Willian lista ‘dicionário’ sobre vida no futebol e repete Abel ao mandar recado para torcida do Palmeiras: ‘Desfrutem!’
Atacante escreveu emocionante carta ao The Players' Tribune às vésperas de mais uma final de Libertadores
Referência e exemplo para os mais jovens do elenco do Palmeiras, aos 35 anos, Willian Bigode já não é mais o protagonista da equipe dentro de campo. Com mais de 250 partidas disputadas pelo Verdão, o atacante escreveu uma emocionante carta, publicada na última sexta-feira (26) pelo The Players’ Tribune, falando sobre sua trajetória no futebol, o momento atual, a família, a vida e, claro, sobre o Alviverde.
Willian começa repetindo o treinador Abel Ferreira, mandando recado à torcida do Palmeiras, pedindo para que todos desfrutem da segunda final seguida de Libertadores.
– Tem uma palavra que o nosso treinador, o Abel, sempre diz pra gente: desfrutem. O que o Abel quer é que a gente entenda cada momento nosso no futebol, nos treinos, nas viagens e principalmente nos jogos como instantes únicos que estão construindo as nossas histórias, tijolo por tijolo. Nós somos e seremos esses momentos. Eles são as nossas vidas, por isso precisamos aproveitar, desfrutar como uma bênção – disse o camisa 29.
Conheça o canal do Nosso Palestra no Youtube! Clique aqui.
Siga o Nosso Palestra no Twitter e no Instagram / Ouça o NPCast!
Conheça e comente no Fórum do Nosso Palestra.
Na sequência, o atacante lista uma série de palavras e explica seus significados particulares, como: abraço, equilíbrio, renúncia, valorizar, história, gratidão, futuro e acreditar.
Através das palavras acima, Bigode conta sua história desde a infância, quando teve o amor pelo futebol despertado pelo pai, passando pelo difícil início de carreira ao deixar sua casa ainda muito jovem, falando sobre suas conquistas e o apoio dado pelo Palmeiras e pelos torcedores quando passou pelo momento mais triste de sua vida: a morte do filho Antonio Miguel, com 25 semanas de gestação.
Ao falar sobre equilíbrio, o jogador analisa seu atual momento na carreira e seu papel dentro do elenco do Verdão.
– Futebol precisa de equilíbrio. E os caras equilibrados ajudam tanto quanto os de sangue quente — às vezes até mais. Por exemplo, eu não sou titular no Palmeiras neste momento. Claro que me incomoda ficar no banco. Só eu sei o que passo nesses períodos de jogos decisivos em que estou mais fora do que jogando. É duro. Mas eu entendo que é uma opção tática do treinador e que posso contribuir de outra forma. O ambiente do Palmeiras proporciona isso. Nosso forte é o coletivo.
– Então, quando eu não jogo, acho que contribuo dando uma força para um companheiro mais jovem que também está no banco, fazendo ele ver que ficar bravo ou tomar atitudes ruins pode nos prejudicar. Que, em vez de lamentar, é melhor a gente estar pronto pra entrar, nem que sejam só 5 minutos. Muita coisa acontece no futebol em 5 minutos. Um dicionário inteiro, se bobear – completou.
De contrato renovado com o Palmeiras até 2022, Willian terá seu futuro definido após o dia 15 de dezembro, quando Leila Pereira vai assumir a presidência. O Cruzeiro monitora a situação e deseja o retorno do atacante, que teve passagem vitoriosa pelo clube mineiro entre 2013 e 2016.
Pelo Verdão, Bigode soma 253 jogos e 66 gols, conquistando os títulos do Brasileirão (2018), do Paulistão (2020), da Libertadores (2020) e da Copa do Brasil (2020).
Leia a carta de Willian ao The Players’ Tribune na íntegra
LEIA MAIS
- Dudu fala de emoção em classificação à final e explica estilo de jogo do Palmeiras: ‘É estratégia’
- Final e matrimônio: conheça a história da palmeirense que vai se casar durante a decisão da Libertadores
- Abel Ferreira garante Felipe Melo na final da Libertadores: ‘É importante de todas as formas’