A única derrota no returno do BR-16: Santos 1 x 0 Palmeiras

Quinze jogos de invencibilidade no Brasileiro. Nem o mais otimista Cuca imaginava tanto. Mesmo quando profetizara lá mesmo na Vila, quando perdeu o Paulista de 2016, que o Palmeiras seria campeão brasileiro no final da temporada. Promessa de campanha. E que campanha!! “Eu estava meio anestesiado naquele dia. Perdemos uma porrada de jogos, eles precisando de estímulo depois da eliminação no Paulista. A gente precisava de algum apoio. Foi o que eu fiz. O peso saiu deles e veio para mim. Não era presunção, era um momento em que precisavam da confiança do treinador. Por isso falei que seríamos campeões brasileiros. Não era para colocar mais pressão sobre o elenco. Era para colocar aquela carga em cima de mim”.

Quando a bola rolou na Vila Belmiro, o Palmeiras tinha como ”acabar” com o Brasileiro, depois do grande clássico e péssimo resultado de empate para Galo e Flamengo, que ficaram em 2 a 2 emocionante. Com 12 segundos, o Porco Louco de Cuca foi a campo, já criando uma chance. Das poucas. Mas pouco mais fez em Santos. Ao final da justa vitória santista, a enorme vantagem na tabela do líder diminuiu. Mas ainda eram cinco pontos para o segundo colocado Flamengo. Saldo que era enorme para ser tirado em cinco rodadas. Só o Palmeiras dos últimos anos parecia que pode perder o campeonato que só o Palmeiras de 2016 parecia que pode ganhar. Afinal foram 15 jogos de invencibilidade, e o 1 as 0 santista foi apenas a primeira derrota no returno.

O Santos não foi melhor no primeiro tempo chocho, mas buscou mais o gol que o líder. E foi melhor no clássico até abrir o placar aos 21 minutos, com Copete, numa bola carambolada em Vítor Hugo depois da saída do estreante Vinicius Silvestre. Ótimo goleiro da base. O “tigrão da mamãe” como é conhecido pelo elenco que tem o mesmo jeito espontâneo e divertido do Marcão. Gol parecido com o primeiro sofrido por Jailson.

O time de Dorival Júnior recuou. Enfim Cuca tentou buscar o jogo que com Fabiano e Allione estava difícil, e parecia impossível com Gabriel Jesus mal. O sistema defensivo alvinegro suportou bem a pouca pressão e luz de um Palmeiras amuado em um clássico que não foi bom. Mas recolocou o Santos numa situação ainda melhor. E colocou o Palmeiras em estado de alerta. Ainda que com a mesma pinta de antes de a bola rolar. Alerta verde para deixar o time ainda mais ligado e focado.