Técnico, formação e saídas: tudo o que mudou desde o último Palmeiras e Flamengo

Equipes chegam em momentos distintos do que no último encontro no Maracanã, em maio

Na cola do Atlético Mineiro, líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta a campo diante do Flamengo no próximo domingo (12), às 16h, no Allianz Parque, pela 20ª rodada do Brasileirão. A partida marca o encontro entre dois dos postulantes ao título do Brasileirão e que são protagonistas do futebol brasileiro nos últimos anos.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Desde a última vez na qual as equipes duelaram, em junho, tanto Palmeiras quanto Flamengo passaram por mudanças drásticas. Na ocasião, os cariocas levaram a melhor e venceram por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Pedro, em confronto válido pela primeira rodada do certame nacional.

Vindo de derrotas nas finais da Supercopa do Brasil, diante do próprio Flamengo, da Recopa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia e Campeonato Paulista, versus o São Paulo, Abel Ferreira encarava sua primeira turbulência no comando do clube palestrino.

Enquanto isso, Rogério Ceni era quem dirigia o clube carioca. O ex-goleiro ficou na beira do campo pelo Rubro-Negro até julho, quando deu lugar a Renato Gaúcho, ex-treinador do Grêmio e vice de Abel Ferreira na Copa do Brasil, em março de 2021.

Com três defensores e dois alas, o Verdão foi escalado com dois jogadores que não estão mais no plantel. Na zaga, Alan Empereur, hoje no Cuiabá, e na ala-esquerda Matías Viña, hoje na Roma, da Itália.

Flamengo e Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Com a ideia dos três defensores praticamente abolida e sendo utilizada apenas em momentos pontuais da partida, Abel mudou diversas peças desde a última partida diante do adversário. Gabriel Menino, Felipe Melo e Luiz Adriano, titulares em maio, perderam espaço e buscam retomar a confiança do treinador. Antes absolutos, Luiz passou quase um mês sem entrar em campo, enquanto Felipe vêm entrando apenas durante os 45 minutos finais.

Em contrapartida, Abel ainda não tinha Dudu, ídolo do clube e titular da equipe desde que retornou ao Brasil. Após 10 jogos, o meia-atacante assume novamente o protagonismo e foi o grande destaque na vitória diante do São Paulo, pelas quartas de finais da Libertadores.

Além de Rogério, o Flamengo não conta também com Gerson, negociado com o futebol francês em julho. Em nomes, o camisa 8 foi a única baixa no elenco, que vive uma boa fase após a troca de comando, colecionando goleadas, mas, em contrapartida, com uma dura derrota por 4 a 0 sob o Internacional.

Visando as cabeças do Brasileirão, o Palmeiras soma 35 pontos, quatro atrás do Atlético Mineiro, líder da competição. Com duas pelejas a menos, o Flamengo está na quinta posição, com 31 pontos.

LEIA MAIS:
Título da Copa do Brasil, que selou Tríplice Coroa do Palmeiras, completa seis meses
Júlia Bianchi parabeniza campanha e projeta final do Brasileirão: ‘Jogo mais esperado do ano”
Suspenso pelo Paraguai, Gómez se reapresenta ao Palmeiras na quinta-feira