Vitor Reis, do Palmeiras, é eleito melhor zagueiro Sub-21 da América do Sul

CIES, observatório que faz análises com base em indíces de performance no futebol, elegeu Cria da Academia como destaque entre jogadores da idade na posição

Um dos destaques recentes do Palmeiras, Vitor Reis impressiona com talento e maturidade acima do normal aos 18 anos. Com o sucesso que vem somando no time de Abel Ferreira, o defensor foi eleito pelo observatório do CIES o melhor zagueiro Sub-21 da América do Sul.

VEJA NO NOSSO PALESTRA
Felipe Anderson comenta sequência do Palmeiras no Brasileirão

Na disputa, feita pelo grupo com base no indíce de performance, a Cria da Academia levou a melhor em relação a nomes que atuam no Brasil, como Robert Renan, do Internacional, e Rômulo, do Atlético-MG. Além disso, na lista, ele é o segundo mais jovem, atrás apenas de Iván Román, do Palestino, do Chile, que tem seis meses a menos.

Em seu primeiro ano no profissional, Vitor precisou ser utilizado após sequência de fatores na posição, causados pela negociação de Luan, convocação de Gómez e lesão de Murilo. Mesmo com baixa idade e em período que seria comum viver adaptação, o zagueiro rapidamente tomou o posto de titular para si e encantou Abel Ferreira, passando a frente de Naves, quem tem muito mais tempo no time de cima.

Veja lista completa (Foto: Reprodução/CIES)

Entre os atributos que mais chamaram atenção de Abel, o principal foi o senso de liderança de Vitor Reis, que foi capitão do Verdão no Sub-17 e da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da categoria. Personalidade para encarar os adversários mais velhos dentro das quatro linhas jamais foi um problema.

Centrado, o camisa 44 conta com uma equipe de análise de desempenho e estuda tática nas horas livres de jogos e treinamentos. Além da equipe de analistas do próprio Palmeiras, o scout contratado pelo jogador ajuda na correção de erros dentro das quatro linhas. A atitude fora de campo agradou a comissão e a diretoria palestrina.

Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra

Esta, no entanto, não é a primeira vez que Vitor é indicado para algo do tipo. Em outubro de 2023, foi eleito pelo conceituado jornal britânico “The Guardian” um dos 60 jovens jogadores do mundo com maior potencial. Endrick e Luis Guilherme, na época também do Palmeiras, fizeram parte da lista. Os três foram os únicos brasileiros na lista.

Além da presença de Vitor Reis, o CIES colocou também Agustín Giay, lateral-direito do Palmeiras, entre os dez melhores Sub-21 da América do Sul da posição. Ele ficou em oitavo, enquanto Wesley França, do Flamengo, lidera o ranking.