Nesta sexta-feira (23), o Conselho da FIFA escolheu por unanimidade os Estados Unidos como sede do Mundial de Clubes de 2025. O torneio, que contará com a participação do Palmeiras, terá formato inédito com 32 times. O país será também uma das sedes da Copa do Mundo 2026 e o evento no ano anterior será um teste para esta competição.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra
VEJA NO NOSSO PALESTRA
Confira o novo carro restaurado por Abel Ferreira
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, falou sobre a escolha da sede do torneio e chamou o novo Mundial de marco significativo para o futebol.
– A Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 será o auge do futebol profissional masculino de elite e, com a infraestrutura necessária e um grande interesse local, os Estados Unidos são o anfitrião ideal para dar início a este novo torneio global. Com alguns dos principais clubes do mundo já qualificados, torcedores de todos os continentes trarão sua paixão e energia para os Estados Unidos daqui a dois anos para este marco significativo em nossa missão de tornar o futebol verdadeiramente global. – afirmou
A Uefa possui 12 vagas, enquanto a Conmebol tem direito a seis. AFC (Ásia), CAF (África) e Concacaf (América do Norte e Central) participarão com quatro equipes. Para todas essas confederações, portanto, os respectivos campeões continentais entre 2021 e 2024 estão confirmados no Mundial.
Sendo assim, o Palmeiras já está confirmado no Mundial de Clubes em 2025. Isso porque a equipe venceu a Libertadores em 2021 ao bater o Flamengo na decisão por 2 a 1.
As demais vagas europeias e sul-americanas serão definidas por ranking local baseado apenas no período e por critérios ainda indefinidos. A OFC (Oceania) difere por ter apenas uma vaga, que pertencerá ao campeão continental melhor ranqueado.
Assim, os times garantidos no Mundial de 2025 são Palmeiras, Flamengo, Manchester City-ING, Chelsea-ING, Real Madrid-ESP, Monterrey-MÉX, León-MÉX, Seattle Sounders-EUA, Al-Hilal-ARB, Urawa Reds-JPN Al-Ahly-EGI e Wydad Casablanca-MAR, fazendo com que já se saiba 12 de 32 clubes participantes.