ª rodada respectivamente. Com a defesa em branco apenas 22% dos jogos, esse número é 40% menor do que na última edição do Campeonato Brasileiro.

Já levando em consideração a temporada 2021, a equipe possuía 50% de aproveitamento defensivo antes do Campeonato Brasileiro e, consequentemente, antes de perder o trio de defensores. Em 22 partidas pelo Estadual e Libertadores, foram 11 ocasiões sem ser vazado.

A fragilidade também é exposta na tabela de melhores defesas da atual edição do Brasileirão. Com dez gols sofridos (1,1 por jogo), a equipe ocupa a 14ª colocação, ou seja, a sétima pior defesa do campeonato. Abaixo do Palmeiras, estão apenas Chapecoense (17), Internacional (14), Bahia (13), América, Juventude e São Paulo (11).

Em contrapartida, a equipe é o terceiro melhor ataque da competição, com 16 tentos marcados. O alto índice de bolas na rede deixa os palestrinos atrás somente de Red Bull Bragantino, com 19, e Bahia, com 17. Atualmente na vice-liderança, o Athletico divide o terceiro lugar no ranking ao lado do Verdão.

A título de comparação, a média de 1,77 gols por jogo no Campeonato Brasileiro de 2021 é maior do que a média da vitoriosa temporada de 2020, na qual o clube somou 1,54 tentos por partida nas campanhas vitoriosas do Campeonato Paulista, Libertadores e Copa do Brasil, além do sétimo lugar no Brasileirão.

Com Gomez e Viña à disposição, o Verdão volta a campo na quarta-feira (7), às 19 horas (de Brasília), contra o Grêmio, no Allianz Parque.

LEIA MAIS