Veja quantos técnicos os rivais do Palmeiras tiveram na ‘era Abel Ferreira’

Desde 2020, Corinthians, São Paulo e Santos não dão continuidade no trabalho de seus comandantes e somam 21 treinadores diferentes

Desde a chegada da comissão técnica dos portugueses em novembro de 2020, o Palmeiras viu seus rivais do estado trocarem de técnico como mudam de roupa. Nesses três anos de Abel Ferreira no Maior Campeão do Brasil, Corinthians, São Paulo e Santos tiveram 21 comandantes diferentes nesse recorte de tempo.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Isso afeta diretamente no desempenho das equipes. Em três temporadas à frente do Verdão, Abel faturou nove taças. Nesse período, apenas o São Paulo foi campeão, com o título do Paulistão em 2021 e a Copa do Brasil de 2023. Fora isso, apenas o Palmeiras ergueu taças.

Durante a ‘Era Abel’, o São Paulo foi o que menos trocou o comando e teve quatro treinadores: Fernando Diniz, Hernán Crespo, Rogério Ceni e agora tem Dorival Júnior. A equipe do Morumbi foi campeã estadual com Crespo, em 2021, e nacional com Dorival, em 2023.

Contra Ceni, último técnico antes de Dorival, o português não teve vida fácil. Ele foi o treinador diante do qual Abel somou o retrospecto mais desfavorável no comando do Verdão. Ao todo, foram 12 jogos, quatro vitórias, três empates e cinco derrotas.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Bruno Rodrigues, nova contratação do Palmeiras, conhece estrutura de seu novo clube

O Corinthians teve sete comandantes durante o tempo de Abel no Verdão. Passaram por Itaquera: Mancini, Sylvinho, Vítor Pereira, Fernando Lázaro, Cuca, Luxemburgo e agora Mano Menezes fica à beira do campo nas partidas do rival.

Desde janeiro de 2021, no primeiro Dérbi disputado por Abel Ferreira, foram onze encontros com seis vitórias, quatro empates e somente uma derrota. O aproveitamento é de aproximadamente 67%. Neste período, foram duas goleadas: 4 a 0, no Allianz Parque, e 3 a 0, na Arena Barueri. Soma-se também o triunfo na semifinal do Campeonato Paulista de 2021 por 2 a 0, como visitante.

Já o Santos foi o time que mais trocou de técnico durante a passagem vitoriosa dos portugueses no Verdão. Durante três temporadas foram dez comandantes que passaram pela Baixada Santista: Cuca, Ariel Holan, Fernando Diniz, Fábio Carille, Fabián Bustos, Lisca, Odair Hellmann, Paulo Turra, Diego Aguirre e terminou o ano de 2023 com o interino Marcelo Fernandes. Santos anunciou o retorno de Carille para temporada que vem.

Nos últimos 13 clássicos entre Palmeiras e Santos, o Verdão ficou 12 jogos invictos e só foi perder no segundo turno do Brasileirão 2023. O time que mais mudou de treinador e a equipe que mais perdeu para comissão de Abel Ferreira.

Em 2024 os rivais do Verdão devem se espelhar no modelo que vem funcionando e buscarão dar longevidade aos seus treinadores. Mesmo sofrendo assédio do mundo árabe, Abel Ferreira tende a continuar no Verdão e cumprir seu contrato até o fim do ano que vem.